Casa Dom Luis acolheu última reunião geral do clero de 2017

No dia 17 de novembro de 2017, das 9h às 13h, na Casa Dom Luis, em Brodowski, ocorreu a Reunião Geral do Clero, presidida pelo arcebispo metropolitano de Ribeirão Preto, Dom Moacir Silva.

A reunião iniciou-se com a oração na capela, na qual os presbíteros e diáconos – já sintonizados ao espírito do “Ano Nacional do Laicato”, e em comunhão com os fiéis leigos e leigas da arquidiocese – renovaram suas promessas batismais. Em seguida, na sala de palestras, Dom Moacir acolheu a todos os presentes, e distribuiu ao clero uma agenda personalizada, contendo o calendário pastoral da arquidiocese para o ano de 2018.

Na sequência, sucedeu-se a leitura e aprovação da ata da última reunião em 05 de outubro, e seguiu-se a pauta com os seguintes assuntos:

1º) Formação sobre Pastores e Laicato: Dom Moacir introduziu sua fala argumentando que, uma vez que se estava às portas da abertura do “Ano Nacional do Laicato”, era pertinente a reflexão acerca da missão dos pastores junto aos fiéis leigos. Posteriormente, baseado em trechos da “Instrução: O Presbítero pastor e guia da comunidade paroquial” e do “Documento 105 da CNBB – Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na sociedade”, afirmou, entre outras colocações, que os cristãos leigos e leigas são portadores da graça batismal, participantes do sacerdócio comum, fundado no único sacerdócio de Cristo. E que, nesse sacerdócio, se baseia a fraternidade, a irmandade, a dignidade de todos na Igreja enquanto única família de Deus... Disse ainda, que o sacerdócio batismal concede aos fiéis leigos e leigas direitos e deveres na Igreja; e que a missão salvífica da Igreja no mundo realiza-se não somente pelos ministros ordenados, mas também por todos os fiéis leigos e leigas, que por força de sua condição batismal e da sua vocação específica, participam do múnus sacerdotal, profético e real de Cristo. Terminou sua exposição, exortando ao clero, que ajudasse os fiéis leigos e leigas a viver e celebrar bem o “Ano Nacional do Laicato”.

2º) Projeto Missionário Ribeirão Preto Manaus: Padre Acássio Ferreira Rocha, representando a equipe missionária – composta pelos padres que passaram pela missão na Prelazia de Itacoatiara, Japão e Projeto Ribeirão Preto/Manaus, e pelos padres Samuel Matias, representante dos presbíteros; Luís Gustavo Tenan Benzi, coordenador de pastoral; e Ilson Vicente Olímpio, representante da dimensão missionária – fez uma sensibilização aos presentes acerca da importância da continuidade do Projeto Missionário Ribeirão Preto/Manaus, e apresentou a proposta de que a partir de julho de 2018, a cada dois meses, um padre da arquidiocese, seja enviado a Manaus para colaborar no citado Projeto. Na sequência, foram realizados os trabalhos em grupos, para que os presbíteros e diáconos oferecessem suas contribuições sobre o assunto e, após o plenário, Dom Moacir concluiu o tema, afirmando que tais contribuições foram oferecidas para enriquecer o Projeto que estava sendo elaborado, e que “Cristo aponta para Amazônia!”
 
3º) ADEVIRP – Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto e Região: A professora Marlene Taveira Cintra, fez aos presentes uma sensibilização sobre o trabalho realizado pela instituição, que tem como foco o atendimento educacional especializado, social, profissional, esportivo e cultural, junto às crianças, jovens e adultos com deficiência visual. Disse que a instituição hoje atende, entorno de 200 pessoas, e que mais pessoas aguardam atendimento tendo seus nomes escritos em lista de espera. Terminou sua explanação, afirmando que a instituição tem passado por dificuldades financeiras no que diz respeito à sua manutenção, e nesse sentido, pediu a colaboração do clero tanto para a compra da rifa de um carro e moto zeros como para o auxílio de orações.

4º) Comunicados Pastorais: Padre Luís Gustavo Tenan Benzi, coordenou a apresentação dos diversos comunicados pastorais. Concluídos os mesmos, Dom Moacir agradeceu a presença e a colaboração do clero, e a reunião encerrou-se às 13h, com a oração da Ave Maria e bênção episcopal.

Pe. José Eduardo Previato Carmanhan
Secretário da Reunião