Comunidade do Careiro da Várzea ganha barco para ação missionária

A Ação Missionária Ribeirão Preto / Manaus e Itacoatiara foi abençoada no mês de setembro com uma importante conquista para o projeto: a doação de uma nova lancha adquirida por intermédio de um grupo de colaboradores do projeto. A inauguração da lancha ocorreu no período da visita missionária, do arcebispo Dom Moacir Silva, do coordenador arquidiocesano de pastoral, padre Luis Gustavo Tenan Benzi, e dos padres visitantes: Edgard Sebastião Rosse, Pedro Ricardo Bartolomeu e Luis Augusto Olivo Camargo, que transcorreu entre os dias 09 a 15 de setembro, em Manaus, Careiro da Várzea e Prelazia de Itacoatiara.

Agradecimento e Bênção - A Providência Divina advinda por meio de vocês, há de lhes recompensar em graças e bênçãos. Esta nova lancha, instrumento necessário para a evangelização nestas terras amazônicas, levará Vida, Presença, Evangelho, numa palavra, levará Jesus Eucaristia pelas longínquas águas do Amazonas e Solimões, e nas 79 comunidades da paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Careiro da Várzea. Num momento muito especial e num dia pensado por Deus desde a eternidade, providencialmente, esta nova embarcação será instrumento seguro para levar o evangelho, a vida, vida em plenitude. A embarcação recebeu a bênção, e foi batizada com o nome “Santa Teresinha”, patrona das missões.  

Saúde e Evangelização - No final do mês de agosto acolhemos a presença das doutoras Fabíola Baccega e Cleusa Grola, profissionais da saúde de Sertãozinho, um grande sinal e profunda concretização da vida em plenitude: esta vida no sentido pleno, onde não exista a tão falada dicotomia da alma e do corpo, pois Deus quer e deseja que o homem se salve em plenitude, como Ser todo e todo Ser. Por este meio, se facilitará chegar a cura para a alma, a cura para o corpo. Todos os profissionais da saúde que doam o seu tempo ao projeto missionário, têm tornado a missão e a evangelização uma elevadíssima qualidade de fé, a fé em obras. O testemunho destes profissionais abnegados, de ideais elevados, realiza-se entre nós na máxima convocação da Igreja, que o Espírito Santo, mediante o papa Francisco, nos inspira a sermos: “uma Igreja em saída”.

O testemunho de dedicação e despojamento destes profissionais da saúde que aqui têm vindo em missão, impressiona o que tenho presenciado na entrega, no mergulho profundo da doutora Fabíola na vida destas crianças e mães, na grande maioria, tão vulneráveis que chega a doer na alma; o mergulho na mesma profundidade da doutora Cleusa, na vida destas mulheres tão esquecidas nos seus cuidados, atendendo mulheres de 40 anos que jamais passaram ou foram tocadas por uma ginecologista. Não há palavra ou expressão que possa traduzir estes “milagres da vida”.


Padre Aparecido Donizeti Maciel
Missionário da Arquidiocese na Ação Missionária Ribeirão Preto / Manaus e Itacoatiara