Hoje é
Notícias

03/05
2016

Clero

Clero reunido para estudar os desafios da Pastoral Familiar

O arcebispo, os padres e diáconos, estarão reunidos nos dias 3, 4 e 5 de maio, na Casa Dom Luís, em Brodowski (SP), para a Atualização Teológico-Pastoral do Clero


Clero reunido para estudar os desafios da Pastoral Familiar

Acesse a Galeria de Fotos

O arcebispo, os padres e diáconos, estarão reunidos nos dias 3, 4 e 5 de maio, na Casa Dom Luís, em Brodowski (SP), para a Atualização Teológico-Pastoral do Clero da Arquidiocese de Ribeirão Preto. Com o tema: O fundamento da Pastoral Familiar: do Concílio Vaticano II ao Sínodo da Família a atualização insere-se no processo de formação permanente do Clero e na aplicação das propostas pastorais da 14 Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, contidos nas urgências pastorais das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Ribeirão Preto (2015-2019).

A atualização é coordenada pela Pastoral Presbiteral e Coordenação de Pastoral e tem como proposta o estudo dos documentos da Igreja: Gaudium et Spes, Familiaris Consorcio, Diretório da Pastoral Familiar (CNBB) e a Exortação Apostólica Amoris Laetitia (Sobre o Amor na Família), especificamente na reflexão a família e a Pastoral Familiar.  

A assessoria da atualização será de Dom João Carlos Petrini, Bispo Diocesano de Camaçari (BA), Ex-Presidente da Comissão para a Vida e a Família da CNBB (2011-2015), e um dos membros desta comissão para o período de 2015 a 2019. Ele foi um dos delegados eleitos da CNBB para a 14 Assembleia do Sínodo dos Bispos sobre a Família. Também colaborará na assessoria o padre Rafael Cerqueira Fornasier, que é doutorando em Ciências do Matrimônio e Família, no Pontifício Instituto João Paulo II para Estudos sobre Matrimônio e Família, junto Universidade Lateranense (Roma), é mestre em Antropologia Teológica pelo Institut d'tudes Théologiques de Bruxelas SJ. Padre Rafael foi assessor da Comissão para a Vida e a Família da CNBB (2011-2015) e membro da Comissão de Bioética da CNBB. 

No segundo dia da atualização, na noite de 4 de maio, o Clero terá um momento de trabalho sobre: Orientações para o Setor Família e o Acompanhamento s Novas Realidades de Família, em especial aos casais de 2 União.

A Atualização termina na quinta-feira, 5 de maio, s 12h30 com o almoço.

Dom Petrini aponta os desafios da evangelização da família no mundo atual

Na abertura da Atualização Teológico-Pastoral do Clero, 3 de maio, no período da manhã, o assessor Dom João Carlos Petrini, trabalhou o tema "Desafios da Pastoral Familiar para a vida plena e a comunhão missionária", e fez uma análise sociológica do modelo de sociedade e dos desafios enfrentados pela família nos dias atuais. 

Pastoral Presbiteral
Coordenação de Pastoral








CONTATO

Rua Tibiriçá nº 879 – Centro
CEP: 14010-090
Ribeirão Preto/SP


Atendimento

de 2ª a 6ª feira
Das 8h às 12h
Das 13h às 17h (16) 3610 8477

Copyright © 2019 - Arquidiocese de Ribeirão Preto - Desenvolvido por Com5