<

Advento, CE e Natal

Neste mês chamo a atenção para três acontecimentos importantes em nossa vida eclesial: o Advento, a Campanha Nacional para Evangelização (EvangeliJá 2017) e o Natal do Senhor.

As normas universais do ano litúrgico, no número 39, diz:   “O   Tempo  do Advento possui dupla característica: sendo um tempo de preparação para as solenidades do Natal, em que se comemora a primeira vinda do Filho de Deus entre os homens, é também um tempo em que, por meio desta lembrança, voltam-se os corações para a expectativa da segunda vinda do Cristo no fim dos tempos. Por este duplo motivo, o Tempo do Advento se apresenta como um tempo de piedosa e alegre expectativa”. Advento é tempo de espera, de preparação e de chegada. Esperar alguém requer cuidadosa e alegre preparação.

Vivendo bem o Advento poderemos na  celebração  do  Natal  mergulhar mais profundamente no mistério da Encarnação,  isto é,  no  mistério do Filho de  Deus que assumiu uma natureza humana para realizar nela a nossa Salvação.  O  Filho  de  Deus  veio  partilhar conosco a sua vida. Com isso, Ele nos convida a partilharmos nossa vida com os outros; Ele que veio ao nosso   encontro  nos     impulsiona  a  irmos  ao encontro dos outros e das suas necessidades.

A Campanha Nacional para Evangelização é uma oportunidade para partilharmos um pouco de nossos bens com as necessidades da ação evangelizadora da Igreja no Brasil, a nível nacional, regional e arquidiocesano. Neste ano a Campanha está em sintonia com o Ano do Laicato, com o tema:    “Cristãos   leigos  e   leigas   comprometidos com a Evangelização” e o lema:  “Sal  da  Terra  e Luz do Mundo” (Mt 5, 13-14).

A Campanha para a Evangelização começou  na   Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo, neste ano em 26 de novembro, e vai até o 3º Domingo do Advento, 17 de Dezembro, quando acontece em todas as comunidades a coleta nacional da Campanha para a Evangelização. O resultado desta coleta tem a seguinte destinação: 35% fica na Arquidiocese; 30% vai para o Regional Sul 1; 35% vai para a CNBB nacional.

Vivamos intensamente esta Campanha para a Evangelização e colaboremos, também materialmente, com a ação evangelizadora da Igreja em todo o Brasil, participando da coleta nacional, no dia 17 de dezembro, 3º domingo do Advento.

“Eu vos anuncio uma grande alegria” (Lc 2, 10). É o grande anúncio do Natal: “hoje, na cidade de Davi, nasceu para vós o Salvador, que é o Cristo Senhor” (Lc 2, 11).

A  celebração  do  Natal  é   a   celebração  do mistério da Encarnação do Verbo e sua habitação em nosso meio. A Encarnação é o evento e a verdade de fé cristã fundamental que, em certo sentido,  inclui  todas  as outras. É o evento  decisivo  com  o qual Deus transpôs a diferença qualitativa com a criatura e uniu-se a ela, entrando na sua vida e sua história. Hoje, mais do que nunca, precisamos aderir plenamente com a inteligência e a vontade a esta verdade.

Celebrar verdadeiramente o Natal significa encontrar-se com Jesus e viver todas as consequências desse encontro. E não nos esqueçamos de que o encontro pessoal com Jesus no Natal necessariamente exige de nós conversão, conforme ensina o Documento de Aparecida: “Conversão: É a resposta inicial de quem escutou o Senhor com admiração,  crê n’Ele  pela  ação do Espírito Santo, decide-se ser seu amigo e ir após Ele, mudando sua forma de pensar e de viver, aceitando a cruz de Cristo, consciente de que morrer para o pecado é alcançar a vida. No Batismo e no sacramento da reconciliação se  atualiza  para  nós a redenção de Cristo (DAp 278b).

A todos os queridos e amados fiéis da  Arquidiocese  de  Ribeirão Preto desejo  um verdadeiro encontro com Jesus,  neste Natal;  assim  ele  será realmente feliz e santo.

Aos pés do Menino de Belém, o Verbo  feito  homem,   coloquemos    nossas alegrias e preocupações, nossas lágrimas e esperanças. Coloquemos nossa  vida  familiar  e   profissional, nossos anseios e nosso empenho na construção  de  uma sociedade justa, fraterna  e  solidária, sinal mais visível do Reino de Deus.

Dom Moacir Silva
Arcebispo Metropolitano

Igreja-Hoje - Dezembro 2017