<

Congresso Vocacional

Nos dias 5 a 8 de setembro acontecerá em Aparecida (SP) o 4º Congresso Vocacional do Brasil, com o tema: “Vocação e Discernimento” e o lema: “Mostra-me, Senhor, os teus caminhos!” (Sl 25, 4).

O 4º Congresso buscará apontar pistas para o exercício do ministério do discernimento vocacional que supõe, antes de tudo, uma experiência espiritual e afetiva em relação a Deus. “Aos pés de Nossa Senhora, queremos estudar, refletir, rezar e dialogar sobre a questão vocacional, para, iluminados pela fé, traçar linhas comuns de ação, indo ao encontro de adolescentes e jovens, a fim de cooperar na realização de um caminho de discernimento vocacional”, destacou Dom Jaime Spengler, quando ainda era o presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada.

Para preparar o Congresso foi elaborado um texto-base, que foi estudado nas dioceses do Brasil e nos Regionais da CNBB. Em nossa Arquidiocese o texto-base foi apresentado aos representantes das diversas paróquias no dia 9 de fevereiro passado. A partir deste encontro, iniciamos a reza de uma dezena do terço pelas vocações antes das reuniões, antes das celebrações, com o objetivo de desenvolver a cultura vocacional em nossa Arquidiocese. Em nosso Regional Sul 1 da CNBB, o texto-base foi trabalhado na Assembleia anual da Comissão da Pastoral Vocacional / Serviço de Animação Vocacional do Regional, nos dias 15 a 17 de março.O texto-base segue o método ver, julgar e agir. Na primeira parte aborda a caminhada da Pastoral Vocacional, seu contexto e memória. Na segunda parte há uma iluminação bíblica, partindo do lema e do Evangelho de João 14, 1-11. “A partir desse Evangelho, vamos iluminar e conduzir a reflexão, considerando a centralidade da pessoa de Jesus Cristo, o diálogo vocacional e o encontro que transforma a vida. Ao Caminho, encontrar com Ele, que se dá na experiência com Ele e passa por tantas mediações. Na Verdade, fazer uma experiência de fé, um caminho de crescimento e maturidade. Como Vida, abrir-se para a missão e a ministerialidade, na diversidade de dons, carismas, serviços (discipulado missionário). Aqui, nasce uma espiritualidade do seguimento: uma mística vocacional, seja na experiência pessoal, seja na ação vocacional, e uma profecia, tão necessárias em nosso tempo” (texto-base, 49). Nesta parte, temos também uma iluminação teológica. “A Palavra de Deus é a fonte e o sustento do discipulado e da missão. No mistério de Deus, que fala, está a atitude de escuta daquele que crê pela obediência da fé. Sabemos que a Palavra de Deus tem uma dimensão vocacional, que, por si mesma, chama, pois age de modo eficaz, no coração daqueles que a acolhem (texto-base, 72) Na terceira parte, o agir, são apresentadas indicações para um caminho de discernimento vocacional. O texto-base apresenta ainda alguns apêndices, dentre os quais, uma Lectio Divina sobre o texto do Evangelho de João 14, 1-11.Sobre o discernimento vocacional, o Papa Francisco diz, na Exortação Apostólica-Pós Sinodal Christus vivit, número 283: “Uma expressão do discernimento é o esforço por reconhecer a própria vocação. É uma tarefa que requer espaços de solidão e silêncio, porque se trata duma decisão muito pessoal que mais ninguém pode tomar no nosso lugar. Embora o Senhor nos fale de muitos e variados modos durante o nosso trabalho, através dos outros e a todo o momento, não é possível prescindir do silêncio da oração prolongada para perceber melhor aquela linguagem, para interpretar o significado real das inspirações que julgamos ter recebido, para acalmar ansiedades e recompor o conjunto da própria vida à luz de Deus”.

Acompanhemos o 4º Congresso Vocacional com as nossas orações.

 

Dom Moacir Silva
Arcebispo Metropolitano

Igreja-Hoje - Agosto/2019

 

Oração do Congresso

Pai Santo,/ Todo dom precioso e toda dádiva perfeita/ de Ti procedem./ Teu Filho Jesus Cristo/ anunciou o teu Reino de amor/ e nos chamou a segui-lo./ No Espírito Santo/ fomos batizados/ para responder generosamente a essa vocação./ Por isso te pedimos,/ renova este convite na Igreja,/ para que adolescentes e jovens/ possam escutar os teus apelos/ com olhos atentos aos sinais dos tempos./ Que a Virgem Maria,/ Senhora Aparecida,/ acompanhe a todos que ouvem a tua voz/ e com ela possam proclamar:/ eis-me aqui,/ faça-se em mim,/conforme a tua Palavra. Amém.