Comissão Nacional dos Diáconos parabeniza os neodiáconos

Comissão Nacional dos Diáconos parabeniza os neodiáconos

Em carta ao arcebispo Dom Moacir Silva, datada de 9 de agosto, o presidente da Comissão Nacional dos Diáconos (CND), Diác. Francisco Salvador Pontes Filho, parabenizou os novos diáconos por ocasião das ordenações diaconais:

Leia a carta na íntegra:


Mensagem da Comissao Nacional dos Diáconos ao Arcebispo da Arquidiocese de Ribeirao Preto


Excelentíssimo e Reverendíssimo

Dom Moacir Silva
M.D. Arcebispo da Arquidiocese de Ribeirão Preto (SP)


 “São precisamente os diáconos o rosto da Igreja na vida quotidiana, de uma comunidade que vive e caminha entre as pessoas, e onde não é grande quem manda, mas quem serve”. Papa Francisco


Graça e Paz!

Estimado Dom Moacir Silva, a Comissão Nacional dos Diáconos se une ao senhor , ao Clero e ao Povo de Deus da Arquidiocese de Ribeirão Preto para elevar a nossa prece de louvor e gratidão ao Cristo-Servo e Bom Pastor, por ocasião da ordenação de novos diáconos permanentes na Festa de São Lourenço, diácono e mártir, nosso patrono, quando celebramos com alegria o Dia do Diácono.

“Para poderem cuidar das pessoas nas suas necessidades, os Apóstolos escolheram alguns “diáconos”, isto é, servidores, Os diáconos manifestam, portanto, de modo particular o mandamento de Jesus: imitar a Deus no serviço aos outros, imitar a Deus, que nos amou ao ponto de servir-nos. Este modo de agir de Deus, com paciência, benevolência, compaixão e disponibilidade para nos fazer melhores, deve ser o modo de agir dos ministros de Cristo: os bispos como sucessores dos Apóstolos, os sacerdotes, seus colaboradores, e os diáconos, no “serviço à mesa” Papa Francisco. (Audiência com o Centro Internacional do Diaconato 06/06/16).

Rogamos ao Senhor da messe e pastor do rebanho que os diáconos permanentes da Arquidiocese de Ribeirão Preto, sejam verdadeiramente um sinal da presença do Cristo Servo e humilde no meio do Povo de Deus e especialmente junto aos mais pobres e excluídos, e que animados pelo apelo constante do Papa Francisco, dos nossos bispos e presbíteros, sejam discípulos missionários numa Igreja em saída, presente e próxima em cada periferia existencial e geográfica nos rincões desta diocese.

Parabenizamos aos novos diáconos, ao clero e as suas famílias pelo sim generoso para o serviço do Evangelho. Que São Lourenço, diácono e mártir interceda por nós em nossa vida e missão.

Em união e prece,

Fraternalmente,

Manaus, 09 de agosto de 2019


Diác. Francisco Salvador Pontes Filho
Presidente da Comissão Nacional dos Diáconos