Hoje é
Notícias

10/06
2016

Ministros

Formação para MESCE aborda as obras de misericórdia

Com o tema Eucaristia, Sacramento da Misericórdia ao menos 850 ministros participaram do Encontro dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística (MESCE)


Formação para MESCE aborda as obras de misericórdia

Acesse a Galeria de Fotos

Com o tema Eucaristia, Sacramento da Misericórdia ao menos 850 ministros participaram do Encontro dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística (MESCE), no domingo, 29 de maio, na paróquia Santo Antônio Maria Claret e Frei Galvão, na Vila Recreio, em Ribeirão Preto (SP). O encontro reuniu as 21 paróquias das foranias: Santo Antônio Maria Claret, Bom Jesus da Lapa e Santo Antônio, além de um Santuário e uma Reitoria, e contou com a presença do arcebispo dom Moacir Silva e dos padres Danilo Luís Rufato e Edgard Sebastião Rosse, assessores arquidiocesanos dos ministros, além de padres das paróquias das foranias. 

O tema central do encontro foi assessorado pelo padre Paulo Henrique Martins, pároco da paróquia Santa Teresinha Doutora, que explicou aos participantes o sentido e a importância de vivermos com intensidade o Ano Santo da Misericórdia, e abordou os temas: O que são as Obras de Misericórdia? e Quais são as Obras de Misericórdia? De acordo com o padre Paulo, um dos trechos da Bula do Papa Francisco indicam o caminho a ser seguido para bem viver o Ano Santo da Misericórdia: Precisamos sempre de contemplar o mistério da misericórdia. fonte de alegria, serenidade e paz. condição da nossa salvação. Misericórdia: é a palavra que revela o mistério da Santíssima Trindade. Misericórdia: é o ato último e supremo pelo qual Deus vem ao nosso encontro. Misericórdia: é a lei fundamental que mora no coração de cada pessoa, quando vê com olhos sinceros o irmão que encontra no caminho da vida. Misericórdia: é o caminho que une Deus e o homem, porque nos abre o coração esperança de sermos amados para sempre, apesar da limitação do nosso pecado Papa Francisco, Bula Misericordiae Vultus 2- 3). 

O encontro terminou com a celebração eucarística presidida pelo arcebispo dom Moacir Silva, que após a homilia presidiu o rito de instituição de novos ministros. De acordo com orientação da Chancelaria os novos ministros e as reconduções ocorrerão sempre nas celebrações dos encontros por foranias durante o ano.

Orientações da Chancelaria

Em 1 de fevereiro de 2016 a Chancelaria da Arquidiocese de Ribeirão Preto publicou as orientações para instituição e recondução dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística (MESCE).

Acesse aqui o documento com as Orientações

Próximos Encontros dos Ministros

11/09 Foranias São Bento e São José
Enviar os pedidos de provisão cúria: a partir de 15 de agosto/2016
Retirada da provisão e carteirinhas: 09 de setembro/2016

23/10 Foranias São Sebastião, Cristo Operário e Santa Maria Goretti
Enviar os pedidos de provisão Cúria: a partir de 20 de setembro/2016
Retirada da provisão e carteirinhas: 21 de outubro/2016


CONTATO

Rua Tibiriçá nº 879 – Centro
CEP: 14010-090
Ribeirão Preto/SP


Atendimento

de 2ª a 6ª feira
Das 8h às 12h
Das 13h às 17h (16) 3610 8477

Copyright © 2019 - Arquidiocese de Ribeirão Preto - Desenvolvido por Com5