Criada a ACECARP

Em assembleia no dia 09 de novembro, no Salão Dom Alberto, em Ribeirão Preto, foi criada a Associação Cultural e Educacional Cônego Arnaldo Álvaro Padovani (ACECARP), que tem como mantenedora a Arquidiocese de Ribeirão Preto, formada por membros da Arquidiocese de Ribeirão Preto, e constituída canonicamente pelo Arcebispo Metropolitano de Ribeirão Preto, e com sede na Avenida Papa João XXIII, 302, Jardim Maria Imaculada, em Brodowski. Com o objetivo de constituir a associação, aprovar o Estatuto Social, eleger a Diretoria Executiva e o Conselho para Assuntos Econômicos e Fiscais (CAEF), a assembleia reuniu aproximadamente 35 participantes, e começou após as convocações gerais, e foi aberta pelo arcebispo Dom Moacir Silva, e coordenada pelo padre Círio Alessandro Jacinto, primeiro com a exposição dos itens do Estatuto Social, e na sequência a aprovação do mesmo. Na continuidade ocorreu a apresentação da única chapa inscrita, que foi eleita por aclamação. A composição da Administração Social da ACECARP tem os seguintes órgãos:

Conselho Executivo da Mantenedora
(órgão de supervisão e deliberação)
Dom Moacir Silva – Arcebispo Metropolitano
Pe. Círio Alessandro Jacinto – Diretor Presidente da Diretoria Executiva
Pe. Ângelo Donizeti Crivelaro - Membro do Colégio de Consultores (indicado pelo arcebispo)

Diretoria Executiva
Diretor Presidente: Pe. Círio Alessandro Jacinto
Diretor Vice-Presidente: Pe. Samuel Matias
Diretor Administrativo e Financeiro: Pe. Pedro Luis Schiavinato

Conselho para Assuntos Econômicos e Fiscais (CAEF)
Diác. William Peterson de Andrade
Antônio Pereira Brondi
Miriam Bassi de Oliveira
Suplentes: Fernando Alves Pontes, Pe. Antônio Élcio de Souza e Pe. Neuber Johnny Teixeira
 
A associação, de acordo com o Estatuto Social, “é uma entidade de natureza religiosa, educacional, cultural e de assistência social, tem como finalidade desenvolver os processos formadores da pessoa humana, por meio das suas unidades de ensino, prioritariamente, da pesquisa, de investigação científica e da extensão religiosa, educacional, cultural, bem como da promoção social, com vistas ao seu preparo para o exercício da cidadania, da prática social e da sua qualificação para o trabalho, no âmbito da educação superior”. A associação destina-se a oferecer formação aos presbíteros, diáconos permanentes, agentes de pastoral, leigos e outros profissionais em nível superior, além de possibilitar atividades de pesquisa filosófica, teológica e científica. A ACECARP no início de suas atividades está responsável pelo gerenciamento do Instituto de Teologia Dom Miele (Faculdade de Teologia), Escola Diaconal Arquidiocesana São Lourenço e Curso de Teologia para Leigos da Arquidiocese de Ribeirão Preto.

O padre Círio Alessandro Jacinto, presidente da Diretoria Executiva, ressaltou a importância da criação da associação. “Uma Associação Cultural e Educacional a serviço da Arquidiocese poderá otimizar a ação evangelizadora e também a formação da pessoa humana integral. Nossa Arquidiocese é muito rica em sua diversidade cultural e certamente já realiza tantas ações formativas. Agora, através da ACECARP, pretendemos ampliar as ações deste tipo, realizar mais parcerias e, de fato, contribuir para que o atual presbitério e os futuros presbíteros, os diáconos permanentes, os religiosos e leigos tenham sempre uma ampla e sólida formação, pois, temos a ‘pessoa humana’ como o grande valor e o principal dom de Deus!”, destacou padre Círio.