Hoje é
Notícias

18/04
2016

Catequese

V Capacitação para catequistas da Arquidiocese de Ribeirão Preto

A V Capacitação para Catequistas da Arquidiocese de Ribeirão Preto, nos dias 3 e 4 de abril, na Casa Dom Luís, em Brodowski (SP), contou com a participação de 80 catequistas coordenadores


V Capacitação para catequistas da Arquidiocese de Ribeirão Preto

A V Capacitação para Catequistas da Arquidiocese de Ribeirão Preto, nos dias 3 e 4 de abril, na Casa Dom Luís, em Brodowski (SP), contou com a participação de 80 catequistas coordenadores. A capacitação é organizada pela Comissão Arquidiocesana da Animação Bíblico-Catequética.

Nas edições anteriores a capacitação era realizada no período do carnaval, mas em consulta aos catequistas na concentração arquidiocesana dos catequistas de 2015, na paróquia São Pedro, no Distrito de Jurucê, ficou definido que não seria viável a realização desse encontro no período do carnaval, por isso houve a escolha de nova data.

Com o tema: Liturgia e Catequese no processo iniciático da fé, o encontro teve a assessoria do padre Severino Germano, membro da Comissão Bíblico-Catequética da Arquidiocese, a presença do arcebispo dom Moacir Silva, presente nos dois dias de encontro. 

No dia 2, os catequistas foram acolhidos s 8 horas, em seguida o café e a oração conduzida pelo seminarista Adailton Gomes. No auditório dom Moacir fez a abertura e expressou a gratidão pela presença dos catequistas, e também pelo empenho da equipe de realizar a V Capacitação. O arcebispo exortou os participantes a aproveitarem a formação num clima de oração, fraternidade e troca de experiências.

A coordenadora da comissão, Ondina Reis, fez e retrospectiva das capacitações e apresentou a programação do encontro.

Nos dois dias de formação, o padre Germano, nas suas explicitações, apresentou os seguintes temas: em dois momentos apresentou: A Liturgia da Igreja e a Catequese: caminho histórico e vivencial, e destacou o processo histórico da separação entre a liturgia e a catequese. Ainda, apresentou pistas de como as uni-las novamente, tendo como modelo o processo catecumenal. Pois, se nos primeiros séculos da Igreja isso foi possível nos tempos atuais não pode ser diferente.
Neste ano a novidade do encontro foi o envolvimento dos participantes na preparação e realização dos momentos de oração, em cinco momentos: a Missa e os seis grupos para preparar as orações. Foram feitos momentos celebrativos a partir da experiência dos catequistas nas salas de catequese. Em geral rezamos: a Oração Mariana, a Oração pela família, a Oração pela paz, a Oração da Misericórdia, a Oração de envio dos catequistas e a Missa. Foram momentos de profunda espiritualidade e catequese, onde se fez ecoar a Palavra de Deus. 

O encontro terminou no domingo, 4, s 17 horas, e os catequistas retornaram s paróquias, motivados pela força da oração, do encontro e da formação, conscientes de que são no mundo porta-vozes de Deus.

Comissão Arquidiocesana da Animação Bíblico-Catequética









CONTATO

Rua Tibiriçá nº 879 – Centro
CEP: 14010-090
Ribeirão Preto/SP


Atendimento

de 2ª a 6ª feira
Das 8h às 12h
Das 13h às 17h (16) 3610 8477

Copyright © 2019 - Arquidiocese de Ribeirão Preto - Desenvolvido por Com5