Hoje é
Notícias

17/06
2016

Conselho

CAP analisa o mapeamento pastoral da Arquidiocese

Os 73 integrantes do Conselho Arquidiocesano de Pastoral (CAP): Arcebispo, Coordenador de Pastoral, Secretariado Arquidiocesano de Pastoral, Vigários e Leigos Forâneos, Presidente e 02 Leigos Referenciais das 10 Comissões


CAP analisa o mapeamento pastoral da Arquidiocese

Acesse a Galeria de Fotos

Os 73 integrantes do Conselho Arquidiocesano de Pastoral (CAP): Arcebispo, Coordenador de Pastoral, Secretariado Arquidiocesano de Pastoral, Vigários e Leigos Forâneos, Presidente e 02 Leigos Referenciais das 10 Comissões, estiveram reunidos no sábado, 11 de junho, para a segunda reunião deste ano. O arcebispo dom Moacir Silva, presidiu a oração mariana, dando início ao momento de espiritualidade do conselho. O comentário inicial da oração motivou os conselheiros a viverem o sentido da unidade a exemplo da resposta de Maria ao chamado de Deus: com muita alegria que aqui nos encontramos para  louvarmos   Trindade  Santa que nos reúne  como  irmãos e irmãs. Hoje queremos celebrar o generoso SIM de Maria, na certeza de que ela nos ajuda a cada  novo  dia  renovarmos  o nosso Sim de cristãos, filhos e filhas amados de Deus e, também, o nosso Sim de Conselheiros e Conselheiras do CAP.

Terminada a oração, o coordenador de pastoral, padre Luís Gustavo Tenan Benzi, acolheu os conselheiros e apresentou a pauta da reunião. Antes de iniciar os temas da pauta, Andrea Vitaliano, leiga referencial da quinta urgência, coordenou uma dinâmica de grupo com o tema Reconhecimento. Segundo Andrea, o objetivo da dinâmica é descobrir quem sou frente a missão, onde estou e como estou. Reconhecer o papel do outro dentro da mesma missão e fortalecer a emoção mudando do apontamento de falhas para a valorização do positivo no outro.

O tema central da reunião foi a retomada da apresentação dos resultados da tabulação do Mapeamento Pastoral das 5 urgências pastorais: 1 Urgência: Igreja em estado permanente de missão; 2 Urgência: Igreja: casa da iniciação vida cristã; 3 Urgência: Igreja: lugar de animação bíblica da vida e da pastoral; 4 Urgência: Igreja: comunidade de comunidades; 5 Urgência: Igreja a serviço da vida plena para todos. A tabulação do mapeamento pastoral (diagnóstico) é o resultado das respostas paroquiais a um questionário encaminhado pelo Secretariado de Pastoral para conhecer aquilo que existe nas paróquias referente a cada uma das urgências. Na última reunião do conselho, 5 de março, a tabulação apresentada englobou um total de 52 respostas, e após um esforço para abranger o maior número de respostas, por intermédio da aproximação das paróquias que não haviam feito a entrega, o esforço foi recompensado com a chegada de novas respostas, e totalizou 72 respostas das paróquias e o encerramento deste levantamento. A partir deste diagnóstico estão sendo elaborados projetos para a aplicação das perspectivas de ação das diretrizes. 

A segunda parte da reunião abriu a oportunidade para os conselheiros em grupos refletirem sobre as seguintes questões: 1. Qual avaliação o grupo faz do resultado da atualizado da tabulação do Mapeamento das Urgências Pastorais? e 2. A partir da apresentação do Mapeamento das Urgências Pastorais indique sugestões de temas para as Capacitações Missionárias (2017 a 2019)? No retorno dos grupos ocorreu o plenário.

Antes, do encerramento da reunião, Andrea Vitaliano, concluiu a aplicação da dinâmica de grupo, dando ênfase a validação do momento vivido. E, com os comunicados pastorais, a oração e a bênção presidida pelo arcebispo a reunião foi concluída.

Acesse os materiais da reunião:


Mapeamento Pastoral - Relatório Final (Percentual Paroquial)

1 Urgência - Igreja em Estado Permanente de Missão

2 Urgência - Igreja: casa da iniciação vida cristã

3 Urgência - Igreja: lugar de animação bíblica da vida e da pastoral

4 Urgência - Igreja: comunidade de comunidades

5 Urgência - Igreja a serviço da vida plena para todos

Avisos - Comunicados Pastorais


CONTATO

Rua Tibiriçá nº 879 – Centro
CEP: 14010-090
Ribeirão Preto/SP


Atendimento

de 2ª a 6ª feira
Das 8h às 12h
Das 13h às 17h (16) 3610 8477

Copyright © 2019 - Arquidiocese de Ribeirão Preto - Desenvolvido por Com5