Hoje é
Notícias

30/08
2016

Ordenação

Ordenação Diaconal em Sertãozinho

O seminarista Fernando Venturin Franco foi ordenado diácono pela imposição das mãos do arcebispo dom Moacir Silva, no dia 26 de agosto, na paróquia Nossa Senhora Aparecida


Ordenação Diaconal em Sertãozinho

Acesse a Galeria de Fotos

Com o lema de ordenação diaconal Fala Senhor, que teu servo escuta (1Sm 3,10), o seminarista Fernando Venturin Franco foi ordenado diácono transitório pela imposição das mãos do arcebispo dom Moacir Silva, em concelebração eucarística, no dia 26 de agosto, na paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Sertãozinho (SP). A concelebração contou com a presença de padres, diáconos, seminaristas, candidatos ao diaconato permanente da arquidiocese, além de padres de outras dioceses e grande número de fiéis.

Dom Moacir iniciou a reflexão da Palavra de Deus exortando o futuro diácono a viver a vocação como escuta atenta da Palavra de Deus e envolvimento nos projetos de Deus. Ele (Fernando) escolheu como lema de Ordenação a afirmação de Samuel: Fala Senhor, que teu servo escuta. Isso implica a constante disposição para escutar Deus, para estar atento vontade de Deus na vida e no ministério. Isso exige um desvencilhar dos projetos pessoais e envolver-se nos projetos de Deus. Fala Senhor, que teu servo escuta! E o Senhor diz hoje para você, caro filho Fernando, pela boca de São Paulo: serve de exemplo para os fiéis, na palavra, na conduta, na caridade, na fé, na pureza, disse o arcebispo.

O arcebispo ainda motivou o ordinando a ser exemplo de vida no anúncio da Palavra, na conduta, na caridade, na fé e na pureza. Caro filho Fernando, pela ordenação diaconal você se torna mensageiro do Evangelho de Cristo, servidor da Palavra de Deus, salientou dom Moacir.

E, ao concluir a homilia, dom Moacir exortou o ordinando a ser sinal de transformação por intermédio do exercício do ministério diaconal. Neste serviço diaconal você vai encontrar muitas situações que precisam ser transformadas. Pelo exercício do ministério diaconal, pelo serviço da Palavra, da Liturgia e da Caridade, você vai levar alegria, paz, vida nova, orientação, meios de santificação para as pessoas e para as famílias, nas diversas situações em que elas se encontrem. Você vai ser instrumento da graça de Deus para as pessoas, especialmente na celebração do Sacramento do Batismo e na presidência do Sacramento do Matrimônio. O Senhor vai atuar por meio do seu ministério diaconal. Não tenha medo desta grande missão, pois Jesus já rezou por você na véspera de sua Paixão: Pai santo, Consagra-os na verdade; a tua palavra é a verdade. Com tu me enviaste ao mundo, assim também eu os enviei ao mundo. Eu me consagro por eles, a fim de eles também sejam consagrados na verdade (Jo 17,18-19). Por fim, desejo que o Cristo Jesus, o grande servidor do Pai e dos irmãos, seja sempre o modelo a ser seguido por você. Que Maria, a humilde serva do Senhor, acompanhe, com sua maternal proteção, o seu ministério diaconal. Amém!, concluiu dom Moacir.

No encerramento da concelebração, o diácono Fernando, proferiu o agradecimento direcionado a todos que ajudaram e fizeram parte da história pessoal e vocacional, durante os oito anos de formação e discernimento vocacional:
 
Deus na sua imensidão me chamou e eu disse: Fala Senhor, que teu servo escuta!. Com essa frase do profeta Samuel que assumi verdadeiramente a minha vocação. Hoje agradeço de coração sincero a esse amor indiviso que em momento algum me abandonou, também a dom Joviano, de feliz memória, que abriu as portas do Seminário Bom Pastor e ao padre José Humberto, pastor e amigo, por cuidar e zelar da minha vocação como um pai que cuida de seu filho. minha família, alicerce que me ajudou a chegar a realização da minha vida enquanto pessoa e também vocacional me fortalecendo nas quedas e sorrindo comigo nas vitórias. Na pessoa de dom Moacir, nosso pastor, por acreditar e confiar na minha vocação e no meu amor para com a Igreja de Jesus Cristo, e também agradecer a Igreja, Corpo Místico que se encontra nesta Arquidiocese por me acolher e me fazer parte dela como ministro ordenado. Não poderia deixar de agradecer também ao presbitério que durante oito anos de caminhada me ensinaram que vale a pena abandonar tudo e se entregar a Deus. Aos amigos vocacionados e também aos amigos pessoais meu muito obrigado por fazerem parte deste ciclo que está apenas começando. Enfim, coloco a minha vocação a cada um aqui presente  e também aos que não puderam se fazer presença física, mas se encontram unidos a nós em oração aos cuidados da Virgem Aparecida, que ela cuide e zele por cada um de nós para que possamos a cada dia corresponder ao chamado que seu Filho Jesus faz a cada um de nós. Meu muito obrigado!


CONTATO

Rua Tibiriçá nº 879 – Centro
CEP: 14010-090
Ribeirão Preto/SP


Atendimento

de 2ª a 6ª feira
Das 8h às 12h
Das 13h às 17h (16) 3610 8477

Copyright © 2019 - Arquidiocese de Ribeirão Preto - Desenvolvido por Com5