Hoje é
Notícias

12/02
2016

CRB - Conferência dos Religiosos do Brasil

Consagrados e Consagradas celebram o jubileu na conclusão do Ano da Vida Consagrada

A Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) Núcleo Ribeirão Preto convida os religiosos e as religiosas, formandos e vocacionados, para a celebração do encerramento do Ano da Vida Consagrada e Jubileu Extraordinário da Misericórdia


Consagrados e Consagradas celebram o jubileu na conclusão do Ano da Vida Consagrada

Acesse a Galeria de Fotos

A Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) Núcleo Ribeirão Preto reuniu os religiosos e as religiosas, formandos e vocacionados, para a celebração do encerramento do Ano da Vida Consagrada (30/11/2014 a 02/02/2016) e Jubileu Extraordinário da Misericórdia para os Religiosos na Arquidiocese de Ribeirão Preto. A celebração foi presidida pelo arcebispo dom Moacir Silva na terça-feira, 2 de fevereiro, festa da Apresentação do Senhor e XX Dia Mundial da Vida Consagrada, s 20 horas, na Catedral Metropolitana de São Sebastião, em Ribeirão Preto (SP).

Na carta convite a coordenação da CRB Núcleo Ribeirão Preto motivou os religiosos e as religiosas a participarem deste momento de oração e unidade: Durante o Ano da Vida Consagrada fomos convocados a fazer uma peregrinação ao passado e contemplá-lo com gratidão, viver o presente com o entusiasmo que fascina e olhar para o futuro com esperança. Agora, com toda a Igreja, queremos contemplar o mistério da misericórdia

A celebração eucarística foi precedida pela celebração para a passagem na Porta da Misericórdia. Os participantes se reuniram na Praça das Bandeiras defronte a Catedral para o início da peregrinação que incluiu: cânticos, saudação do arcebispo, bênção da luz (velas), leitura de um trecho da Bula de Proclamação do Jubileu da Misericórdia, Oração do Jubileu da Misericórdia, Hino do Jubileu e a proclamação para adentrar pela Porta Santa da Misericórdia. Depois da passagem pela Porta Santa deu-se sequência ao rito da missa.

O arcebispo ao iniciar a homilia agradeceu a presença dos consagrados e das consagradas presentes na arquidiocese. Queridos irmãos e irmãs, consagrados e consagradas, pela profissão dos conselhos evangélicos e pela sagrada ordenação. Hoje é um dia de alegria encontrar-me com os consagrados e consagrados de nossa Arquidiocese em torno do altar do Senhor na conclusão do Ano da Vida Consagrada dentro do Jubileu Extraordinário da Misericórdia. O meu primeiro pensamento é de gratidão. Gratidão pela presença de vocês em nossa Igreja Particular. A vivência do carisma em cada família religiosa enriquece o nosso povo. Tenho consciência clara disso. Por isso, Deus seja louvado pela presença de vocês vivendo o carisma específico dentro do povo de Deus nesta Igreja Particular, disse dom Moacir.

Na sequência da homilia o arcebispo refletiu a respeito de três elementos importantes do discurso do Papa Francisco, em 1 de fevereiro, aos religiosos presentes em Roma para o Jubileu da Vida Consagrada: profecia, proximidade e esperança.(Acesse aqui o discurso do Papa Francisco)

Ao meditar sobre o Evangelho (Lc 2,22-40) o arcebispo lembrou que a festa da Apresentação do Senhor é a festa do encontro. Trata-se de um encontro entre Jesus e o seu povo, o primeiro encontro na representação do cumprimento dos preceitos da lei do Senhor. O evangelista Lucas descreve a figura dos anciãos Simeão e Ana. Em síntese, estes dois anciãos estão cheios de vida, repletos de vida porque animados pelo Espírito Santo, dóceis ao seu sopro, sensíveis aos seus conselhos, e eis o encontro entre a Sagrada Família e esses dois representantes do povo santo de Deus. No centro está Jesus. Ele que move tudo, que atrai uns e outros ao templo que é a casa de seu Pai. Trata-se de um encontro entre jovens cheios de alegria na observância da lei do Senhor e de anciãos repletos de alegria pela obra do Espírito Santo. o encontro singular entre a observância e a profecia, onde os jovens são observantes e os anciãos corretos. (...) luz dessa cena evangélica consideremos a vida consagrada como um encontro com Cristo. Ele que vem até nós, trazido por Maria e José, e somos nós que vamos até Ele guiados pelo Espírito Santo. (...) Jesus vem ao encontro dos consagrados e consagradas da Igreja através do carisma de fundação do instituto, enfatizou dom Moacir.

E, ao concluir a homilia dom Moacir disse: Na vida consagrada vive-se o encontro entre os jovens e os anciãos, entre observância e profecia, não as vejam como se fossem duas realidades opostas entre si, pelo contrário, permitam que o Espírito Santo anime ambas, e o sinal disso é a alegria, o júbilo de observar e caminhar numa regra de vida e a alegria de ser orientadas pelo Espírito Santo, nunca rígidos, jamais fechados, mas sempre abertos voz de Deus que fala, que abre, que conduz e que convida a caminhar rumo ao horizonte. A graça deste mistério observe o encontro, nos ilumine e conforte ao longo do nosso caminho, especialmente neste Ano Santo da Misericórdia, hoje e sempre, amém, finalizou o arcebispo.


Acesse aqui o vídeo do discurso do Papa Francisco aos Religiosos e Religiosas


CONTATO

Rua Tibiriçá nº 879 – Centro
CEP: 14010-090
Ribeirão Preto/SP


Atendimento

de 2ª a 6ª feira
Das 8h às 12h
Das 13h às 17h (16) 3610 8477

Copyright © 2019 - Arquidiocese de Ribeirão Preto - Desenvolvido por Com5