CAP estuda a presença dos leigos nos conselhos paritários

 
A primeira reunião ordinária do Conselho Arquidiocesano de Pastoral (CAP) deste ano de 2018 ocorreu no sábado, 3 de março, no Salão Dom Alberto, em Ribeirão Preto. Após a oração inicial, o arcebispo Dom Moacir Silva saudou e acolheu os conselheiros desejando um bom início de atividades aos trabalhos do conselho. Na sequência, o padre Luís Gustavo Tenan Benzi, coordenador de pastoral, apresentou a dinâmica de trabalho da reunião que abordou o tema: “A presença dos leigos e leigas nos Conselhos Paritários” e o lema: “Sal da Terra e Luz do Mundo”.
 
A assessoria da reunião ficou sob a responsabilidade da Quinta Urgência Pastoral: “Igreja a serviço da vida plena para todos”, representados no Secretariado Arquidiocesano de Pastoral pelos referenciais: padre André Luiz Massaro e Diácono Francisco Alves Ferreira Neto. Colaborou também nas reflexões do tema a integrante da Equipe Arquidiocesana de Campanhas, Bruna Moreira.
 
Conselhos
 
O diácono Francisco Alves Ferreira Neto fez a primeira apresentação intitulada: “Os leigos e a participação nos conselhos”, onde primeiramente expôs a importância da participação social do laicato atuando na sociedade e comprometida com os valores cristãos como serviço cristão ao mundo no testemunho do Evangelho.
Diácono Francisco apresentou a seguinte definição de conselho: “Conselhos: constituídos como instâncias participativas e deliberativas de composição paritária (governo e sociedade civil) ou com a participação de usuários e funcionários e sua função é a definição dos parâmetros das ofertas, acompanhamento e fiscalização da utilização dos recursos públicos e aprovação da prestação de contas”. O assessor ainda apontou as características do conselheiro, a estrutura e organização de um conselho, as regras de funcionamento e mandato dos conselheiros, a situação da realidade dos conselhos no Brasil, e motivou todos à conhecerem e participarem desta instância democrática de participação social enquanto cristãos comprometidos com os valores evangélicos.
 
A integrante da Equipe Arquidiocesana de Campanhas, Bruna Moreira, apresentou o tema: “Conselhos Paritários” e relatou a experiência pessoal de participação no Conselho da Juventude de Ribeirão Preto. A assessora retratou o quadro atual dos conselhos em Ribeirão Preto e estimulou os representantes do CAP a acompanharem a atuação e também participarem dos conselhos paritários.
 
Terminadas as exposições os conselheiros se reuniram em grupos para dialogar a respeito de como podem colaborar para um maior envolvimento e participação nos conselhos municipais. No retorno dos trabalhos em grupos houve o plenário, e na continuidade os comunicados pastorais e a oração final.
 
 
Acesse os materiais
 
Conselhos - Diácono Francisco
 
Conselhos Paritários - Bruna Moreira