Hoje é
Notícias

24/01
2014

Paróquias

Dedicação e ano jubilar na paróquia mais antiga da arquidiocese

Aproxima-se o ano do bicentenário da paróquia do Senhor Bom Jesus da Cana Verde dos Batatais, em Batatais (SP).


Dedicação e ano jubilar na paróquia mais antiga da arquidiocese

Aproxima-se o ano do bicentenário da paróquia do Senhor Bom Jesus da Cana Verde dos Batatais, em Batatais (SP).

A paróquia foi criada em 25 de fevereiro de 1815 por alvará régio do Príncipe Regente, Dom João IV, depois de ter sido apresentado o pedido pelo bispo diocesano de São Paulo, Dom Matheus de Abreu Pereira, e passado pela mesa de Consciência e ordem da coroa. A iniciativa, de se criar a paróquia, ou freguesia como era chamada na época, no Sertão dos Batatais, foram dos proprietários das fazendas Batatais e Paciência, os senhores, Manoel Bernardes do Nascimento, Alferes Antonio José Dias e moradores das mesmas, que já formava um pequeno aglomerado de casas. O território da nova paróquia foi desmembrado da paróquia de Franca. Nesta mesma data foi criada a paróquia de Casa Branca, desmembrada de Mogi-Guaçu.

O padroeiro de Casa Branca foi sugestão do povo daquela localidade e o de Batatais foi imposição do bispo de São Paulo, por se tratar de uma devoção particular do mesmo e uma forte tradição portuguesa.

No tocante Igreja, foram três. A primeira construída de forma ligeira de pequeno porte e sem beleza por volta de 1810, no território da fazenda Batatais, quando foi feito o pedido de criação da paróquia. A segunda começou a ser construída por volta de mil oitocentos e dois ou três, já em terreno próprio da igreja doado por Germano Moreira na localidade denominada Campo Limpo das Araras e que hoje é a cidade de Batatais, esta construção foi terminada e abençoada em 1838 e perdurou até 1926.

A construção da atual igreja matriz teve início em 1926 e foi aberta para exposição das obras de Cândido Portinari em 14 de março de 1953. A primeira missa foi celebrada, na nova construção, ainda inacabada, no dia 15 de março de 1953.
Por nunca ter sido dedicada o senhor arcebispo Dom Moacir Silva, abrirá o ano jubilar dos duzentos anos de criação, no dia 25 de fevereiro de 2014, s 19h30, com a dedicação a Deus da igreja matriz.

um período histórico muito importante para a cidade de Batatais, pois, a criação da paróquia é a certidão de nascimento da cidade e para a Arquidiocese de Ribeirão Preto, uma vez, que é a paróquia mais antiga.

Restauração das obras de Cândido Portinari

O início do restauro das obras de Cândido Portinari (1903-1962), na Igreja Matriz Bom Jesus da Cana Verde, em Batatais, começou em 29 de novembro de 2013 e tem previsão para conclusão em dezembro deste ano. São 28 obras a serem restauradas. A restauração está sendo realizada por Florence White de Vera, diretora técnica do ateliê De Vera Artes, de São Paulo. O custo do trabalho é estimado em R$ 354.784,00 (trezentos e cinquenta e quatro mil e setecentos e oitenta e quatro reais) com recursos do Governo do Estado de São Paulo.

Pe. Pedro Ricardo Bartolomeu
Pároco


CONTATO

Rua Tibiriçá nº 879 – Centro
CEP: 14010-090
Ribeirão Preto/SP


Atendimento

de 2ª a 6ª feira
Das 8h às 12h
Das 13h às 17h (16) 3610 8477

Copyright © 2019 - Arquidiocese de Ribeirão Preto - Desenvolvido por Com5