Hoje é
Notícias

19/11
2015

14ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral - 2015

Reunião do clero extraordinária prioriza compromissos da 14 Assembleia de Pastoral

A reunião extraordinária do Clero da Arquidiocese de Ribeirão Preto, em 16 de novembro, das 8h30 s 13h, na Casa Dom Luís, em Brodowski (SP), convocada e presidida pelo arcebispo dom Moacir Silva, tratou de encaminhamentos


Reunião do clero extraordinária prioriza compromissos da 14 Assembleia de Pastoral

A reunião extraordinária do Clero da Arquidiocese de Ribeirão Preto, em 16 de novembro, das 8h30 s 13h, na Casa Dom Luís, em Brodowski (SP), convocada e presidida pelo arcebispo dom Moacir Silva, tratou de encaminhamentos importantes para o quinto e último momento da 14 Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, a saber: o momento celebrativo a ser realizada em 22 de novembro, solenidade de Cristo Rei do Universo, s 14h30, na Catedral Metropolitana de São Sebastião, ocasião da entrega das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Ribeirão Preto (2015-2019).

A reunião começou com a oração da Hora Média na capela, e depois, no auditório, o arcebispo dom Moacir acolheu o clero e explicou a motivação e importância desta reunião dizendo: A Comissão Especial para 14 Assembleia de Pastoral não podia terminar o documento das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Ribeirão (2015- 2019) sem primeiro, passar pelas vossas mãos, e fazermos juntos os últimos ajustes antes da publicação. Esse é o principal motivo de termos antecipado a Reunião do Clero agendada para o dia 25 de novembro. Agradeço a disponibilidade de vocês em atender ao chamado desta reunião, pois para muitos a segunda-feira é dia de descanso, muito obrigado pela acolhida da convocação, explicou dom Moacir.

Na sequência houve a leitura da ata da última reunião do Clero (extraordinária), de 31 de agosto, e seguiu-se a programação da reunião constituída de quatro momentos: 1) Eleição do Vigário Forâneo; 2) Apreciação das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Ribeirão Preto, 3) Orientações para o Momento Celebrativo da 14 Assembleia Arquidiocesana de Pastoral e 4) Comunicados Pastorais.

Em linhas gerais foram encaminhados os seguintes temas:

1) Eleição do Vigário Forâneo: No sentido de escolher os novos vigários forâneos que terão um mandato de uma assembleia de pastoral outra, as foranias se reuniram e coordenados pelos atuais vigários forâneos, fizeram a leitura das Orientações para a Eleição do Vigário Forâneo (acesse aqui), e prontamente votaram num dos padres da forania para exercer essa função. Ao final da eleição cada vigário forâneo entregou a ata da eleição ao arcebispo para aprovação e nomeação dos eleitos. No auditório, o arcebispo comunicou ao clero o resultado das eleições e divulgou o nome dos novos vigários forâneos que tomam posse a partir de 1 de janeiro de 2016, até esta data continuam com seus mandatos os vigários forâneos em exercício. Os novos vigários forâneos eleitos das foranias:

Forania São Sebastião: Pe. Reginaldo Augusto Belém
Forania Santo Antônio: Pe. Marcelo Luiz de Sousa
Forania Santa Maria Goretti: Pe. Luciano Roberto Camargo
Forania Santo Antônio Maria Claret: Pe. José Renato Rodrigues Duarte
Forania Bom Jesus da Lapa: Pe. Nilton Peres de Souza
Forania Cristo Operário: Pe. Mateus Zagato
Forania Bom Jesus da Cana Verde: Pe. Fernando Soares
Forania São Bento: Pe. Nivaldo Aparecido Gil
Forania São José: Pe. José Humberto Motta
Forania Nossa Senhora Aparecida: Pe. José Eduardo Previato Carmanham

O arcebispo dom Moacir Silva aproveitou o momento para anunciar o nome do novo coordenador de pastoral e dos padres referenciais para cada uma das cinco urgências pastorais que formarão o Secretariado de Pastoral. A indicação dos nomes havia sido feita pelo clero na reunião extraordinária do Clero, em 31 de agosto. Foram indicados e serão nomeados pelo arcebispo:

Coordenador de Pastoral: Pe. Luís Gustavo Tenan Benzi

1 Urgência Igreja em estado permanente de missão: Pe. Ilson Vicente Olimpio
2 Urgência Igreja: casa da iniciação vida cristã: Pe. Marcelo Luiz Machado
3 Urgência Igreja: lugar de animação bíblica da vida e da pastoral: Pe. Pedro Luís Schiavinato
4 Urgência Igreja: comunidade de comunidades: Pe. Kleber Tostes Pedro
5 Urgência Igreja a serviço da vida plena para todos: Pe. André Luiz Massaro

Ainda será indicado por cada um dos padres referenciais um leigo para compor o Secretariado de Pastoral.

2) Apreciação das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Ribeirão Preto - Os padres e diáconos reunidos por grupos em foranias fizeram a leitura do texto do documento final (diretrizes), resultado da 14 Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, em 13 de setembro, e que será entregue no momento celebrativo, quinto momento da assembleia de pastoral, no domingo, 22 de novembro, solenidade de Cristo Rei do Universo. As considerações e sugestões ao texto foram entregues por escrito para análise da Comissão Especial da 14 Assembleia Arquidiocesana de Pastoral.

3) Orientações para o Momento Celebrativo da 14 Assembleia Arquidiocesana de Pastoral os padres e diáconos receberam, por escrito, as orientações para o momento celebrativo, no dia 22 de novembro, das 14h30 s 16h30, na Catedral Metropolitana de São Sebastião. Estão convocados para esta celebração os participantes da assembleia de pastoral realizada no dia 13 de setembro, em Brodowski. A partir das 13 horas, na Praça da Catedral (haverá sinalização no local) os participantes, de acordo com as suas foranias, devem assinar a lista de presença.

4) Comunicados Pastorais: Antes do encerramento da reunião foram feitos vários comunicados pastorais (acesse aqui), e no momento do comunicado referente ao Jubileu Extraordinário da Misericórdia, quando no dia 13 de dezembro, haverá a abertura da Porta Santa, s 15 horas, na Catedral Metropolitana, o arcebispo fez o anúncio da Comissão Especial para o Jubileu Extraordinário da Misericórdia:

Nomeação da Comissão Especial para o Jubileu Extraordinário da Misericórdia
Ano Santo 2015-2016

Dom Moacir Silva - Arcebispo

Presbíteros
Pe. Antônio lcio de Souza
Pe. Sergio Donizetti Carmona

Diáconos
Diác. Giulliano Trompieri Silveira
Diác. Francisco F. Alves Neto

Religiosos
Pe. Tiago Nascimento Nigro, FDCC
Madre M Lúcia dos Santos, OSB Olivetana

Seminaristas
Alcides Pizeta Neto
Luís Felipe Rodrigues da Silva

Leigos
Celma de Oliveira
Marcelo Thomazini Siena

Dom Moacir, ainda nos comunicados pastorais, entregou ao clero, texto com esclarecimentos a respeito do Motu Proprio Mitis Iudex Dominus Iesus, sobre a reforma do processo canônico para as causas de declaração de nulidade do matrimônio no Código de Direito Canônico (acesse aqui).

No encerramento da reunião, o arcebispo dom Moacir Silva, comunicou que a reunião ordinária do Clero agendada para 25 de novembro, fica cancelada, presidiu a oração e entregou ao clero a Agenda 2016.








CONTATO

Rua Tibiriçá nº 879 – Centro
CEP: 14010-090
Ribeirão Preto/SP


Atendimento

de 2ª a 6ª feira
Das 8h às 12h
Das 13h às 17h (16) 3610 8477

Copyright © 2019 - Arquidiocese de Ribeirão Preto - Desenvolvido por Com5