Nota Oficial: Orientações para combate ao Coronavírus

A todos os homens e mulheres de boa vontade da Arquidiocese de Ribeirão Preto

Estamos acompanhando o agravamento da situação do Coronavírus, no Brasil e no Estado de São Paulo. Precisamos seguir as orientações das autoridades sanitárias, como bem recordou ontem a CNBB.

Reiteramos a aplicação do nosso Decreto de 27 de fevereiro de 2020: sejam omitidos o abraço da paz bem como o costume de rezar o Pai Nosso de mãos dadas; a Sagrada Comunhão seja distribuída aos fiéis somente sob a espécie do pão e na mão.

As igrejas devem permanecer abertas, limpas e bem ventiladas, para as celebrações e atividades religiosas. Nas Paróquias onde o número de fiéis seja grande nas celebrações da Santa Missa, enquanto possível, aumente-se o número destas celebrações, para se evitar a grande concentração de pessoas.

Os idosos e fiéis que fazem parte do grupo de risco para desenvolver formas graves da doença, podem acompanhar as celebrações da liturgia em suas casas, através dos meios de comunicação, até que seja superada a pandemia.

Os mutirões de confissões ficam suspensos; porém, os padres deverão reforçar, isto é, aumentar o atendimento das confissões nas paróquias.

As 24 Horas para o Senhor, neste ano, terá início com a Missa de Abertura, e será somente de adoração e de oração; oração, de modo especial, pelo mundo que enfrenta a pandemia do Coronavírus.

Esperamos que essas medidas não nos causem pânico, nem tampouco nos impeçam de viver a nossa Fé, junto de nossas comunidades, casas onde o Evangelho e a Eucaristia nos fortalecem a cada momento.

Ribeirão Preto, 14 de março de 2020.


Dom Moacir Silva
Arcebispo Metropolitano