Comunicado: Preparação Matrimonial!

A Arquidiocese de Ribeirão Preto consciente de sua grave missão de preparar bem os casais para o Sacramento do Matrimônio comunica a todos os vocacionados ao Matrimônio que, a partir de 1º de janeiro de 2019, iniciar-se-á uma nova metodologia de preparação para os noivos em todo o território arquidiocesano.

O conteúdo e método para esta catequese matrimonial adotado igualmente em toda a Arquidiocese será o texto: “Matrimônio: encontros de preparação”, elaborado pelo casal André Parreira e Karina Parreira e publicado pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar da CNBB.

Cada paróquia organizará os 11 (onze) encontros de preparação a partir de sua realidade e necessidade. Fica determinado que o espaço entre um encontro e outro seja de no mínimo uma semana.

Certificados de preparação matrimonial que não sejam resultado desta nova modalidade de preparação serão invalidados e desautorizados pela competente autoridade arquidiocesana.

A partir da data supracitada, ficam ab-rogadas todas as outras modalidades.

“A complexa realidade social e os desafios, que a família é chamada a enfrentar atualmente, exigem um empenhamento maior de toda a comunidade cristã na preparação dos noivos para o matrimônio” (Papa Francisco, Exortação Apostólica Pós-Sinodal Amoris Laetitia, 206).

 

Carta Pastoral - As orientações para esta nova modalidade encontram-se na “Carta Pastoral sobre a preparação para o Sacramento do Matrimônio na Arquidiocese de Ribeirão Preto”, publicada pelo arcebispo metropolitano de Ribeirão Preto, Dom Moacir Silva, em 1º de agosto de 2017.

 

Livro - O livro “Matrimônio: encontros de preparação” possui um hotsite com maiores informações sobre a obra e pode ser acessado em http://matrimonio.cnpf.org.br/ e adquirido em http://www.lojacnpf.org.br/.


Arquidiocese de Ribeirão Preto
www.arquidioceserp.org.br