Santuário sediou o 1º Encontro Arquidiocesano do Terço dos Homens

O Santuário de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa (Sete Capelas), no Alto do São Bento, em Ribeirão Preto, sediou o “1º Encontro Arquidiocesano do Terço dos Homens”, no dia 13 de outubro, das 8h às 12h, e reuniu ao menos 600 participantes. A programação incluiu a reza do terço, reflexões marianas, e o encerramento com a missa presidida pelo arcebispo Dom Moacir Silva. Como gesto concreto de solidariedade, os participantes ofertaram alimentos não perecíveis, que foram doados a Comunidade Missionária Divina Misericórdia (CMDM).

Um dos organizadores do evento, Fabrízio Magalhães Leite, comentou a respeito do objetivo do encontro. “O objetivo  deste encontro é divulgar o terço dos homens na arquidiocese. Fizemos um levantamento e existe 68 grupos paroquiais do Terço dos Homens. A proposta é unir forças para o crescimento do terço na arquidiocese, pois temos muitos testemunhos de pessoas que se encontraram através da reza do terço e voltaram para a Igreja, que melhoraram a convivência em casa, no trabalho, então é uma forma de oração e evangelização. O que nós queremos é o crescimento e a unidade desse movimento nas paróquias para o fortalecimento da Igreja”, comentou Fabrízio. 

O participante e animador do encontro, Márcio Rezende, falou sobre como o hábito da reza do terço traz mudanças significativas na vida dos homens. “A importância deste encontro é fazer com que os irmãos se aproximem por parte do terço, e o nosso terço aqui é bastante dinâmico com louvor, músicas, pois o homem geralmente não gosta da monotonia. A nossa intenção é reunir os homens através do terço e assim levá-los a se se aproximarem da Igreja, e eles se aproximando da Igreja a vida deles se torna mais fácil, porque uma pessoa que vive em oração se aproxima de Deus, e quando se aproxima de Deus você consegue acalmar a tua vida, o seu dia a dia, pela presença de Deus”, afirmou Márcio.

O arcebispo Dom Moacir Silva presidiu a missa de encerramento do encontro e manifestou o desejo da continuidade dos encontros para o crescimento e proximidade dos grupos das diversas paróquias. “Que bom estarmos reunidos neste primeiro encontro arquidiocesano do Terço dos Homens. Se foi intitulado primeiro é porque se tem a intenção de ter outros e assim começarmos uma tradição deste encontro para se reforçar a unidade entre os diversos grupos das diversas paróquias nesse testemunho bonito de se reunir para rezar o terço de Nossa Senhora. Para se encontrar com Maria naquela certeza de que ela nos conduz sempre a Jesus. Com Maria contemplar os mistérios de Cristo e assim crescer melhor no seguimento Dele como seu discípulo missionário. Continuem firmes, sejam este testemunho nas suas respectivas comunidades e esse testemunho vai atrair mais pessoas para rezar com Maria, contemplar com Maria os mistérios de Jesus, e com ela a mais perfeita discípula, tornar-se melhor discípulo missionário de Jesus”, frisou o arcebispo.   

Terço dos Homens - A missão do Terço dos Homens é resgatar, para o seio da Igreja de Cristo, homens de todas as idades, pois a presença masculina na Igreja é imprescindível para a formação da família e da sociedade cristã. O Terço dos Homens é um exemplo de fé e devoção. A oração do terço, além de nos conduzir para a oração, leva-nos a meditar sobre os principais mistérios da redenção que Cristo nos oferece. Com a meditação do mistério redentor, também lembramos Maria de Nazaré, que assumiu a maternidade divina fazendo a vontade de Deus, dando-nos o Salvador. Este foi o jeito que o Pai escolheu para nos dar seu único Filho. (Texto: Portal A12)