Hoje é
Notícias

22/01
2014

Arquidiocese

Arquidiocese celebra a festa do padroeiro São Sebastião

Com a presença de ao menos 3 mil fiéis, a Catedral Metropolitana de São Sebastião, em Ribeirão Preto (SP), celebrou em 20 de janeiro, s 19 horas, a festa de São Sebastião. A concelebração eucarística campal presidida pelo arcebispo Dom Moa


Arquidiocese celebra a festa do padroeiro São Sebastião

Acesse a Galeria de Fotos

Com a presença de ao menos 3 mil fiéis, a Catedral Metropolitana de São Sebastião, em Ribeirão Preto (SP), celebrou em 20 de janeiro, s 19 horas, a festa de São Sebastião. A concelebração eucarística campal presidida pelo arcebispo Dom Moacir Silva e concelebrada pelos padres Francisco Jaber Zanardo Moussa, Alessandro Daniel Tenan, José Carlos Rossini e Giovanni Augusto Vieira, rendeu graças ao padroeiro da Arquidiocese e da cidade.

Neste ano, a novena de São Sebastião, de 11 a 19 de janeiro, prestou homenagem aos nove pastores que exerceram seu ministério episcopal nesta diocese. No presbitério, montado nas escadarias da Catedral na Rua Florêncio de Abreu, ao lado do andor de São Sebastião, foram colocadas as fotos dos nove bispos e arcebispos, e também do papa Francisco, recordando que a primeira nomeação de um arcebispo para o Brasil, feita por Francisco, em 24 de abril de 2013, foi a de Dom Moacir Silva para a Arquidiocese de Ribeirão Preto.

São Sebastião -O arcebispo Dom Moacir Silva explicou a importância da celebração da festa do padroeiro: hoje (20) celebramos com a Igreja a festa de São Sebastião, padroeiro da nossa Igreja Catedral, padroeiro da nossa Arquidiocese e padroeiro da nossa cidade. Celebrar o santo padroeiro é conhecê-lo melhor para imitá-lo no seu dia a dia. Devoção é justamente isso, procurar fazer daquele santo de nossa devoção o modelo para a gente poder seguir melhor Jesus Cristo. São Sebastião modelo perfeito do seguimento de Jesus Cristo e discípulo missionário de Jesus Cristo. Então que ele ajude a cada um de nós a sermos melhores discípulos missionários de Nosso Senhor Jesus Cristo, salientou o arcebispo.

Homilia -O arcebispo iniciou a homilia lembrando que a comunidade paroquial ao longo da novena de São Sebastião recordou a história da arquidiocese concretizada por Deus através dos nove pastores que por aqui passaram. Eles foram instrumentos de Deus na construção da história desta Igreja Particular. Hoje a continuação desta história está nas minhas e nas nossas mãos. Por isso repito o que disse ao assumir meu ministério nesta arquidiocese, em 24 de junho passado: Venho com alegria, pois tenho certeza de que esta é a vontade de Deus para mim neste momento de minha vida. Venho com a disposição de doação total de mim mesmo a esta missão. Eu não me pertenço. Assumo esta missão, firmado na graça de Deus que jamais falta. Rezem por mim para que eu não atrapalhe a ação de Deus, recordou dom Moacir. O arcebispo continuou a citar trechos da homilia da posse direcionados: aos padres, religiosos e religiosas, diáconos, seminaristas, leigos e leigas, jovens, irmãos sofredores, doentes e pobres.

Ao citar o padroeiro São Sebastião, dom Moacir, conclamou os fiéis a serem perseverantes e corajosos no anúncio do Evangelho, sinal do comprometimento no discipulado de Cristo: Esta coragem e fortaleza de São Sebastião nos impulsiona a irmos em frente no nosso testemunho diário de Jesus Cristo, em casa, na rua, no trabalho, no lazer, na comunidade. Talvez não seja necessário derramar o nosso sangue como São Sebastião, mas nenhum de nós está dispensado de testemunhar Jesus Cristo concretamente no dia a dia. Neste nosso mundo marcado pela cultura do provisório e do descartável, precisamos da fortaleza de São Sebastião para irmos contra corrente, destacou o arcebispo.

Procissão -Terminada a concelebração os fiéis acompanharam com orações e cânticos a procissão pelas ruas da cidade. Dom Moacir conduziu em suas mãos a relíquia do padroeiro, e no retorno a Catedral, depois da ladainha, o arcebispo abençoou os fiéis e a cidade.


CONTATO

Rua Tibiriçá nº 879 – Centro
CEP: 14010-090
Ribeirão Preto/SP


Atendimento

de 2ª a 6ª feira
Das 8h às 12h
Das 13h às 17h (16) 3610 8477

Copyright © 2019 - Arquidiocese de Ribeirão Preto - Desenvolvido por Com5