Hoje é
Notícias

08/11
2016

Seminário

Missões dos Seminaristas na Quase Paróquia São Mateus

Nos dias 28, 29 e 30 de outubro, na Quase Paróquia São Mateus Apóstolo, no Quintino Facci I, em Ribeirão Preto, aconteceram as Missões dos Seminaristas


Missões dos Seminaristas na Quase Paróquia São Mateus

A Igreja nasce para a Missão e todo batizado tem como selo a filiação divina e pertença a uma comunidade de Fé. Essas duas qualificações dadas pelo próprio Deus a todo cristão o torna em primeira instância um missionário.

Partindo dessas duas afirmações a Quase Paróquia São Mateus Apóstolo, no Quintino Facci I, em Ribeirão Preto (SP), realizou nos dias 28, 29, e 30 de outubro as Santas Missões Populares com a presença dos seminaristas do Seminário Maria Imaculada, de Brodowski, e Seminário São José e Bom Pastor, de Ribeirão Preto, com a finalidade do despertar missionário paroquial e nos seminaristas.

As Diretrizes para a Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil diz: a formação pastoral-missionária, princípio unificador de todo processo formativo, consiste na necessária qualificação específica para o ministério pastoral, sempre impregnado pela ação e condução do Espírito de Deus. Nessa qualificação, integram-se necessariamente estudos pastorais com programas orgânicos de realização de práticas e de experiências pastorais (DFPIB, 300).

A programação das missões foi elaborada pelo Conselho Missionário de Seminaristas (Comise), reitores dos Seminários, Quase Paróquia São Mateus Apóstolo e contou com apoio do Movimento Serra. De acordo com o pároco padre Severino Germano da Silva a comunidade paroquial acolheu as missões com alegria e espírito missionário. Com muita alegria e entusiasmo acolhemos os seminaristas dos seminários Maria Imaculada e São José e Bom Pastor para as Missões que contou com uma intensa programação de evangelização, disse padre Germano.

As missões começaram com a Missa presidida pelo arcebispo dom Moacir Silva na sexta-feira, 28, com o envio dos seminaristas para o serviço missionário. Na homilia, o arcebispo acolheu os seminaristas e todos que sairiam em missão motivando-os a serem discípulos missionários no seio da comunidade.

No sábado, 29, aproximadamente cem missionários se lançaram no mundo desconhecido da Missão e foram ao encontro das pessoas, sendo como diz o Papa Francisco: Uma Igreja em saída, misericordiosa e missionária. Ao final do dia de visitas, mesmo cansados, era perceptível a alegria nos seminaristas e agentes de pastoral, pois no momento de partilha missionária testemunharam as surpresas que o Senhor lhes reservou em tantas realidades apresentadas.

No domingo, 30, os missionários se dividiram: uma parte foi visitar os enfermos e outra ficou com as crianças da pré-catequese e catequese de Eucaristia. tarde houve o encontro com os grupos de jovens e os agentes de pastoral, que refletiram sobre a vocação em todas as suas dimensões. Esses dois momentos foram de singular significado, pois a comunidade experimentou muito de perto a simplicidade dos nossos seminaristas.

Os momentos de convivência aproximaram o povo da Graça de Deus por meio da alegria dos nossos seminaristas, bem como da presença dos padres reitores: Márcio e Antônio lcio (Pitico), além do representante dos presbíteros, padre Samuel Matias; e do coordenador de pastoral, padre Luis Gustavo; que estiveram presentes na Missa de encerramento, juntamente com o cônego João Rípoli.

Com o agradecimento do seminarista Danilo no encerramento da Celebração Eucarística, encerramos a Missão, e o seminarista disse: a semente foi lançada, agora cabe a comunidade regar para que ela dê fruto ao seu tempo.

Agradecidos estamos por esse tempo de graça na nossa Quase Paróquia, e certos de que Deus fará crescer as sementes que foram lançadas. A todos nossa gratidão, que o Senhor os recompense por tudo que foi feito em nome dele nesse final de semana.

Padre Severino Germano da Silva
Quase Pároco da Quase Paróquia São Mateus











CONTATO

Rua Tibiriçá nº 879 – Centro
CEP: 14010-090
Ribeirão Preto/SP


Atendimento

de 2ª a 6ª feira
Das 8h às 12h
Das 13h às 17h (16) 3610 8477

Copyright © 2019 - Arquidiocese de Ribeirão Preto - Desenvolvido por Com5