47ª Assembleia Nacional do Movimento de Cursilhos de Cristandade

Nos dias 17 a 20 de outubro, no Centro de Formação Sagrada Família, no Ipiranga, em São Paulo, foi realizado a 47ª Assembleia Nacional do Movimento de Cursilhos de Cristandade (AN-MCC). O evento sob coordenação do Grupo Executivo Nacional (GEN) contou com a presença de representantes dos Grupos Executivos Regionais (GER) de todo o Brasil. O GER Sul 1 Ribeirão Preto, sediado desde janeiro de 2019 na Arquidiocese de Ribeirão Preto, foi representado por seu coordenador Antônio Carlos Calegari Gardilari; pelo Vice-coordenador Sebastião Luiz da Silva Junior (Juninho); pelo 1º Secretário, Joaquim Lauro Sando; pela representante jovem regional Daiana Cristina Buzzo; e pelo Assessor Eclesiástico Regional, padre Wagner Luis Gomes.

A AN-MCC teve como tema: “MCC: caminho de santificação” e o lema “Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso” (Lc 6,36). Além da harmonia e comunhão entre os diversos Grupos Executivos Regionais presentes a AN-MCC alcançou o objetivo de avaliar a caminhada do MCC no Brasil em 2019, discutir e eleger propostas de atuação para o ano de 2020 à luz do Evangelho e dos documentos da Igreja, ficando definido que a dimensão a ser desenvolvida no próximo ano será o “Profetismo”, inspirado nas palavras do Papa Francisco: “Um verdadeiro profeta é aquele que é capaz de chorar por seu povo e também de dizer as coisas fortes quando for necessário. Não é morno, é sempre assim, direto”.

Um dos momentos marcantes da AN-MCC, o mais emocionante, foi a comemoração do Jubileu de Ouro pelos 50 anos de sacerdócio do padre Francisco Luiz Bianchin (Padre Xiko), ex-Assessor Eclesiástico Nacional e atual integrante do Grupo de Apoio (GA) do MCC . Os cursilhistas presentes na AN-MCC tiveram a oportunidade de agradecer a Deus pelo incansável serviço do Padre Xiko em prol da evangelização e relembrar a sua trajetória por todos os cantos de nosso país anunciando a Boa Nova de Cristo e atuando na expansão do MCC. Como parte das  comemorações e homenagem do MCC  ao  padre  Xico  ocorreu o lançamento do livro “Peregrino Dom” (https://loja.cursilho.org.br).

Com o encerramento da AN-MCC os cursilhistas retornaram aos seus lares renovados na fidelidade para assumir a missão profética, através da graça recebida no Batismo, e comprometidos em denunciar e demonstrar com seu testemunho as injustiças e mazelas deste mundo pós-moderno, levando a Palavra a todos os ambientes.


Joaquim Lauro Sando
1º Secretário do Grupo Executivo Regional
GER Sul 1 Ribeirão Preto

(16) 3636-0769 /  3325-6443
E-mail: gersul1ribeiraopreto@gmail.com