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27/01
2016

Pastoral

Secretariado de Pastoral realiza mapeamento das urgências pastorais

Com a promulgação e entrega das Diretrizes da Evangelizadora da Arquidiocese de Ribeirão Preto (2015-2019), na solenidade de Cristo Rei do Universo, em 22 de novembro de 2015


Secretariado de Pastoral realiza mapeamento das urgências pastorais

Com a promulgação e entrega das Diretrizes da Evangelizadora da Arquidiocese de Ribeirão Preto (2015-2019), na solenidade de Cristo Rei do Universo, em 22 de novembro de 2015, momento celebrativo da 14 Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, temos em mãos as diretrizes para o trabalho de evangelização na arquidiocese.

As diretrizes estão organizadas a partir das cinco urgências pastorais, e cada uma destas urgências conta com um padre referencial e um leigo (ou diácono) que formam o Secretariado de Pastoral com mandato de uma assembleia outra. Os padres referenciais foram indicados pelo clero na reunião extraordinária do Clero de 31 de agosto de 2015 e comunicados posteriormente pelo arcebispo.

Portanto, o Secretariado de Pastoral (2015-2019) conta com os seguintes integrantes:

Arcebispo: Dom Moacir Silva

Coordenador de Pastoral: Pe. Luís Gustavo Tenan Benzi

Secretário-Adjunto: Márcio Smiguel Pimenta

1 Urgência: Igreja em estado permanente de missão:
Pe. Ilson Vicente Olimpio e Neivaldo Barrachi.

2 Urgência: Igreja: casa da iniciação vida cristã:
Pe. Marcelo Luiz Machado e Ondina Magnusson Naves Reis.

3 Urgência: Igreja: lugar de animação bíblica da vida e da pastoral:
Pe. Pedro Luís Schiavinato e Paulo César Nascimento.

4 Urgência: Igreja: comunidade de comunidades:
Pe. Kleber Tostes Pedro e Andrea Vitaliano B. da Silva.

5 Urgência: Igreja a serviço da vida plena para todos:
Pe. André Luiz Massaro e Diác. Valdair Marques de Araújo Júnior.

A primeira reunião do novo Secretariado de Pastoral, que assumiu o serviço a partir de 1 de janeiro de 2016, ocorreu no dia 12 de dezembro de 2015, na residência do arcebispo dom Moacir Silva. Primeiramente houve a oração da Hora Média, a saudação de dom Moacir, a apresentação dos integrantes, e a sequência com os temas da pauta conduzida pelo coordenador de pastoral, padre Luís Gustavo.

De acordo com o arcebispo dom Moacir Silva o Secretariado de Pastoral tem a missão de fazer as coisas acontecerem. como um cérebro para dinamizar o trabalho pastoral. um serviço que ajuda a fazer acontecer as formações, as capacitações, a dinamizar o Conselho Arquidiocesano de Pastoral (CAP), entre outros trabalhos de evangelização. Com a 14 Assembleia de Pastoral escolhemos não mais prioridades, mas urgências, e o impulso para as urgências acontecerem vai aparecer no Secretariado. Então espero o apoio e ajuda de vocês para este dinamismo da caminhada da nossa arquidiocese. o coração dessa estrutura arquidiocesana, disse dom Moacir.

Uma das tarefas do Secretariado de Pastoral consiste em motivar e encontrar caminhos para a aplicação das diretrizes, em sintonia com as perspectivas de ação das cinco urgências. Uma das propostas assumidas na reunião foi o encaminhamento de um questionário direcionado s paróquias para um mapeamento (diagnóstico) daquilo que existe referente a cada uma das urgências. A partir deste diagnóstico serão elaborados projetos para a aplicação das perspectivas de ação das diretrizes. A Cúria Metropolitana enviou s paróquias, em 29 de dezembro, a carta e o questionário a ser respondido pelos párocos. As respostas devem ser entregues até o dia 10 de fevereiro de 2016 na Cúria Metropolitana ou no e-mail:pe.gustavobenzi@hotmail.com

Acesse aqui o questionário para o Mapeamento das Urgências Pastorais - Paróquias






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