Hoje é
Notícias

04/05
2015

Arquidiocese

Arcebispo preside missa no início da peregrinação da imagem jubilar de Nossa Senhora Aparecida

A Praça do Centro Universitário Claretiano Colégio São José, em Batatais (SP), concentrou centenas de fiéis, s 18h30, no domingo, 26 de abril, para a acolhida e início da peregrinação da imagem jubilar de Nossa Senhora Aparecida


Arcebispo preside missa no início da peregrinação da imagem jubilar de Nossa Senhora Aparecida

Acesse a Galeria de Fotos

A Praça do Centro Universitário Claretiano Colégio São José, em Batatais (SP), concentrou centenas de fiéis, s 18h30, no domingo, 26 de abril, para a acolhida e início da peregrinação da imagem jubilar de Nossa Senhora Aparecida, na Arquidiocese de Ribeirão Preto, proveniente do Santuário de Aparecida, e que tem o tema 300 anos de bênçãos, e inclui-se nas comemorações dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida (1717-2017). O arcebispo, trazendo a imagem jubilar em suas mãos, proferiu a oração e oficializou o começo da peregrinação na arquidiocese. Dali, os fiéis partiram em procissão, e o arcebispo conduziu a imagem em carro aberto, escoltado por jovens reservistas do Tiro de Guerra, até o Santuário Senhor Bom Jesus da Cana Verde, local da concelebração eucarística. No itinerário da procissão, os fiéis jubilosos cantavam e acenavam em louvor a Mãe Aparecida, e com suas bandeirinhas acenavam e atraiam os olhares dos moradores. Em algumas residências, os moradores montaram pequenos altares com a imagem de Nossa Senhora e outros santos de devoção.

Na chegada ao Santuário, a Igreja já se encontrava lotada, e com a procissão de entrada deu-se início concelebração eucarística presidida pelo arcebispo dom Moacir Silva, e concelebrada pelo bispo de Cáceres (MT) e batataense dom Antônio Emídio Vilar, SDD; o reitor do santuário padre Pedro Ricardo Bartolomeu; padres da arquidiocese, religiosos, diáconos e seminaristas.

Ao iniciar a homilia, o arcebispo dom Moacir, saudou os concelebrantes e todo povo presente no santuário e fez referência ao início da peregrinação da imagem jubilar. Hoje, com alegria acolhemos a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida em nossa arquidiocese de Ribeirão Preto. a nossa participação no tríduo preparatório da celebração dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição no rio Paraíba em 1717. De hoje (26) até 31 de maio, essa imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida percorrerá as dez foranias de nossa arquidiocese, visitando especialmente as periferias territoriais e existenciais. Será um momento forte de evangelização sob a proteção de Maria, a grande missionária e continuadora da missão de seu Filho, e formadora de missionários. No dia 31 de maio teremos o grande momento arquidiocesano com o encerramento da visita da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida. Por isso vivamos intensamente deste grande momento mariano em nossa Igreja Particular dentro do processo da 14 Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, sublinhou dom Moacir.

E, na continuidade da homilia, dom Moacir recordou que no quarto domingo da Páscoa, Domingo do Bom Pastor, a Igreja celebra a 52 Jornada Mundial de Oração pelas Vocações, e ao refletir sobre o Evangelho (Jo 10,11-18) disse: No evangelho de hoje Jesus diz algo muito interessante sobre o modo como se tornou o nosso salvador: Ninguém tira a minha vida, eu a dou por mim mesmo. Isso não significa que Ele gostasse de sofrer ou tivesse desejo de morrer, significa sim que Ele deu a sua vida o rumo que queria dar. Jesus é claro: tem o poder de entregá-la e tem o poder de permiti-la novamente. Uma vida coerente, oferecida de forma construtiva nunca fica perdida. Tudo de bom que fazemos, vamos encontrar de volta purificado e embelezado na ressurreição por obra de Deus. Na imagem do pastor, capaz de dar a vida pelas ovelhas, Jesus nos dá um cativante exemplo de serviço e de vida toda entregue a serviço dos outros, uma vida toda voltada para o bem dos mais fracos, sublinhou o arcebispo.

E, ao concluir a homilia, dom Moacir suplicou as orações e as bênçãos de Deus aos nossos pastores. Por fim suplicamos: Jesus Bom Pastor, cuida dos pastores da Igreja que colocastes frente do vosso povo, desperta nossa comunidade para a missão, ensina a nossa vida a ser serviço e fortalece aqueles que querem se dedicar ao reino na vida sacerdotal e consagrada, amém.

Ao final da concelebração, depois da bênção final, os fiéis puderam rezar e pedir a intervenção da Mãe Aparecida, que peregrinará pela arquidiocese de Ribeirão Preto durante o mês de maio.


CONTATO

Rua Tibiriçá nº 879 – Centro
CEP: 14010-090
Ribeirão Preto/SP


Atendimento

de 2ª a 6ª feira
Das 8h às 12h
Das 13h às 17h (16) 3610 8477

Copyright © 2019 - Arquidiocese de Ribeirão Preto - Desenvolvido por Com5