Hoje é
Notícias

10/11
2016

Clero

Clero reunido em Brodowski

No dia 8 de novembro, das 8h s 13h, os padres e diáconos da Arquidiocese de Ribeirão Preto se reuniram na Casa Dom Luís, em Brodowski, sob a presidência do arcebispo dom Moacir Silva, para a última Reunião Geral do Clero deste ano


Clero reunido em Brodowski

No dia 8 de novembro, das 8h s 13h, os padres e diáconos da Arquidiocese de Ribeirão Preto se reuniram na Casa Dom Luís, em Brodowski, sob a presidência do arcebispo dom Moacir Silva, para a última Reunião Geral do Clero deste ano. A reunião começou com a oração da Hora Média na Capela, e depois, no Auditório, a acolhida de dom Moacir Silva, e em seguida a leitura da ata da reunião dos dias 28 e 29 de setembro.

Dom Moacir, na abertura da reunião, recordou a importância da unidade do clero e agradeceu a presença dos padres e diáconos na última reunião ordinário do ano de 2016. Agradeço a presença de todos vocês nesta última reunião ordinária deste ano. A reunião Geral do Clero é um elemento importante e fundamental na caminhada pastoral da Igreja. Um elemento necessário para a pastoral fazer o seu caminho em conjunto, pois nós não somos ilhas, somos um corpo, e é como um corpo que nós nos reunimos como clero arquidiocesano para anunciarmos Jesus Cristo. Hoje temos assuntos importantes a serem tratados que exigem a nossa responsabilidade na missão da Igreja, disse o arcebispo.

Na pauta da reunião temas da vida pastoral arquidiocesana:

1) 38 Assembleia das Igrejas Particulares do Regional Sul 1 da CNBB: o coordenador de pastoral, padre Luis Gustavo Tenan Benzi apresentou uma breve exposição das conclusões da 38 Assembleia das Igrejas Particulares do Regional Sul 1 da CNBB, realizada nos dias 14 a 16 de outubro deste ano, em Itaici, Indaiatuba (SP), que trabalhou o tema: Nova Pastoral Familiar luz da Exortação Apostólica Pós-sinodal Amoris Laetitia. De acordo com padre Gustavo, a Arquidiocese assumiu três proposições pastorais: Realização de um Congresso Arquidiocesano da Pastoral Familiar; Trabalhos com  recém casados: aprofundar os trabalhos já existentes na Arquidiocese afim de alargá-los e difundi-los; e A partir do Conselho Arquidiocesano de Pastoral (CAP), aprofundar a consciência de que a evangelização da Família é uma obrigação/missão de toda a Igreja. As reflexões da Assembleia das Igrejas levam ao seguinte propósito: reconfigurar toda a nossa ação evangelizadora para uma PASTORAL DE CONJUNTO FAMILIAR.

2) Apresentação e reflexão do texto: O Amor na Família. Este texto foi refletido na 38 Assembleia das Igrejas Particulares do Regional Sul 1 da CNBB, e agora disponibilizado ao Clero para estudo e indicação de propostas para a valorização da Pastoral Familiar e difusão da Exortação Apostólica Pós-sinodal Amoris Laetitia. O padre Pedro Luis Schiavinato fez a exposição do texto.

3) Trabalhos em Grupos: Terminada a exposição do texto O Amor na Família, os padres e diáconos foram para o trabalho em grupos e refletiram a questão:  Como a preocupação com a evangelização da família está presente em nossas ações pastorais? Ainda, nos grupos, os participantes indicaram sugestões de atividades para o Ano Nacional Mariano. No retorno dos trabalhos em grupos ocorreu o plenário.

4) Eleição da Diretoria do Fraterno Auxílio Presbiteral (FAP): Os padres diocesanos elegeram um representante das paróquias do interior e um das paróquias da cidade de Ribeirão Preto para compor a Diretoria do Fraterno Auxílio Presbiteral. De acordo com Regimento do Fraterno Auxílio Presbiteral, o objetivo do FAP é um instrumento de economia comunitária da Arquidiocese de Ribeirão Preto a serviço do cuidado dos presbíteros em situações especiais, isto é, idosos e doentes, para que o presbítero não seja descuidado em nenhuma etapa de seu ministério. A finalidade é de expressar, de modo concreto, a fraternidade presbiteral, a fim de que todos os presbíteros diocesanos que nela exercem o seu ministério sejam acompanhados em suas necessidades. Foram eleitos: o padre Marcelo Campioni, representante das paróquias da cidade de Ribeirão Preto; e o cônego Pedro Carlos Cruz Santos, representante das paróquias do interior. Os demais integrantes da diretoria do FAP serão eleitos entre os membros da Pastoral Presbiteral da Arquidiocese de Ribeirão Preto.

5. Comunicados Pastorais. Foram comunicadas diversas atividades pastorais referentes aos meses de novembro e dezembro, e também a entrega da Agenda Arquidiocesana 2017.

A reunião foi encerrada com a Oração Sagrada Família de Nazaré, e depois, o arcebispo entregou aos padres e diáconos um exemplar da Agenda Litúrgica da CNBB 2017. 


Acesse o material:


38 Assembleia das Igrejas Particulares do Regional Sul 1 da CNBB - Padre Luis Gustavo

Uma proposta de acolhida da Exortação Amoris Laetitia - Regional Sul 1 Assembleia das Igrejas - Padre Pedro Schiavinato

Comunicados Pastorais - 8.11.2016

Texto o "Amor na Família"









CONTATO

Rua Tibiriçá nº 879 – Centro
CEP: 14010-090
Ribeirão Preto/SP


Atendimento

de 2ª a 6ª feira
Das 8h às 12h
Das 13h às 17h (16) 3610 8477

Copyright © 2019 - Arquidiocese de Ribeirão Preto - Desenvolvido por Com5