Basílica Menor acolheu a celebração do Dia dos Recepcionistas Secretários

Basílica Menor acolheu a celebração do Dia dos Recepcionistas Secretários (as) Paroquiais

As atividades celebrativas do Dia dos Recepcionistas Secretários (as) Paroquiais da Arquidiocese de Ribeirão Preto ocorreram na Paróquia Basílica Menor Santo Antônio de Pádua, nos Campos Elíseos, em Ribeirão Preto, na segunda-feira, 30 de setembro, na festividade de São Jerônimo, patrono dos secretários (as). O evento começou com a celebração eucarística presidida pelo arcebispo Dom Moacir Silva, e depois o almoço festivo de confraternização.

Na homilia, o arcebispo Dom Moacir, agradeceu e enalteceu a importância do trabalho dos recepcionistas secretários (as) paroquiais como missão e serviço essencial para o bom desempenho da vida pastoral das paróquias. “A minha primeira palavra é de gratidão a cada um de vocês pelo que vocês são e significam para as nossas comunidades paroquiais e nossa comunidade arquidiocesana. Para muita gente vocês apresentam o primeiro rosto das comunidades paroquiais para as pessoas que lá aparecem. Também vocês apresentam o que é o padre, a postura do padre, e também a postura do bispo. Muitas pessoas vão conhecer a comunidade, a igreja, os padres, os diáconos, o bispo, através de vocês. Daí a grande responsabilidade eclesial que vocês têm e a importância que vocês têm para a Igreja. Por isso, a minha palavra é de gratidão e de votos que continuem firmes nesta missão gastando a vida, servindo as pessoas e as comunidades, encaminhando as pessoas para o encontro com Deus. Vocês são passagem para que as pessoas possam se encontrar com o Senhor. Daí o grande serviço quer vocês realizam em nossas paróquias”, falou o arcebispo.

No ofertório, como gesto concreto, os recepcionistas secretários (as) paroquiais ofertaram produtos de higiene infantil e adulta a serem doados as famílias venezuelanas acolhidas pela arquidiocese no “Plano Nacional de Integração Caminhos de Solidariedade: Brasil & Venezuela”, promovido pela Cáritas da diocese de Roraima (RR).

O assessor eclesiástico dos Recepcionistas Secretários(as) Paroquiais, padre Luís Gustavo Tenan Benzi, fez referência a indispensabilidade do acolhimento como princípio básico do serviço da secretaria paroquial. “É com alegria que nos reunimos nesta Basílica Menor, elevada em 13 de junho deste ano, e aqui poder expressar a cada um de vocês recepcionistas secretários (as) paroquiais o agradecimento por aquilo que vocês são, como foi bem dito por Dom Moacir no início da homilia, e nos ajudou a refletir com profundidade a respeito da identidade e missão do serviço de cada um de vocês. Vocês são os grandes responsáveis por apresentar o rosto da Igreja por interméido das nossas secretarias paroquiais. Que vocês assumam esta missão inspirados no Mês Missionário Extraordinário que apresenta a cada um de nós o desafio de sermos missionários”, comentou padre Gustavo.

Homenagem

Uma singela homenagem foi feita a Maria Helena do Carmo, recepcionista secretária paroquial, que exerceu por mais de 30 anos o serviço na paróquia São Paulo Apóstolo, em Ribeirão Preto, e agora se despede do ofício para se aposentar. Na mensagem dirigida a Maria Helena, a comissão agradeceu e reconheceu os longos anos de serviços dedicados a Igreja. “Nesses anos seu principal objetivo foi de aprender bem, de acolher as pessoas, dedicando com carinho e amor. Facilitar a vida das pessoas essa é a sua vocação. Ser ponte e abrir caminhos foram apenas algumas das habilidades que ela realizou com a maestria da perfeição. Sua capacidade de ouvir, enxergar, perceber e ajudar está no centro do serviço da secretaria paroquial. Maria Helena marcou presença pela forma que conseguiu conciliar suas competências profissionais com suas qualidades humanas. Por todos esses anos de dedicação nos grandes e pequenos detalhes fizeram toda a diferença. Por isso queremos te parabenizar e agradecer pela sua fidelidade, pelo exemplo de uma profissional dedicada que amou o que fez. Aceite todo o nosso respeito e reconhecimento. Que Deus recompense a sua dedicação”.