Paróquias da arquidiocese acolhem novos párocos

Três paróquias da Arquidiocese de Ribeirão Preto acolheram novos párocos no mês de fevereiro. O arcebispo metropolitano Dom Moacir Silva presidiu as celebrações com o rito de posse canônica empossando os párocos em paróquias da cidade de Ribeirão Preto e Santa Cruz da Esperança. A primeira posse ocorreu em 1º de fevereiro, na paróquia São Camilo de Léllis, em Ribeirão Preto, onde o padre Carlos Eduardo Tibério foi empossado pároco, em substituição ao padre José Aparecido Borini, que exerceu o ofício de pároco no período de 21 de janeiro de 2018 até 31 de janeiro de 2020, e deixa a função por motivo de aposentadoria. No dia 05 de fevereiro, foi empossado como novo pároco da paróquia Santa Cruz, em Santa Cruz da Esperança, o padre Neuber Johnny Teixeira, que substituiu o pároco anterior, padre Leandro Donizete Ramos, transferido para a função de Administrador Paroquial da paróquia Santa Luzia, em Sertãozinho. E, no dia 12 de fevereiro, tomou posse como pároco da paróquia Nossa Senhora de Lourdes, o padre Fernando Venturim Franco, em substituição ao padre Luís Fernando Carnielli Gataroso, que assumiu o serviço missionário na Ação Missionária Ribeirão Preto / Manaus e Itacoatiara.
 

Rito de Posse – Nas celebrações com o rito de posse canônica, sempre após a saudação inicial, o arcebispo dom Moacir Silva, solicita a leitura do decreto de nomeação, e em seguida, o novo pároco faz a profissão de fé diante do arcebispo e da comunidade paroquial, e na continuidade segue-se a Liturgia da Palavra. Na aclamação do Evangelho o novo pároco recebe das mãos do arcebispo o Evangeliário e proclama o Evangelho, recordando que uma das funções do pároco é o anúncio da Palavra. Depois da homilia, acontece a renovação das promessas sacerdotais e o arcebispo entrega ao novo pároco as chaves do sacrário e ambos se dirigem à Capela do Santíssimo Sacramento para um breve momento de oração. Na sequência, o novo pároco presta o juramento de fidelidade e o arcebispo o declara empossado.
 

Homilia - O arcebispo Dom Moacir Silva na homilia das celebrações de posse de párocos, após refletir a Liturgia da Palavra, sublinha alguns pontos referentes a missão do pároco, especificamente as atribuições de ensinar, governar e santificar o Povo de Deus; e deixa aos paroquianos o compromisso de zelar pela amizade sincera, disponibilidade para auxiliar na missão e a oração diária pelo pároco.
 

São Camillo de Léllis: O padre Carlos Eduardo Tibério, 46 anos, assumiu o ofício de pároco da paróquia São Camilo de Léllis, no Jardim Bela Vista, em Ribeirão Preto, e suas comunidades Santos Reis e São Brás, após ser transferido da paróquia São Pedro e São Martinho, em Guatapará, e Comunidade Sagrada Família (Mombuca), onde exerceu o ofício de pároco no período de 17 de março de 2015 até 31 de janeiro de 2020. O padre Carlos ao proferir mensagem a nova comunidade paroquial manifestou o desejo de assumir este novo desafio comprometido com o crescimento da evangelização: “Deus tem me proporcionado alegrias e bênçãos nestes quase oito anos de ministério sacerdotal,  e Seus sinais tem sido visíveis em minha vida, e procuro tomar posse dessas oportunidades que Ele a mim tem concedido. Falo da graça de ter conhecido pessoas maravilhosas permitindo trabalhar com cada uma delas nestes tempos que se passaram, e de tão belas relações de amizade que formamos então famílias. Hoje agradeço imensamente o arcebispo Dom Moacir Silva que me confiou mais um povo, uma comunidade, um pastoreio, um grande desafio, e este mesmo Espírito Santo que agiu no senhor (Dom Moacir), peço que aja em mim para conduzir a paróquia São Camilo de Léllis e comunidades São Brás e Santos Reis, com fervor missionário, dedicação e amor”, expressou padre Carlos.

Guatapará: Com a transferência do padre Carlos Eduardo Tibério da paróquia São Pedro e São Martinho, em Guatapará, o arcebispo Dom Moacir Silva, nomeou o padre Luiz Roberto Marquezi Ferro como Administrador Paroquial da paróquia de Guatapará, com início do ministério em 08 de fevereiro, dando assistência à paróquia aos finais de semana.
 

Santa Cruz da Esperança e Jurucê: O padre Neuber Johnny Teixeira, 40 anos, exerceu o ofício de pároco na paróquia São Pedro Apóstolo, em Jurucê, no período de 18 de agosto de 2018 até 04 de fevereiro de 2020. Assumiu a nova missão como pároco da paróquia Santa Cruz, em Santa Cruz da Esperança, no dia 05 de fevereiro, além de continuar colaborando na formação dos seminaristas, no Seminário Maria Imaculada, em Brodowski. A paróquia São Pedro Apóstolo, em Jurucê, passará a contar com a assistência provisória aos finais de semana do padre Antônio Élcio de Souza.  A leiga Priscilla Pereira, em nome da comunidade paroquial de Santa Cruz da Esperança, antes dos ritos finais, pronunciou os agradecimentos ao novo pároco: “É com alegria que acolhemos o padre Neuber como nosso novo pároco. A paróquia Santa Cruz está em festa pela posse do nosso novo pároco que em comunhão com nosso arcebispo Dom Moacir servirá o povo de Deus que se reúne ao redor do altar para celebrar sua fé. Padre Neuber, o padroeiro dos padres São João Maria Vianney, costumava dizer: ‘O sacerdócio é o amor do coração de Jesus’ e dizia também: ‘Depois de Deus, o sacerdote é tudo!’ É nessa intenção que gostaria de me dirigir ao senhor, e agradecer em nome de toda a paróquia, pastorais, comunidades, movimentos e serviços, pela coragem de assumir a partir desta data com este amor, que brota do coração de Jesus, a missão de pastorear esta porção do rebanho de Deus, de viver para a comunidade e de se colocar a serviço do seu rebanho. Sem dúvida nossa comunidade é madura e estruturada, não obstante possui ainda vários desafios a serem superados, obstáculos a serem vencidos e batalhas a serem conquistadas (...) Seja bem-vindo e acolhido em nossa paróquia”.  
 

Nossa Senhora de Lourdes: Desde a ordenação presbiteral, em 18 de março 2017, até o dia 11 de fevereiro de 2020, o padre Fernando Venturin Franco, 32 anos, exerceu o ofício de vigário paroquial na paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Sertãozinho. Assumiu agora o ofício de pároco da paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Ribeirão Preto, animado pela missão de evangelizar e sendo acolhido pela comunidade paroquial em mensagem publicada na fanpage paroquial (facebook): “É com o coração transbordando de alegria, que a paróquia Nossa Senhora de Lourdes acolheu seu novo pároco. Agradecemos imensamente ao nosso arcebispo Dom Moacir Silva, padres, seminaristas, familiares e amigos, que participaram da missa de posse. Seja muito bem-vindo, queremos que se sinta abraçado por toda a comunidade paroquial, que possamos construir juntos uma amizade, nesta caminhada de povo de Deus”.