Paróquia São Pedro Apóstolo sediou a semana missionária arquidiocesana

Semana Missionária na paróquia São Pedro Apóstolo

O Conselho Missionário Diocesano (Comidi), o Conselho Missionário do Seminário (Comise) e a Infância e Adolescência Missionária (IAM) realizaram entre os dias 20 a 26 de outubro, a Semana Missionária Arquidiocesana. Nesse ano quem acolheu os trabalhos missionários em sintonia com o Mês Missionário Extraordinário (MME), foi a Paróquia São Pedro Apóstolo, no Ipiranga, em Ribeirão Preto.

No domingo, 20 de outubro, Dia Mundial das Missões, aconteceu a abertura da semana, às 9 horas, com a missa presidida pelo arcebispo Dom Moacir Silva, padres e diáconos, representantes dos conselhos missionários, e grande número de fiéis. Na missa houve a implantação e oficialização do Conselho Missionário Paroquial (Comipa) e a bênção de envio dos missionários da paróquia e da “Comunidade Missionária Discippulos”.  

Homilia - Na homilia, o arcebispo Dom Moacir Silva, falou da importância da semana missionária. “Esta Eucaristia marca a abertura da Semana Missionária Arquidiocesana justamente no dia em que com toda a Igreja celebramos o Dia Mundial das Missões, neste ano dentro do Mês Missionário Extraordinário com o tema: ‘Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo’. Todo ano o papa envia uma mensagem para o Dia Mundial das Missões e a certa altura do texto diz: ‘A celebração deste mês nos ajuda em primeiro lugar, a reencontrar o sentido missionário da nossa adesão de fé a Jesus Cristo, fé recebida como dom gratuito no Batismo. O ato, pelo qual somos feitos filhos de Deus, sempre é eclesial, nunca individual: da comunhão com Deus, Pai e Filho e Espírito Santo, nasce uma vida nova partilhada com muitos outros irmãos e irmãs. E esta vida divina não é um produto para vender – não fazemos proselitismo –, mas uma riqueza para dar, comunicar, anunciar: eis o sentido da missão. Recebemos gratuitamente este dom, e gratuitamente o partilhamos (cf. Mt 10, 8), sem excluir ninguém. Deus quer que todos os homens sejam salvos, chegando ao conhecimento da verdade e à experiência da sua misericórdia por meio da Igreja, sacramento universal da salvação (cf. 1 Tm 2, 4; 3, 15; Conc. Ecum. Vat. II, Const. Dog. Lumen Gentium, 48)’, expressou Dom Moacir.

Instituição do Comipa - Após a homilia houve a instituição e a oficialização do Conselho Missionário Paroquial (Comipa), em rito presidido pelo   arcebispo, e acompanhado pelo Conselho Missionário Diocesano (Comidi). O Comipa tem a responsabilidade de articular, animar, promover e realizar a missão em seus diversos níveis de ação: ad intra, ad extra e ad gentes, assim como as visitas missionárias periódicas nas casas, praças, ruas, escolas, esse compromisso é extensivo a toda a comunidade paroquial.  Os missionários da paróquia e da “Comunidade Missionária Discippulos” foram chamados a ficar defronte o altar para o compromisso, a bênção e o envio missionário, e na sequência o arcebispo entregou a cada discípulo missionário a cruz missionária.

O padre Ilson Vicente Olimpio, assessor do Conselho Missionário Diocesano (Comidi), ressaltou a relevância da semana missionária arquidiocesana. “É com alegria que nós iniciamos aqui na paróquia São Pedro Apóstolo a Semana Missionária. A semana começou com a missa presidida pelo arcebispo e a instituição do Conselho Missionário Paroquial para que ele possa assessorar o trabalho missionário aqui nesta comunidade paroquial. A missionariedade deve fazer-se sempre presente na vida de todo batizado e é fundamental que nós sejamos partilha onde quer que estejamos com o nosso testemunho. Que seja uma semana frutuosa e abençoada e tudo concorra para a glória de Deus”, frisou padre Ilson.

O pároco da paróquia São Pedro Apóstolo, padre Leandro Carlos dos Santos Pupin, agradeceu a oportunidade da realização da semana missionária na comunidade paroquial. “Em nome dos paroquianos da paróquia São Pedro agradeço a oportunidade de sediarmos a abertura da semana missionária arquidiocesana. A presença do arcebispo, dos missionários que irão realizar a missão, e de toda a comunidade celebrante, isto é ótimo, um excelente início de missão, e como disse nosso arcebispo, a missão começa na oração, e começamos bem, e agora queremos nos empenhar nesse mandato missionário nessa semana em especial e com o Comipa aqui instalado e com aquilo mais que podemos desenvolver”, falou padre Leandro.