Hoje é
Notícias

24/11
2015

14ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral - 2015

Igreja de Ribeirão Preto celebra a 14 Assembleia Arquidiocesana de Pastoral

A Igreja de Ribeirão Preto formada por padres, diáconos, religiosos e religiosas, leigos e leigas sob o pastoreio de seu arcebispo dom Moacir Silva se reuniu no dia 22 de novembro, solenidade de Cristo Rei do Universo, na Catedral


Igreja de Ribeirão Preto celebra a 14 Assembleia Arquidiocesana de Pastoral

Acesse a Galeria de Fotos

A Igreja de Ribeirão Preto formada por padres, diáconos, religiosos e religiosas, leigos e leigas sob o pastoreio de seu arcebispo dom Moacir Silva se reuniu no dia 22 de novembro, solenidade de Cristo Rei do Universo, na Catedral Metropolitana de São Sebastião, s 14h30, para o momento celebrativo da 14 Assembleia Arquidiocesana de Pastoral (quinto momento) e entrega das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Ribeirão Preto (2015-2019).

Antes do início da concelebração eucarística houve a recordação da vida, momento de agradecimento da caminhada preparatória da 14 Assembleia Arquidiocesana de Pastoral e das atividades arquidiocesanas de evangelização ocorridas durante o ano litúrgico que se encerra na festa de Cristo Rei: Queridos irmãos e irmãs, neste último domingo do ano litúrgico, celebramos a solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo. Com toda a Igreja proclamamos o senhorio de Jesus, centro único de tudo o que existe, Rei absoluto de nossa história. Nossa celebração de hoje, reveste-se de grande alegria e gratidão por tudo o que Deus nos permitiu realizar, enquanto Igreja Particular de Ribeirão Preto, neste ano litúrgico que ora encerramos. Durante a recordação da vida foram entronizados em procissão sinais marcantes da vida cristã e da pastoral arquidiocesana: o Círio Pascal trazido por dom Moacir Silva, sinal do Cristo Ressuscitado que ilumina e orienta o mundo; os tijolos entregues s paróquias e ao Conselho Arquidiocesano de Pastoral, na convocação da 14 Assembleia de Pastoral, e agora trazidos para o momento celebrativo e levados até o presbitério pelos leigos, recordando que celebramos na festa de Cristo Rei o Dia Nacional dos Leigos; a entrada da bandeira missionária do SIM - Somos Igreja em Missão - lembrando que somos continuadores da missão de Jesus; as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Ribeirão Preto, levadas pelos integrantes do Secretariado de Pastoral e entregues ao arcebispo como resultado do processo da 14 Assembleia de Pastoral; e encerrando a recordação da vida, os jovens do Setor Juventude conduziram a imagem jubilar de Nossa Senhora Aparecida que está peregrinando pelos grupos de jovens e colégios católicos dentro da programação do Projeto Rota 300.

Terminada a recordação da vida, deu-se início a concelebração eucarística com a procissão de entrada e seguiu-se o rito da concelebração.

Na homilia, o arcebispo dom Moacir, lembrou o intenso trabalho de preparação da 14 Assembleia Arquidiocesana de Pastoral e convocou a Igreja de Ribeirão Preto a assumir as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Ribeirão Preto. Bendito seja Deus, que chamou a cada um de nós para participar do processo da 14 Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, e nos sustentou com sua graça. Bendito seja Deus pelo caminho percorrido de 10 de setembro de 2014 até hoje. Hoje, consciente de que a graça de Deus atuou em todos nós, tenho a alegria de entregar as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Ribeirão Preto; elas são o fruto maduro colhido de todo o processo da 14 Assembleia Arquidiocesana de Pastoral. Conto com o empenho de todos, pastores e fiéis, todas as pastorais, serviços e movimentos presentes em nossa Arquidiocese na aplicação dessas Diretrizes. Essas Diretrizes tornam-se um instrumento para trabalharmos pelo Reino de Deus. Por isso quisemos que a entrega da mesma acontecesse na Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo. Deus seja louvado pelo que juntos aprendemos neste processo de Assembleia, destacou o arcebispo.

No encerramento da concelebração eucarística, antes da bênção final, foi feita a apresentação dos integrantes do Secretariado de Pastoral que assumem a partir de 1 de janeiro de 2016. O novo Secretariado de Pastoral contará com os seguintes integrantes:

Arcebispo: Dom Moacir Silva
Coordenador de Pastoral: Pe. Luís Gustavo Tenan Benzi
Secretário Adjunto: Márcio Smiguel Pimenta

1 Urgência Igreja em estado permanente de missão: Pe. Ilson Vicente Olimpio e Neivaldo Barrachi
2 Urgência Igreja: casa da iniciação vida cristã: Pe. Marcelo Luiz Machado e Ondina Magnusson Naves Reis
3 Urgência Igreja: lugar de animação bíblica da vida e da pastoral: Pe. Pedro Luís Schiavinato e Paulo César Nascimento
4 Urgência Igreja: comunidade de comunidades: Pe. Kleber Tostes Pedro e Andréa Vitaliano
5 Urgência Igreja a serviço da vida plena para todos: Pe. André Luiz Massaro e Diác. Valdair Marques de Araújo Júnior

Logo depois da apresentação do novo Secretariado de Pastoral, o padre Sérgio Donizetti Carmona, que está terminando o mandato de coordenador de pastoral, fez os agradecimentos a dom Moacir e também agradeceu pelos 14 anos que esteve frente da função de coordenador de pastoral. Em nome de todas as instâncias da Igreja de Ribeirão Preto foi entregue um presente a dom Moacir simbolizando os trabalhos da 14 Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, e os vigários e leigos forâneos prestaram homenagem e entregaram uma lembrança ao padre Sérgio.

Após a bênção final, deu-se a homenagem a Nossa Senhora com o canto do Magnificat, e depois o arcebispo fez a entrega das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Ribeirão Preto na seguinte ordem: Paróquias, Congregações Religiosas e Comissões Pastorais (Pastorais, Movimentos e Serviços).



CONTATO

Rua Tibiriçá nº 879 – Centro
CEP: 14010-090
Ribeirão Preto/SP


Atendimento

de 2ª a 6ª feira
Das 8h às 12h
Das 13h às 17h (16) 3610 8477

Copyright © 2019 - Arquidiocese de Ribeirão Preto - Desenvolvido por Com5