Hoje é
Notícias

14/03
2016

Jubileu Extraordinário da Misericórdia - Ano Santo

Fiéis aderem a iniciativa 24 horas para o Senhor

A terceira edição da iniciativa 24 horas para o Senhor, convocada pelo papa Francisco e promovido pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, ocorreu nos dias 4 e 5 de março, na Catedral Metropolitana de São Sebastião


Fiéis aderem a iniciativa 24 horas para o Senhor

Acesse a Galeria de Fotos

A terceira edição da iniciativa 24 horas para o Senhor, convocada pelo papa Francisco e promovido pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, ocorreu nos dias 4 e 5 de março, na Catedral Metropolitana de São Sebastião, em Ribeirão Preto (SP). Todos os fiéis foram convidados a participar e vivenciar o Ano Santo Extraordinário da Misericórdia neste tempo quaresmal. O evento 24 horas para o Senhor convidou os fiéis oração e confissão. Em comunhão com o papa, o evento uniu as dioceses de todo o mundo numa jornada de oração e misericórdia.

A Comissão Especial para o Jubileu Extraordinário da Misericórdia Ano Santo 2015-2016, em comunhão com as paróquias e foranias, organizou uma intensa e extensa programação que incluiu momentos de Adoração Eucarística, Vigília, Anúncio do Evangelho, Celebrações Eucarísticas e atendimentos de confissões. Milhares de fiéis passaram pela Catedral Metropolitana de São Sebastião, das 19 horas, da sexta-feira, 5 de março, até as 19 horas, do sábado. O tema do Jubileu Extraordinário da Misericórdia: Misericordiosos como o Pai orientou as reflexões. A cada hora houve revezamento das paróquias, foranias, padres, diáconos, seminários, pastorais, movimentos e serviços, que organizaram a adoração Eucarística, celebrações eucarísticas, e padres estiveram disposição dos fiéis para o atendimento de confissões.

O Ano Santo da Misericórdia propõe ir até o encontro das pessoas e não esperar elas virem até nós, e atendendo ao apelo do papa Francisco de ir até as periferias existenciais, a Comissão Arquidiocesana da Pastoral da Saúde organizou na sexta-feira, 5, uma escala de atendimento e visitas dos padres e do arcebispo aos hospitais de Ribeirão Preto.

Na concelebração Eucarística que reuniu o Clero da Arquidiocese de Ribeirão Preto, iniciada meia-noite, 5, o arcebispo dom Moacir Silva, na homilia, explicou o sentido deste evento e a importância de unidos rezarmos pela misericórdia de Deus. Estamos vivendo o Ano Santo da Misericórdia e hoje em comunhão com toda a Igreja celebrando as 24 horas para o Senhor, um tempo de oração, reflexão e adoração. Um tempo de celebração do sacramento da penitência, de celebração eucarística. Na Bula de Convocação do Jubileu Extraordinário da Misericórdia falando da iniciativa 24 horas para o Senhor o Santo Padre Papa Francisco diz: Há muitas pessoas e, em grande número, jovens que estão a aproximar-se do sacramento da Reconciliação e que frequentemente, nesta experiência, reencontram o caminho para voltar ao Senhor, viver um momento de intensa oração e redescobrir o sentido da sua vida. Com convicção, ponhamos novamente no centro o sacramento da Reconciliação, porque permite tocar sensivelmente a grandeza da misericórdia. Será, para cada penitente, fonte de verdadeira paz interior, destacou dom Moacir.

E, o arcebispo avançou na reflexão apresentando a misericórdia como a essencial para a vida cristã. Numa de suas catequeses o papa Francisco disse: o essencial do Evangelho é a misericórdia. Deus enviou o seu Filho, Deus fez-se homem para nos salvar, ou seja, para nos dar a sua misericórdia. Jesus diz isso para mim resumindo o seu ensinamento aos discípulos: Sede misericordiosos, como o vosso Pai é misericordioso, lema dessas 24 horas para o Senhor. Pode existir um cristão que não seja misericordioso? Não. O cristão deve ser necessariamente misericordioso, porque este é o centro do Evangelho e fiel a este ensinamento a Igreja não pode deixar de repetir a mesma coisa aos seus filhos, afirmou dom Moacir.

Nestas 24 horas para o Senhor muitas pessoas tem a oportunidade de fazer a experiência da misericórdia divina por meio do sacramento da penitência ou confissão. uma oportunidade que a Igreja oferece aos fiéis. Por fim, suplicamos, Senhor Nosso Deus, cuja misericórdia não tem limites e cuja bondade é um tesouro infinito, aumentai a fé do povo que vos é consagrado, para que, por uma justa compreensão, todos reconheçam com quanto amor foram criados, com que sangue foram remidos e, com que Espírito, regenerados. Amém, concluiu dom Moacir.

História - A primeira edição da iniciativa 24 horas para o Senhor, abençoada pelo papa Francisco, ocorreu nos dias 28 e 29 de março de 2014, e teve como tema: O perdão de Deus é mais forte que todo pecado (Papa Francisco). Com o tema Deus rico em misericórdia, a segunda edição foi realizada nos dias 13 e 14 de março de 2015. E, neste ano de 2016, guiados pelo tema do Ano Santo da Misericórdia: Misericordiosos como o Pai, a terceira edição ocorreu nos dias 4 e 5 de março. Trata-se de proporcionar aos fiéis a abertura extraordinária das igrejas por 24 horas, oferecendo o atendimento de Confissões, celebrações Eucarísticas e Adoração Eucarística.

Pastoral da Comunicação
Arquidiocese de Ribeirão Preto


CONTATO

Rua Tibiriçá nº 879 – Centro
CEP: 14010-090
Ribeirão Preto/SP


Atendimento

de 2ª a 6ª feira
Das 8h às 12h
Das 13h às 17h (16) 3610 8477

Copyright © 2019 - Arquidiocese de Ribeirão Preto - Desenvolvido por Com5