Hoje é
Notícias

18/05
2016

Projeto Ribeirão Preto/Manaus

Maior celebração de Pentecostes do Brasil reúne mais de 100 mil fiéis em Manaus

A Arquidiocese de Ribeirão Preto esteve representada na celebração pelo padres: Marcus Vinícius Miranda, Acássio Ferreira Rocha e o seminarista em ano pastoral Fernando Franco.


Maior celebração de Pentecostes do Brasil reúne mais de 100 mil fiéis em Manaus

Espírito Santo, Fonte de Vida e Misericórdia, este foi o tema da festa de Pentecostes realizada no domingo, 15 de maio, no Centro de Convenções Sambódromo, em Manaus (AM). Mais de 100 mil pessoas celebraram a festa do nascimento da igreja. Elas vieram de todos os cantos da cidade e do interior do Estado, das paróquias e áreas missionárias de Manaus que compõe os doze setores da Arquidiocese de Manaus. Também estiveram presentes mais de 120 religiosos/religiosas, diáconos, padres e bispos.

A programação iniciou com a animação conduzida pelos padres Charles Cunha e  pela Irmã Célia, com a participação do grupo Despertai Amazônico que cantou diversas músicas religiosas e agitou todos os que chegavam e se acomodavam. A grande novidade desde ano, como obra de misericórdia, foram os 40 pontos com sacerdotes para a realização de confissão, espalhados pelo sambódromo.

Momentos antes da missa, houve a procissão da Bandeira do Divino Espírito Santo que foi sinal da presença do Espírito, o Paráclito, seguida da entrada da imagem de Nossa Senhora e logo após iniciou a celebração Eucarística com a procissão de entrada formada por coroinhas, diáconos, padres e bispos que servem a Igreja de Manaus.

Solidariedade Gesto concreto

A entrada foi gratuita, mas todos foram convidados a fazer doação de um quilo de alimento não perecível. Motivados pela solidariedade aos carentes e famílias necessitadas das comunidades do interior, os fiéis católicos assumiram o compromisso da doação de alimento. Segundo a Cáritas Arquidiocesana, essa mobilização ajudou a arrecadar cerca de 4 toneladas de alimentos.

Arquidiocese de Ribeirão Preto 

A Arquidiocese de Ribeirão Preto esteve representada na celebração pelo padres: Marcus Vinícius Miranda que colabora no Projeto Missionário Ribeirão Preto/Manaus, Acássio Ferreira da Rocha, que está fazendo a experiência missionária na Sociedade das Missões Estrangeiras; além do seminarista em ano pastoral, Fernando Venturin Franco, que nos meses de maio a julho, desenvolve a experiência missionária nas paróquias atendidas pelo Projeto Missionário Ribeirão Preto/Manaus, nas cidades de Manaus e Careiro da Várzea. O padre Eulálio Arteaga Pion, FDCC, que integra o projeto missionário não participou desta celebração por motivos de celebrações nas comunidades ribeirinhas atendidas pela paróquia do Careiro da Várzea.

Seminarista no Ano Pastoral

O seminarista em ano pastoral Fernando Venturin Franco, após concluir os estudos teológicos, em 2015, vive neste ano de 2016 o Ano Pastoral. O Plano de Formação Inicial dos Seminários da Arquidiocese de Ribeirão Preto, no capítulo X Ano Pastoral, nas páginas 40 a 42, prevê no processo formativo um período de preparação prática e sistemática no campo da ação evangelizadora missionária. O objetivo do Ano Pastoral é favorecer ao seminarista concentrar-se no seu processo de maturação para o pastoreio e a missão (RFIS, 42).

O Ano Pastoral, entre outros pontos, inclui uma experiência pastoral paroquial no período de seis meses que inclui uma experiência missionária de dois meses no Projeto Missionário Ribeirão Preto/Manaus: Durante o primeiro momento, como seminarista, o Ano Pastoral será vivenciado em uma paróquia no período de seis meses e, dentro desse período, também fará uma experiência de dois meses no Projeto Missionário Ribeirão Preto/Manaus, sendo esse período estabelecido entre os padres do projeto Manaus, o padre que o acolherá para o Ano Pastoral e o Arcebispo. 

A ordenação diaconal do seminarista Fernando Franco está marcada para o dia 26 de agosto de 2016, s 19h30, na paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Sertãozinho (SP).


Fonte: Ana Kelly Franco - Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus - http://www.arquidiocesedemanaus.org.br/

Fotos: Padre Acássio Ferreira Rocha e Arquidiocese de Manaus

Os padres Acássio e Marcus Vinícius (Foto: Pe. Acássio)

O seminarista em ano pastoral Fernando Franco (sétimo da fila) - (Foto: Arquidiocese de Manaus)

Pe. Marcus Vinícius - (Foto: Arquidiocese de Manaus)

(Foto: Pe. Acássio)

(Foto: Pe. Acássio)


CONTATO

Rua Tibiriçá nº 879 – Centro
CEP: 14010-090
Ribeirão Preto/SP


Atendimento

de 2ª a 6ª feira
Das 8h às 12h
Das 13h às 17h (16) 3610 8477

Copyright © 2019 - Arquidiocese de Ribeirão Preto - Desenvolvido por Com5