O gesto concreto da CF-2018: Coleta da Solidariedade

No próximo dia 25 de março, Domingo de Ramos, a Igreja Católica do Brasil organiza em todo país a Coleta Nacional da Solidariedade, uma ação prevista pela Campanha da Fraternidade (CF), que este ano propõe o aprofundamento e ações concretas em torno da superação da violência.

A coleta é o gesto concreto da Campanha da Fraternidade. O valor arrecadado, fruto de nosso gesto penitencial e de amor ao próximo, destina-se a ações relacionadas ao tema da CF, que neste ano refletiu: “Fraternidade e a Superação da Violência” e o lema: “Vós sois todos irmãos” (Mt 23, 8).

A CF 2018 é realizada em âmbito nacional, e envolve todas as comunidades cristãs católicas e ecumênicas do Brasil. A arrecadação da Campanha da Fraternidade compõe o Fundo Nacional de Solidariedade e os Fundos Diocesanos de Solidariedade, onde 60% da arrecadação são destinadas ao apoio de projetos sociais da própria comunidade diocesana, e os outros 40% restantes compõem o FNS, que são destinados para o fortalecimento da solidariedade em diversas regiões do país.

O gesto fraterno da oferta tem um caráter de conversão quaresmal, condição para que advenha um novo tempo marcado pelo amor e pela valorização da vida.