Hoje é
Notícias

07/10
2015

Recepcionistas Secretários Paroquiais

Missa e confraternização na celebração do dia dos recepcionistas secretários paroquiais

Com o tema Ser Secretário (a) Paroquial é ser missionário (a)! ser homem ou mulher de Deus, não só funcionário, mas evangelizador!, os recepcionistas secretários (as) paroquiais da Arquidiocese de Ribeirão Preto


Missa e confraternização na celebração do dia dos recepcionistas secretários paroquiais

Acesse a Galeria de Fotos

Com o tema Ser Secretário (a) Paroquial é ser missionário (a)! ser homem ou mulher de Deus, não só funcionário, mas evangelizador!, os recepcionistas secretários (as) paroquiais da Arquidiocese de Ribeirão Preto se reuniram no dia 30 de setembro, festa de São Jerônimo, patrono dos secretários, no Espaço Divina Gula, no Recreio Anhanghera, em Ribeirão Preto (SP), para a Missa e Confraternização por ocasião do dia do secretário.

O encontro foi muito bem organizado pela Comissão dos Recepcionistas Secretários (as) Paroquiais que tem a assessoria do padre Luís Gustavo Tenan Benzi, das secretárias representantes de cada forania na comissão, e também da secretária do Centro de Pastoral, Telma Gomes. O padre Luís Gustavo e a comissão acolheram os participantes no local, que primeiramente tomaram o café da manhã, e em seguida, foram divididos em grupos para uma dinâmica. A dinâmica proporcionou a interação da equipe na montagem de um quebra-cabeça, e a pergunta que guiou a atividade foi: O que essa dinâmica nos ensina, e que podemos tornar possível trazer para a realidade de nossas secretarias? Terminada a montagem, na partilha, os grupos elencaram algumas palavras como resposta pergunta: acolhida, união, companheirismo, perseverança, paciência, confiança, amizade, diálogo, colaboração e muitas outras palavras que expressaram a importância da unidade e da perseverança no serviço missionário na secretaria paroquial.

s 12 horas, o arcebispo dom Moacir Silva, presidiu a celebração eucarística. O arcebispo, na homilia, agradeceu aos serviços pastorais prestados pelos recepcionistas secretários (as) paroquiais nas secretarias das paróquias, motivou-os a serem discípulos missionários de Jesus Cristo, e ao fazer referência a festa de são Jerônimo, recordou importante frase deste santo que devemos ter presente em nossas vidas: Ignorar as Escrituras é ignorar a Cristo, ainda lembrou o arcebispo, a insistência e recomendação do papa Francisco em termos sempre conosco um pequeno exemplar do Evangelho.

Primeiramente cumprimento a cada de um de vocês pelo dia de hoje, dia do secretário e da secretária, recepcionistas nas diversas comunidades e estruturas eclesiais de nossa arquidiocese. normal, a função de vocês, aparecer principalmente, em documentos da Igreja. Nos documentos da CNBB, por exemplo, sempre quando se trata do tema paróquia, comunidade e acolhida, muitas vezes aparece a função de vocês, está presente no coração e na missão da Igreja. Por isso cumprimento a cada um de vocês, e neste cumprimento vai a minha gratidão pela função que vocês exercem nas mais diversas comunidades e em estruturas da nossa Igreja particular, expressou dom Moacir.

Em nome da comissão, o padre Luis Gustavo, fez os agradecimentos e recordou o esforço dos recepcionistas secretários (as) paroquiais integrantes da comissão em estarem disponíveis na preparação da missa e da confraternização. Um dos clamores do processo de preparação da 14 Assembleia de Pastoral foi a Pastoral de Conjunto, e eu acredito que nós aqui como secretários (as) paroquiais, eu posso dizer com alegria e gratidão, que nós já nos adiantamos um pouco neste processo ao criarmos no final do encontro do ano passado a comissão, e demos sequência com as formações do programa de informatização paroquial (sistema orgsystem) e as reuniões para a preparação deste momento de convivência. Eu agradeço comissão, pela disponibilidade e confiança em concretizar este projeto, a todos os recepcionistas secretários (as) paroquiais, que Deus lhes pague e são Jerônimo seja sempre um grande intercessor concedendo as graças que vocês tanto precisam, concluiu padre Luís Gustavo.

Terminada a missa, houve o almoço de confraternização, com música ao vivo e sorteio de brindes, e no encerramento a entrega de um exemplar da agenda 2016 a cada um dos recepcionistas secretários (as) paroquiais.


CONTATO

Rua Tibiriçá nº 879 – Centro
CEP: 14010-090
Ribeirão Preto/SP


Atendimento

de 2ª a 6ª feira
Das 8h às 12h
Das 13h às 17h (16) 3610 8477

Copyright © 2019 - Arquidiocese de Ribeirão Preto - Desenvolvido por Com5