Hoje é
Notícias

27/05
2016

Catedral

Solenidade de Corpus Christi marca abertura do Ano do Centenário da Catedral

A solenidade de Corpus Christi reuniu na quinta-feira, 26 de maio, s 17h30, ao menos 3 mil fiéis, na Catedral Metropolitana de São Sebastião, em Ribeirão Preto (SP)


Solenidade de Corpus Christi marca abertura do Ano do Centenário da Catedral

Acesse a Galeria de Fotos

A solenidade de Corpus Christi reuniu na quinta-feira, 26 de maio, s 17h30, ao menos 3 mil fiéis, na Catedral Metropolitana de São Sebastião, em Ribeirão Preto (SP). A concelebração Eucarística campal foi presidida pelo arcebispo dom Moacir Silva e concelebrada pelos padres: Francisco Jaber Zanardo Moussa, pároco da Catedral; Reginaldo Augusto Belém, vigário forâneo da forania São Sebastião; Antônio lcio de Souza, mestre de cerimônias; Samuel Matias; Angelino Venute; Nilton Peres de Souza; Severino Germano da Silva; Gilberto Kasper; Marcos da Matta; José Renato Rodrigues Duarte; Márcio Luiz de Souza; Américo Romito, CMF; Reni Bressolin, CMF; os diáconos: Flávio Livotto e Clóvis Gutierrez; seminaristas, além de autoridades civis.

A concelebração marcou a abertura do Ano do Centenário da Igreja Catedral de Ribeirão Preto, Igreja Mãe da Diocese de Ribeirão Preto, e que em 2017, celebrará os 100 anos de edificação da construção Igreja. Na recordação da vida foi feita a memória histórica e em procissão símbolos recordaram os trabalhos e serviços existentes nos dias de hoje na Catedral identificados por placas com a descrição das pastorais, movimentos e serviços. Nesta celebração em que solenemente festejamos o Corpo de Cristo abrimos o centenário da Catedral de São Sebastião, um templo que nos impressiona a alma, porque a beleza pura da imponente catedral age como um sacramento, recordou o texto elaborado pela professora Nainôra Maria Barbosa de Freitas.

Na introdução da homilia, o arcebispo dom Moacir Silva, exaltou o sentido do início das celebrações no ano do centenário da Catedral. Queridos irmãos e irmãs, estamos iniciando o ANO JUBILAR para comemorar os CEM ANOS da Catedral de São Sebastião. Jubileu significa júbilo, alegria; mas não simplesmente uma alegria interior e, sim uma alegria que se manifesta exteriormente; é para isso o nosso Ano Jubilar. O Ano Jubilar é também um convite para a purificação da memória, pois o jubileu deve ser um momento de avaliação de nossa caminhada eclesial, de pedido de perdão pelas falhas acontecidas, nesta caminhada, ao longo desses 100 anos, explicou o arcebispo.

Após a Eucaristia, o arcebispo dom Moacir, os padres concelebrantes, e os fiéis saíram em procissão pelas ruas do centro de Ribeirão Preto. O Santíssimo Sacramento conduzido pelo arcebispo era seguido pelos fiéis com cânticos e louvores de adoração. Terminada a procissão, o arcebispo dom Moacir Silva deu a bênção solene do Santíssimo Sacramento aos fiéis presentes.

Oração do Ano do Centenário da Igreja Catedral de Ribeirão Preto

Senhor, nascida no mistério da vossa Páscoa, a vossa Igreja, pelo testemunho e pela pregação dos Apóstolos, e, pela força do Espírito Santo, se expandiu pelo mundo, e chegou até nós.
E aqui se formou com a nossa fraqueza e assumiu a nossa história como Igreja Catedral de São Sebastião do Ribeirão Preto.
Há cem anos, com os nossos Pastores, somos aqui a vossa Igreja, endereço, onde todos os que vos procuram, podem vos encontrar.
Onde todos podem viver a vossa presença amorosa, e ouvir vossa Palavra de vida.
Onde todos podem nutrir-se da vossa caridade humana e divina na mesa eucarística.
Onde todos podem receber o sopro do vosso Espírito que traz, e que nutre a graça da filiação, a graça da fraternidade e a graça da missão, sendo germe e sinal da civilização do amor.
Graças vos damos, Senhor, pelo dom da Igreja e pela graça de ser Igreja.
Curai as feridas dessa caminhada de cem anos e reavivai o dom que lhe deste desde o principio.
Amém!

Texto e Fotos: Pastoral da Comunicação Arquidiocese de Ribeirão Preto


CONTATO

Rua Tibiriçá nº 879 – Centro
CEP: 14010-090
Ribeirão Preto/SP


Atendimento

de 2ª a 6ª feira
Das 8h às 12h
Das 13h às 17h (16) 3610 8477

Copyright © 2019 - Arquidiocese de Ribeirão Preto - Desenvolvido por Com5