Hoje é
Notícias

11/02
2014

Campanha

Agentes da Campanha da Fraternidade participam de capacitação

Com a presença de 186 participantes, a Equipe Arquidiocesana de Campanhas promoveu no sábado, 8 de fevereiro, das 7h s 17h, nas dependências do Seminário Maria Imaculada e da Faculdade Católica da Arquidiocese de Ribeirão Preto, em Brodowski (


Agentes da Campanha da Fraternidade participam de capacitação

Acesse a Galeria de Fotos da Capacitação

Tema: Fraternidade e Tráfico Humano
Lema: para a liberdade que Cristo nos libertou (Gl 5,11)

Com a presença de 186 participantes, a Equipe Arquidiocesana de Campanhas promoveu no sábado, 8 de fevereiro, das 7h s 17h, nas dependências do Seminário Maria Imaculada e da Faculdade Católica da Arquidiocese de Ribeirão Preto, em Brodowski (SP), a Capacitação para Agentes Paroquiais da Campanha da Fraternidade 2014. A assessoria da capacitação contou com palestras dos integrantes da Equipe de Campanhas, do arcebispo Dom Moacir Silva, de vídeo produzido pelo Setor Juventude e do testemunho profético da responsável pelo Movimento de Combate ao Tráfico de rgãos Humanos Ir. Maria Elilda dos Santos, da Arquidiocese de São Paulo.

Na abertura, depois da oração, o coordenador da Equipe de Campanhas padre André Massaro saudou os presentes e explicou aos participantes a importância da formação e da implantação de Equipes Permanentes de Campanhas nas Paróquias para um trabalho consistente de conscientização durante o ano nas principais campanhas promovidas pela Igreja. Sejam bem-vindos, e queremos agradecer a todas as comunidades e aos nossos irmãos padres que enviaram vocês para se abastecer, para se capacitar, para que lá nas suas comunidades vocês possam ser multiplicadores daquilo que nós vamos tentar na nossa pobreza transmitir para vocês. fundamental que nas paróquias sejam criadas Equipes Permanentes de Campanhas para que possam ao longo do ano trabalhar as campanhas como a Campanha da Fraternidade, da Evangelização, entre outras, frisou padre André.

O arcebispo dom Moacir Silva, em sua apresentação, destacou alguns aspectos do tema deste ano e frisou a importância da vivência da Campanha da Fraternidade nas comunidades. A Campanha da Fraternidade é um grande momento evangelizador na Igreja do Brasil e nos aproximamos de mais uma campanha para nos ajudar a viver bem o tempo da quaresma. Sabemos que a CF é um excelente auxílio para bem vivermos a quaresma com sua metodologia característica: o ver, o julgar e o agir, baseado a cada ano num tema e lema, para superarmos qualquer dicotomia entre fé e vida. Neste ano temos como tema: Fraternidade e Tráfico Humano e como lema: para liberdade que Cristo nos libertou. Diante de um crime como o tráfico humano não se pode permanecer indiferente, sobretudo como discípulos missionários de Jesus Cristo que somos todos nós. A Conferência de Aparecida reafirmou Igreja latino-americana que sua missão implica necessariamente advogar pela justiça e defender os pobres, especialmente em relação a situações que envolvem morte, destacou dom Moacir.

Com a metodologia Ver, Julgar e Agir, os integrantes da Equipe de Campanhas Ir. Francisco Ferreira Alves Neto, Valter Jaime Silveira e Bruna Moreira apresentaram respectivamente nesta ordem os conteúdos do texto-base. Ainda houve a apresentação do vídeo produzido pelo Setor Juventude com depoimentos de moradores de rua da cidade de Ribeirão Preto.

Um dos momentos marcantes do encontro foi o depoimento da missionária, consagrada da Arquidiocese de São Paulo, e Coordenadora do Movimento de Combate ao tráfico de órgãos humanos Ir. Maria Enilda dos Santos, que testemunhou profeticamente sua atuação no combate ao tráfico de órgãos humanos no Brasil e na frica. A religiosa relatou as situações de vida experimentadas por ela quando esteve como missionária em Moçambique (frica), nas diversas denúncias de casos de tráfico de órgãos no Brasil e a participação na Comissão Parlamentar de Investigação (CPI) do Tráfico Humano.

Em breve postaremos no site da Arquidiocese os materiais (slides) utilizados na capacitação. Acompanhe os trabalhos arquidiocesanos da Campanha da Fraternidade. Fique atento aoCalendário da CF-2014:

- 05/03 - 9h30 - Coletiva de Imprensa - Palácio Arquiepiscopal - Ribeirão Preto.
- 30/03 - Caminhada da Fraternidade: Cidades, Foranias ou paróquias.
- 13/04 - Coleta da Solidariedade.
- 12/05 - Abertura do recebimento dos projetos da Arquidiocese a serem analisados pela Equipe e selecionados para receber o auxílio do Fundo da Campanha (Coleta).
- 07/06 - Fórum da CF - Colégio Marista - Ribeirão Preto.
- 15/07 - Data final para a contemplação dos projetos com o Fundo da Campanha.
- 05/08 - Entrega da ajuda aos projetos contemplados.

Camisetas -As paróquias podem fazer os pedidos das camisetas direto na empresa Diferente Estamparia pelo telefone (16) 3941-2827.



CONTATO

Rua Tibiriçá nº 879 – Centro
CEP: 14010-090
Ribeirão Preto/SP


Atendimento

de 2ª a 6ª feira
Das 8h às 12h
Das 13h às 17h (16) 3610 8477

Copyright © 2019 - Arquidiocese de Ribeirão Preto - Desenvolvido por Com5