Hoje é
Notícias

01/06
2015

Arquidiocese

Fé e calorosas bênçãos na despedida da Imagem Jubilar de Nossa Senhora Aparecida

A chuva e o frio da manhã ribeirão-pretana de domingo, 31 de maio, solenidade da Santíssima Trindade, não afastaram os fiéis das calorosas bênçãos da Mãe Aparecida. Segundo dados da Polícia Militar, 9 mil fiéis, participaram da missa


Fé e calorosas bênçãos na despedida da Imagem Jubilar de Nossa Senhora Aparecida

Acesse a Galeria de Fotos

A chuva e o frio da manhã ribeirão-pretana de domingo, 31 de maio, solenidade da Santíssima Trindade, não afastaram os fiéis das calorosas bênçãos da Mãe Aparecida. Segundo dados da Polícia Militar, 9 mil fiéis, participaram da missa presidida pelo arcebispo dom Moacir Silva, s 9 horas, na Catedral Metropolitana de São Sebastião. A missa campal contou com a presença dos padres, diáconos, seminaristas, devotos e caravanas das paróquias. Por esse motivo foi pedido o cancelamento das missas nas comunidades paroquiais no período da manhã, para que um maior número de fiéis se reunisse em comunhão com o arcebispo, em torno da Imagem Peregrina de Nossa Senhora. No encerramento da missa, dom Moacir, consagrou a arquidiocese e os trabalhos da 14 Assembleia Arquidiocesana de Pastoral colocando-os sob os cuidados de Nossa Senhora Aparecida; abençoou os devotos e pediu que a Mãe Aparecida, olhe com carinho o gesto de fé, de amor e de perseverança de seus filhos e filhas, pois nenhum dos devotos arredou os pés durante a chuva: que a Mãe Aparecida proteja e conduza cada um dos devotos na vivência e no encontro do Evangelho de Jesus Cristo.

De 26 de abril a 31 de maio, a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida percorreu as 10 foranias da arquidiocese. Em cada local visitado a alegria e a emoção se fizeram presente junto ao povo que se manifestava com palmas, vivas e lágrimas. Ela veio nos visitar, na verdade fazer um convite para o grande jubileu em 2017, celebrando os 300 anos do encontro de sua imagem nas águas do Rio Paraíba do Sul.

Antes do início da missa, e aguardando a entronização da Imagem Jubilar, os fiéis acompanharam a recordação da vida e da peregrinação. O texto lembrou a nossa realidade que une fé e vida. A recordação da vida trouxe para reflexão diversas situações, e a partir de cada reflexão, pessoas trajadas de acordo com os temas trouxeram símbolos de cada realidade: a entrada das bandeiras dos municípios que formam a arquidiocese, a bandeira do Vaticano, do Brasil e do Estado de São Paulo; a realidade do trabalho rural expressa nos representantes das usinas e dos trabalhadores rurais das culturas da cana e do café; a realidade do trabalho urbano expressa nos representantes da indústria, comércio e prestação de serviços; a realidade da educação representada pela Pastoral Universitária; a realidade da saúde representada pelos hospitais; a realidade da arte e da cultura representada por artistas e integrantes da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto. Ao término da recordação da vida, o arcebispo acolheu a Imagem Jubilar de Nossa Senhora Aparecida, e a conduziu até o altar, enquanto os devotos entoavam cânticos e dezenas de crianças coloriram o céu ao soltar balões.

No início da homilia dom Moacir sublinhou a importância da visita da Imagem jubilar que percorreu as foranias, especialmente as periferias territoriais e existenciais. Queridos irmãos e queridas irmãs! Estamos reunidos, rendendo graças a Deus pelo tempo especial que nossa Arquidiocese viveu com a peregrinação da imagem da Mãe Aparecida. Ela visitou tantos lugares e pessoas, foi para as periferias existenciais levar o consolo de Mãe; ela reuniu tantas pessoas para o encontro com Deus nas diversas celebrações que aconteceram. Quis que a presença da Mãe Aparecida marcasse o nosso processo da nossa 14 Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, destacou dom Moacir.

E, ao concluiu a homilia, o arcebispo disse: Que a Mãe Aparecida nos ajude a crescermos na acolhida do mistério de Deus que é comunhão entre as Pessoas divinas e assim possamos crescer na vivência da comunhão, entre nós, hoje e sempre. Amém!

A Imagem Jubilar de Nossa Senhora Aparecida retorna ao Santuário Nacional e segue seu itinerário de peregrinações pelas dioceses do Brasil dando sequência ao Grande Jubileu Tricentenário alusivo aos 300 anos do encontro da imagem nas águas do rio Paraíba do Sul com o tema: 300 anos de bênçãos.

Pastoral da Comunicação
Arquidiocese de Ribeirão Preto


CONTATO

Rua Tibiriçá nº 879 – Centro
CEP: 14010-090
Ribeirão Preto/SP


Atendimento

de 2ª a 6ª feira
Das 8h às 12h
Das 13h às 17h (16) 3610 8477

Copyright © 2019 - Arquidiocese de Ribeirão Preto - Desenvolvido por Com5