Moção de apoio ao Padre Pedro Ricardo Bartolomeu

MOÇÃO DE APOIO AO PADRE PEDRO RICARDO BARTOLOMEU

O Conselho Pastoral Paroquial do Santuário do Senhor Bom Jesus da Cana Verde, no uso de suas prerrogativas estatutárias e legais, por unanimidade, vem a público apresentar MOÇÃO DE APOIO ao reitor Pe. Pedro Ricardo Bartolomeu, em razão da exposição indevida, abusiva e não autorizada de supostas imagens e textos atribuídos ao referido clérigo.

Informa também que todas as medidas legais cabíveis já foram tomadas em favor da busca da verdade, da justiça e, sobretudo, quanto à apuração da responsabilidade civil e criminal, sobre as ilicitudes cometidas quanto ao presente caso, inclusive com perícia, coleta e rastreamento de dados, sobre tais crimes cibernéticos. Por motivos de sigilo e prudência processual, a investigação seguirá assertivamente sem citar nomes, suspeitos ou sequer motivações políticas ou pessoais. Não houve e não há qualquer hipótese de prática de pedofilia ou qualquer crime a isto relacionado.

Nosso reitor Pe. Pedro, cioso de seu trabalho comunitário e das obrigações sacerdotais, foi diretamente responsável, em conjunto com o trabalho de toda esta comunidade, pela elevação da Igreja Matriz de Batatais à Santuário, motivo de peregrinação, ordem e respeito por todos que passam pelo templo, independentemente de religião ou credo. Recentemente, teve renovado a sua provisão como pároco e reitor deste Santuário.

Reconhecido por sua intelectualidade, fidúcia e honestidade, como guardião desta paróquia, Pe. Pedro zelou, acompanhou e referendou todos os trabalhos de restauro do maior acervo sacro do modernista Cândido Torquato Portinari, motivo de júbilo e orgulho nacional. Neste contexto, além do acervo, toda a edificação, além da Praça Cônego Joaquim Alves, foi tombada pelos órgãos de proteção ao patrimônio histórico, artístico e cultural, garantindo aos munícipes e fieis a preservação e manutenção deste renomado acervo em Batatais.

Por fim, novamente lastimamos a exposição maléfica e perniciosa à personalidade ilibada deste dedicado e íntegro sacerdote, de modo a deturpar os valores morais e os bons costumes, em detrimento da pacificação social e espiritual, tão carente nos dias atuais. Assim, repudiamos veementemente toda e qualquer tentativa incabível de macular, violar e tisnar os verdadeiros princípios e valores - não somente cristãos - mas certamente universais, condignos e, sobretudo, humanos.

Fraternalmente.
 

Conselho Pastoral Paroquial do
Santuário do Senhor Bom Jesus da Cana Verde em Batatais.