Hoje é
Notícias

08/04
2015

Semana Santa

Arcebispo preside a Missa da Ceia do Senhor e Lava-pés na Catedral

Na noite da Quinta-feira Santa, 02 de abril, o arcebispo dom Moacir Silva presidiu a concelebração Eucarística da Ceia do Senhor e Lava-pés, s 19h30, na Catedral Metropolitana de São Sebastião


Arcebispo preside a Missa da Ceia do Senhor e Lava-pés na Catedral

Acesse a Galeria de Fotos

Na noite da Quinta-feira Santa, 02 de abril, o arcebispo dom Moacir Silva presidiu a concelebração Eucarística da Ceia do Senhor e Lava-pés, s 19h30, na Catedral Metropolitana de São Sebastião, em Ribeirão Preto (SP). Concelebraram os padres Francisco Jaber Zanardo Moussa e Cônego Antônio Garcia Felix. Na Quinta-feira Santa, a Ceia do Senhor está centrada na comemoração do Novo Mandamento de Amor, simbolizado pelo lava-pés. A Instituição da Eucaristia, o Sacerdócio ministerial, os Sacramentos da Igreja, recebem sentido e são motivos de ação de graças, a partir do Novo Testamento. Na ltima Ceia, Jesus Cristo celebrou profeticamente o que ia realizar em seguida: sua Paixão, Morte, Sepultura e Ressurreição.

Ao refletir sobre a Palavra de Deus, o arcebispo dom Moacir, destacou a riqueza das leituras. Na primeira leitura (x 12,1-8.11-14) é narrado o relato da páscoa israelita, simbolizada pela refeição do cordeiro, memorial da libertação, que se torna o sinal da esperança e da libertação da opressão do povo de Israel no Egito oferecida por Deus: Essa Páscoa realizada pelo povo de Israel era a prefiguração da Páscoa nova e definitiva realizada por Jesus. Na segunda leitura (1Cor 11,23-26) contemplamos, no texto de são Paulo, a afirmação da instituição da Eucaristia, e no gesto do partir o pão, Jesus distribui-se a si mesmo como oferta e sinal da comunhão para a transformação do mundo. No Evangelho (Jo 13,1-15), não há o relato da instituição da Eucaristia, mas a consequência da Eucaristia em nossas vidas, isto é, a vivência do amor fraterno traduzido no serviço aos irmãos no lava-pés. A Quinta-feira Santa, queridos irmãos e irmãs, é um dia de gratidão e de alegria pelo grande dom do amor, indo até ao extremo, que o Senhor Jesus nos fez. Rezemos ao Senhor para que a gratidão e a alegria se tornem em nós a força de amar juntos como Senhor nos amou, hoje e sempre, amém!, concluiu dom Moacir.

Na concelebração, dom Moacir, seguindo o gesto de Jesus Cristo, lavou os pés de 12 crianças e adolescentes da catequese comunidade da Catedral. Ao final da celebração, o Santíssimo Sacramento foi trasladado pelo arcebispo dom Moacir, altar até a Capela do Santíssimo Sacramento, seguido do cortejo de fiéis, onde permaneceu exposto para adoração.


CONTATO

Rua Tibiriçá nº 879 – Centro
CEP: 14010-090
Ribeirão Preto/SP


Atendimento

de 2ª a 6ª feira
Das 8h às 12h
Das 13h às 17h (16) 3610 8477

Copyright © 2019 - Arquidiocese de Ribeirão Preto - Desenvolvido por Com5