Hoje é
Notícias

26/04
2016

14ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral - 2015

Governador Alckmin recebe comitiva em defesa da preservação da Catedral Metropolitana

Em visita a Ribeirão Preto (SP) na segunda-feira, 25 de abril, o Governador Geraldo Alckmin cumpriu agenda em uma série de compromissos e recebeu uma comitiva


Governador Alckmin recebe comitiva em defesa da preservação da Catedral Metropolitana

Em visita a Ribeirão Preto (SP) na segunda-feira, 25 de abril, o Governador Geraldo Alckmin cumpriu agenda em uma série de compromissos: abertura da 23 edição da Agrishow (Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação), inauguração da nova Sede do 9 Grupamento de Bombeiros e visita s instalações da Fatec. Antes de retornar a capital paulista, o governador recebeu em audiência, s 16 horas, na Base Aérea da Polícia Militar, no Aeroporto Leite Lopes, uma comitiva formada pelo arcebispo metropolitano de Ribeirão Preto, dom Moacir Silva; o pároco da Catedral Metropolitana de São Sebastião, padre Francisco Jaber Zanardo Moussa; lideranças da Catedral; representante do Fórum de Entidades de Ribeirão Preto (Ferp); o vereador Rodrigo Simões; a historiadora Nainôra Maria Barbosa Freitas; a advogada Mariel Silvestre; entre outros apoiadores da preservação do patrimônio histórico do prédio da Catedral Metropolitana de São Sebastião. Acompanhou a audiência o deputado federal Antônio Duarte Nogueira.

O governador Geraldo Alckmin foi muito atencioso com a comitiva e ouviu os relatos a respeito da importância histórica da Catedral para a cidade de Ribeirão Preto, e também as solicitações para um encaminhamento adequado para a preservação do prédio histórico que consiste na sensibilização das autoridades municipais de Ribeirão Preto para a não construção de Estações ou Terminais de ônibus na área das Praças da Catedral. 

A principal solicitação feita ao governador consistiu no pedido de acelerar a publicação no Diário do Estado de São Paulo, da suspensão das obras iniciadas pela prefeitura no entorno da Praça da Catedral, em 6 de abril, e suspensa pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico), em ofício de 14 de abril. Mesmo com a comunicação feita em ofício pelo Condephaat Prefeitura de Ribeirão Preto, as obras ainda não foram paralisadas por motivo da falta de publicação no Diário Oficial. 

A Catedral Metropolitana de Ribeirão Preto está finalizando um contralaudo que aponta o eventual impacto das vibrações nas estruturas do prédio contestando o laudo elaborado pela Prefeitura. Este contralaudo, feito com rigor, pois exige um tempo adequado para as medições no entorno do prédio da Catedral, tem a previsão de ser entregue ao Condephaat no segundo semestre deste ano. Por isso foi pedido ao governador ajuda para que o Condephaat aguarde o término deste documento. 

De acordo com o padre Francisco o prédio da Catedral vem sofrendo com as rachaduras e outros danos e  a preocupação é a frente da Catedral que concentra o peso da torre principal e a parte detrás. Esse processo começou com a descentralização dos terminais de ônibus, uns quinze anos atrás, e o aumento do trânsito no entorno da Catedral. Foi aí que começaram a aparecer as rachaduras e mais recentemente tem aumentado os danos no prédio, afirmou padre Francisco.

No encerramento da audiência, o arcebispo dom Moacir Silva, agradeceu a atenção e a acolhida do governador, que abriu espaço em sua agenda para ouvir o apelo em defesa do patrimônio histórico e arquitetônico que a Catedral Metropolitana de São Sebastião representa para a cidade de Ribeirão Preto.

Pastoral da Comunicação
Arquidiocese de Ribeirão Preto






CONTATO

Rua Tibiriçá nº 879 – Centro
CEP: 14010-090
Ribeirão Preto/SP


Atendimento

de 2ª a 6ª feira
Das 8h às 12h
Das 13h às 17h (16) 3610 8477

Copyright © 2019 - Arquidiocese de Ribeirão Preto - Desenvolvido por Com5