Hoje é
Notícias

10/10
2016

14ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral - 2015

Formação missionária na abertura arquidiocesana do mês missionário 2016

Encontro de formação e abertura arquidiocesana do mês missionário 2016 reuniu agentes de pastoral das paróquias da Arquidiocese de Ribeirão Preto.


Formação missionária na abertura arquidiocesana do mês missionário 2016

Acesse a Galeria de Fotos

Tema: Cuidar da Casa Comum é nossa missão
Lema: Deus viu que tudo era muito bom... (Gn 1, 31)


Com a presença de aproximadamente 50 participantes, o Conselho Missionário Diocesano COMIDI e a Comissão para Animação Missionária e Cooperação Intereclesial realizaram na manhã do dia 24 de setembro, no Salão Dom Alberto, em Ribeirão Preto, o Encontro de formação e abertura arquidiocesana do mês missionário 2016 para as foranias e paróquias de toda a Arquidiocese de Ribeirão Preto.

A programação da abertura do mês missionário contou com as reflexões feitas pelo arcebispo dom Moacir Silva; padre Ilson Vicente Olimpio, coordenador do COMIDI e referencial da primeira urgência pastoral no Secretariado de Pastoral: Igreja em estado permanente de missão; diácono Luiz Cláudio Fernandes, integrante do COMIDI; padre Aparecido Donizeti Maciel, presidente da Comissão para Animação Missionária e Cooperação Intereclesial. Houve também a exibição do vídeo de apresentação da novena missionária e do material missionário.

Na abertura o padre Ilson Olimpio acolheu e saudou os participantes motivando-os a serem discípulos missionários. Como Igreja permanente em missão, somos chamados enquanto batizados a insistirmos com a evangelização, com o nosso testemunho e a nossa fé, disse padre Ilson.

O momento de oração meditou a realidade missionária destacando o tema e a oração do mês missionário. Em seguida, a primeira exposição da formação foi feita pelo arcebispo dom Moacir Silva, que comentou algumas palavras do papa Francisco na Exortação Apostólica Evangelii Gaudium que fundamentam e dão base para a sermos uma igreja em permanente estado de missão. O sujeito da missão é o povo que peregrina pela cruz, portanto, todos e cada um de nós, batizados, crismados, estamos implicados e somos sujeitos da evangelização. Ser discípulo significa ter a disposição permanente para de levar aos outros o amor de Jesus, ressaltou dom Moacir.

O diácono Luiz Cláudio Fernandes apresentou um panorama dos organismos responsáveis pela animação missionária nos âmbitos: mundial, nacional, regional e arquidiocesano.

A última exposição coube ao padre Aparecido Donizeti Maciel que explanou a respeito dos materiais disponíveis para a Campanha Missionária: cartaz, novena, mensagem do Papa Francisco, DVD, marcadores de página, oração dos fiéis, envelope da coleta. Estes materiais são produzidos pela Pontifícia Obra Missionária (POM) e enviado a todas as dioceses e depois distribuído s paróquias e comunidades.

Campanha Missionária 2016

Outubro é o Mês das Missões, um período de intensificação das iniciativas de animação e cooperação missionária em todo o mundo. O objetivo é sensibilizar, despertar vocações missionárias e realizar a Coleta no Dia Mundial das Missões, penúltimo domingo de outubro (este ano dias 22 e 23), conforme instituído pelo papa Pio XI em 1926.

Cuidar da Casa Comum é nossa missão. Este é o tema escolhido para a Campanha Missionária em 2016. O lema é extraído da narrativa da criação no livro do Gênesis: Deus viu que tudo era muito bom (Gn 1, 31). O projeto do Criador é maravilho, mas encontra-se ameaçado! A preocupação pela ecologia parte de dois gritos: o grito dos pobres que mais sofrem, e o grito da Terra que geme pela exploração. A temática retoma a Campanha da Fraternidade Ecumênica deste ano e amplia a missão de cuidar da vida em todo o planeta.Em sua Encíclica Laudato si, o papa Francisco adverte que a existência humana se baseia sobre três relações intimamente ligadas: as relações com Deus, com o próximo e com a terra (LS 66). E lança uma pergunta: Que tipo de mundo queremos deixar a quem nos suceder, s crianças que estão crescendo? (LS 160). Em nossa Casa Comum, tudo está interligado, unido por laços invisíveis, como uma única família universal. E nós recebemos de Deus a missão de cuidar dessas relações. Isso tem a ver com a missão da Igreja. Queremos fazer do cuidado do planeta a nossa missão até os confins do mundo. Diante da crise socioambiental, nem todos temos de ser especialistas e saber tudo, mas temos o dever de mudar nossos hábitos e apoiar ações práticas. (Texto: Pontifícias Obras Missionárias)

Oração do Mês Missionário 2016

Pai de misericórdia, que criaste o mundo
e o confiaste aos seres humanos.
Guia-nos com teu Espírito para que,
como Igreja missionária de Jesus,
cuidemos da Casa Comum com responsabilidade.
Maria, Mãe Protetora, inspira-nos nessa missão. Amém.

Os materiais estão disponíveis no site da Pontifícias Obras Missionárias (POM): http://www.pom.org.br/


CONTATO

Rua Tibiriçá nº 879 – Centro
CEP: 14010-090
Ribeirão Preto/SP


Atendimento

de 2ª a 6ª feira
Das 8h às 12h
Das 13h às 17h (16) 3610 8477

Copyright © 2019 - Arquidiocese de Ribeirão Preto - Desenvolvido por Com5