Hoje é
Notícias

17/06
2016

14ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral - 2015

VII Semana Teológica no Cearp refletiu sobre o tema Família

Com o tema: Os novos desafios para a família, de 23 a 25 de maio, o Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto (CEARP), em Brodowski (SP), realizou a VII Semana Teológica.


VII Semana Teológica no Cearp refletiu sobre o tema Família

Acesse a Galeria de Fotos

Com o tema: Os novos desafios para a família, de 23 a 25 de maio, o Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto (CEARP), em Brodowski (SP), realizou a VII Semana Teológica. 

A VII Semana Teológica inseriu-se nos estudos e reflexões temáticas sobre a Família, por ocasião do 14 Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos sobre a Família (2015) e a Exortação Apostólica Pós-sinodal sobre o amor na família, do papa Francisco.

A Abertura da VII Semana Teológica começou na manhã de segunda-feira, 23, com a palestra de Dom João Bosco Barbosa de Sousa, OFM, Bispo de Osasco e Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e Família, que apresentou reflexões a respeito da Exortação Apostólica Amoris Laetitia (Sobre o Amor na Família).

O segundo dia de estudos contou com a presença do padre José Rafael Solano Durn, da arquidiocese de Londrina, que refletiu o tema: Desafios da família no campo da vida e no pós-sínodo, retomando a exortação Amoris Laetitia, do papa Francisco.

O padre Rafael iniciou a exposição fazendo um resgate da definição e da fundamentação da vida humana, passando pelas formas atuais de ser família e as grandes preocupações atuais da vida familiar. Reforçou o valor da Família Real, que tem como ícone a Sagrada Família de Nazaré, em contraponto família romântica ou ideal. Lembrou, ainda, que segundo o papa Francisco, a ternura e o testemunho são grandes experiências que devem estar presentes na realidade familiar para que a família se torne o novo sinal dos tempos.

Ao tratar da exortação Amoris Laetitia o padre Solano destacou a necessidade de criar métodos de leitura para compreender corretamente o texto e o próprio objetivo do papa levando em conta a poética, a pastoral e a moral.

Grupos de Trabalho  No terceiro e último dia, 25, os professores, os alunos e participantes da Semana Teológica trabalharam em grupos com os seguintes temas e respectivos assessores: Matrimônio e Família no contexto da Modernidade Líquida (Padre Sidney e Padre Sinval); Os novos desafios para a família a partir das ideologias sexuais (Padre Valdomiro);  Perspectivas pastorais para a Família a partir do Pontificado de Francisco (Padre Paulo Mazzi) e A Constituição Federal e os novos desafios da família (Padre Nilson).

Márcio Smiguel Pimenta
Igor Fernando Aparecido Madalosso de Lima
Pastoral da Comunicação Arquidiocesana

Acesse os Materiais

Novos Desafios. Missão da Família. Amoris Laetitia - Dom João Bosco Barbosa de Souza, ofm

Amoris Laetitia - José Rafael Solano Durn



CONTATO

Rua Tibiriçá nº 879 – Centro
CEP: 14010-090
Ribeirão Preto/SP


Atendimento

de 2ª a 6ª feira
Das 8h às 12h
Das 13h às 17h (16) 3610 8477

Copyright © 2019 - Arquidiocese de Ribeirão Preto - Desenvolvido por Com5