Jornada filosófica no CEARP

O Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto (Cearp), por intermédio do “Instituto de Filosofia Dom Felício”, em Brodowski, promoveu nos dias 16 a 18 de outubro, a Jornada Filosófica 2019, com o tema: “Edith Einstein: pessoa e ação”. A jornada filosófica refletiu os vários aspectos da vida da filósofa judia Edith Stein especificamente na área da fenomenologia. A jornada contou com a presença de professores, alunos e leigos que se reuniram no Auditório do Cearp.

No primeiro dia das reflexões, a abertura foi feita pelo arcebispo metropolitano Dom Moacir Silva, que presidiu a oração inicial e trouxe algumas palavras a respeito de aspectos da antropologia da filósofa, em seguida o padre Marcos Candido, doutor em filosofia, fez uma explanação sobre estudos na mesma área do pensamento fenomenológico sobre o tema “pessoa e ação”. Em seguida ocorreu a conferência “Estrutura da pessoa humana” com a professora Dra. Clélia Peretti (PPGT/PUCPR). No segundo dia da semana, a conferência foi do professor Dr. Carlos Renato Moiteiro (Filosofia/PUCPR) que abordou o tema: “Fenomenologia e experiência elementar em Ser finito e eterno”. E, no terceiro e último dia da semana, a conferência do professor Dr. Bortolo Valle (PPGR/PUCPR), que tratou do tema: “A fragmentação da pessoa”.

A jornada contou ainda com algumas comunicações de trabalhos de pesquisa dos alunos do “Instituto de Filosofia dom Felício”.

Foram três dias de reflexão muito profundos onde os participantes puderam compreender como a atualidade do pensamento da filósofa Edith Stein e entender o seu processo de conversão ao catolicismo, a vida religiosa, e a sua morte em um campo de concentração como um testemunho de vida e doação.

Colaboração: Seminarista Alcides Pizeta