Arquidiocese de Ribeirão Preto inaugura Comunidade Eclesial Missionária

Arquidiocese de Ribeirão Preto inaugura Comunidade Eclesial Missionária

Um dos maiores bairros planejados do Brasil fica na zona norte de Ribeirão Preto (SP) e conta com 6.991 moradias e 761 lotes de comércios e serviços. O empreendimento Vida Nova Ribeirão (Jardim Cristo Redentor) teve a última etapa entregue em julho deste ano e têm uma população estimada em 30 mil moradores. O bairro foi construído no entorno da Rodovia Alexandre Balbo – Anel Viário Contorno Norte, Km 332,5, antiga área da Usina Galo Bravo, uma região da cidade em expansão e que ainda receberá outros empreendimentos habitacionais e retrata fortemente a vida na cultura urbana.

No domingo, 20 de outubro, Dia Mundial das Missões, o arcebispo Dom Moacir Silva presidiu a Missa campal de inauguração da “Comunidade Eclesial Missionária”, no Bairro Vida Nova Ribeirão, às 16 horas, com a presença numerosa de padres, diáconos, seminaristas, autoridades, e grande número de fiéis. O cuidado pastoral desta comunidade eclesial missionária estará sob a responsabilidade do padre Gabriel Balan Leme e do diácono transitório Luís Felipe Rodrigues da Silva, e está em sintonia com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2019-2023), Documento 109 da CNBB, que motiva a evangelização a partir da imagem da casa, da igreja em saída, em estado permanente de missão, e propõe a criação de comunidades eclesiais missionárias. A criação da comunidade marca o gesto concreto arquidiocesano do Mês Extraordinário Missionário (MME). A missa de inauguração da comunidade mobilizou diversas paróquias próximas e de outros bairros que se organizaram em mutirão para a montagem do espaço com o empréstimo de cadeiras, tenda, objetos litúrgicos, som, equipes de música e infraestrutura.   

O arcebispo Dom Moacir Silva, na introdução da homilia, ressaltou a importância da criação da comunidade eclesial missionária. “Hoje é um dia histórico para nossa Igreja Particular de Ribeirão Preto em comunhão com a Igreja presente no mundo inteiro neste Dia Mundial das Missões. A criação e inauguração desta comunidade eclesial missionária é um marco que fica para nossa arquidiocese do Mês Missionário Extraordinário convocado pelo Papa Francisco e que estamos vivendo nestes dias. Não temos ainda a casa da Igreja, mas temos a Igreja viva aqui, temos a Igreja nas casas, recordando bem as comunidades primitivas, estando muito atento ao que as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2019-2023), a Igreja nas casas é o que acontece e vai continuar acontecendo aqui e vai se desenvolver a partir de hoje ainda mais para construir a Igreja nas casas até que lá mais adiante a gente possa ter a casa da Igreja”, disse o arcebispo.

Comunidade Eclesial Missionária: A criação da Comunidade Eclesial Missionária – Vida Nova Ribeirão, zona norte, da cidade de Ribeirão Preto, foi aprovada na reunião do Conselho Presbiteral, em 3 de setembro, e comunicada ao clero na Reunião Geral do Clero, nos dias 18 e 19 de setembro. Em sintonia com o Mês Missionário Extraordinário (MME) assumimos com ardor e testemunho missionário o lema: “Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo”.