Hoje é
Notícias

13/06
2016

Pastoral da Comunicação

Jornada da Pascom refletiu sobre o tema comunicação e misericórdia

A Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Ribeirão Preto realizou no domingo, 5 de junho, no Auditório Franciscano, na paróquia Santo Antônio Maria Claret e Frei Galvão


Jornada da Pascom refletiu sobre o tema comunicação e misericórdia

Acesse a Galeria de Fotos

Acesse os materiais da III Jornada:

Pastoral da Comunicação - Dom Vilson

Comunicação e Misericórdia - Dom Vilson

A Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Ribeirão Preto realizou no domingo, 5 de junho, no Auditório Franciscano, na paróquia Santo Antônio Maria Claret e Frei Galvão, na Vila Recreio, em Ribeirão Preto (SP), a III Jornada da Comunicação. Com o tema: Comunicação e Misericórdia: sermos comunicadores e anunciadores da misericórdia a jornada reuniu 55 participantes, entre agentes paroquiais da Pascom da Arquidiocese, e participantes de paróquias das dioceses da sub-região Ribeirão Preto I: Franca e São João da Boa Vista.

A jornada foi assessorada pelo bispo diocesano de Limeira, dom Vilson Dias Oliveira, DC, referencial da Pastoral da Comunicação no Regional Sul 1 da CNBB, e Márcia Darc Lima, de São José do Rio Preto, e representante da sub-região Ribeirão Preto II, e integrante da Equipe da Pascom do Regional Sul 1. Esteve presente e colaborou na assessoria o seminarista da diocese de Limeira, Diego Rodrigo dos Santos.

A jornada começou com a Oração do Ano Santo da Misericórdia presidida pelo assessor arquidiocesano da Pascom, padre Gilberto Kasper. Em seguida o arcebispo dom Moacir Silva saudou os participantes e desejou a todos um profícuo dia de estudos e reflexões. 

Em sintonia com o Ano Santo da Misericórdia, a jornada refletiu sobre a prática da comunicação e dos agentes da Pastoral da Comunicação enquanto comunicadores e anunciadores da misericórdia. A assessoria Márcia Darc Lima, em sua exposição, primeiramente apresentou conceitos sobre o que é comunicação e quais são as ações que uma equipe de Pastoral da Comunicação desenvolve, tudo isto, a partir do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil (documento 99 da CNBB) e de outros documentos da Igreja. 

O bispo diocesano de Limeira e assessor da jornada, Dom Vilson, abordou o tema central a partir de duas exposições, e exemplificou como as ações e o testemunho comunicacional do papa Francisco revelam a vivência da misericórdia. A primeira reflexão abordou a mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais que trouxe o tema: Comunicação e Misericórdia: um encontro fecundo. A segunda exposição tratou do tema: A verdade tornará livres (Jo 8, 32) e destacou princípios e valores a serem desenvolvidos para o pleno exercício da comunicação misericordiosa: saber escutar, a proximidade, a verdade, a humildade, a mansidão, o acolhimento, entre outras ações que podemos encontrar na mensagem do papa Francisco: O encontro entre a comunicação e a misericórdia é fecundo na medida em que gerar uma proximidade que cuida, conforta, cura, acompanha e faz festa.

Dom Vilson ainda alertou a respeito da responsabilidade dos agentes da Pascom em terem critérios nas publicações nas redes sociais. As redes sociais, bem como todos os meios de comunicação devem estar a serviço das pessoas e colaborem no relacionamento humano e social. necessário na atualidade, vencermos o vício e a dependência das redes sociais que podem nos afastar das pessoas que estão próximas de nós e desconsiderarmos o valor da comunicação pessoal. 

No período da tarde, os participantes se reuniram por grupos e depois apresentaram as reflexões em plenário. A III Jornada terminou com a Eucaristia presidida pelo arcebispo dom Moacir Silva e concelebrada por dom Vilson, padres participantes e diácono. 

Pastoral da Comunicação
Arquidiocese de Ribeirão Preto


CONTATO

Rua Tibiriçá nº 879 – Centro
CEP: 14010-090
Ribeirão Preto/SP


Atendimento

de 2ª a 6ª feira
Das 8h às 12h
Das 13h às 17h (16) 3610 8477

Copyright © 2019 - Arquidiocese de Ribeirão Preto - Desenvolvido por Com5