Arcebispo escreve Carta Pastoral “Sede de Espiritualidade”

Arcebispo escreve Carta Pastoral “Sede de Espiritualidade”

O Arcebispo Dom Moacir Silva, escreveu à Arquidiocese de Ribeirão Preto, uma Carta Pastoral, datada na Memória de São Cirilo, monge, e São Metódio, bispo, 15 de fevereiro de 2020. Intitulada “Carta Pastoral ´Sede de Espiritualidade’”, a Carta é endereçada aos fiéis da Arquidiocese de Ribeirão Preto e tem o objetivo de implementar em nossa Igreja Particular de Ribeirão Preto um Centro de Espiritualidade.

A motivação para a publicação da Carta nasceu do apelo das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE 2019-2023) que aponta a cultura urbana como grande desafio para missão e desperta a atenção para reconhecermos a presença de Deus na cidade. E, também, a reflexão proveniente da 41ª Assembleia das Igreja Particulares do Estado de São Paulo, em outubro de 2019, que em uma das conferências lembrou que na sociedade urbana as maiores sedes da humanidade são: ‘Sede de espiritualidade (busca-se Deus), sede de comunhão e sede de vida’. Tudo isso exige encontrar e disponibilizar aos fiéis oportunidade para viver a espiritualidade.

A resposta a “Sede de espiritualidade, comunhão e vida” surgiu no convite feito aos Monges Beneditinos da Paróquia Basílica Menor Santo Antônio de Pádua que prontamente atenderam ao convite e oferecerão, de março a dezembro deste ano, as “Manhãs de Espiritualidade”: “A Comunidade Monástica acolheu de imediato a proposta e já elaborou um programa de “Manhãs de Espiritualidade no Mosteiro”.

O Arcebispo encerra a Carta Pastoral com um apelo: “Exorto os padres e diáconos a divulgarem esta iniciativa, em vista do bem comum espiritual dos fiéis confiados aos nossos cuidados pastorais”.

Acesse na íntegra a Carta Pastoral

Acesse a programação das Manhãs de Espiritualidade no Mosteiro