40ª. Assembleia SAV / PV Regional Sul 1 CNBB

Aconteceu, nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro, em São Pedro (SP), a Quadragésima Assembleia do Serviço de Animação Vocacional - Pastoral Vocacional do Regional Sul 1 da CNBB, que tem como bispo referencial o arcebispo de Ribeirão Preto, Dom Moacir Silva.

A Assembleia deste ano teve um enfoque celebrativo, dado o quadragésimo ano de trabalhos e reflexões em prol das vocações para a Igreja de Jesus, sobretudo no Regional Sul 1. Por conta disso, o assessor, Padre Ângelo Mezzari, religioso Rogacionista, conduziu os trabalhos relembrando o passado, isto é, projetos e direcionamentos que a Igreja propôs ao longo deste período, e lançou luzes para os projetos futuros, sobretudo para o Ano Vocacional, previsto para 2019 e para o Encontro Nacional do SAV/PV, ambos em consonância com o Sínodo para a juventude, convocado pelo papa Francisco e que abordará a dimensão vocacional dos jovens.

A Assembleia caracterizou-se ainda, por um momento fecundo de troca de experiências e partilhas dos trabalhos que vem sendo realizado em outras dioceses com o enfoque e objetivo de promover e cultivar as diversas vocações que Cristo suscita no meio de seu povo. O contato com demais sacerdotes, religiosos e religiosas, seminaristas e demais leigos engajados nesse serviço, possibilita um enriquecimento coletivo que nos dá estímulo para prosseguirmos nossos trabalhos, lembrando sempre que todos somos agentes promotores vocacionais, cada um em seu estado de vida, no serviço e ministério que vive, é responsável por promover a vocação cristã que nos chama à evangelização e à santidade.

A sub-região RP-1 esteve representada por Dom Moacir Silva; Padre Mateus Pereira Martins, que até o momento foi o responsável pelo SAV da Arquidiocese; Padre Alexandre Canella Sanches; Padre Richard e Padre Flávio da diocese de São João da Boa Vista e, os seminaristas Vinícius Cestari e Alcides Pizeta que cooperam com o serviço vocacional da Arquidiocese de Ribeirão Preto e que auxiliaram no serviço de animação da Assembleia.

Prossigamos nossos trabalhos, na confiança de que o Senhor nos chama e capacita, para trabalharmos em prol de seu Reino.

Pe. Alexandre Canella Sanches
Serviço de Animação Vocacional / Pastoral Vocacional