Hoje é
Notícias

20/12
2016

Teologia

Leigos concluem curso de teologia em Ribeirão Preto

No sábado, 3 de dezembro, memória de São Francisco Xavier, o arcebispo Dom Moacir Silva presidiu a concelebração eucarística, na Igreja São Benedito, Centro, em Ribeirão Preto (SP)


Leigos concluem curso de teologia em Ribeirão Preto

Acesse a Galeria de Fotos

No sábado, 3 de dezembro, memória de São Francisco Xavier, o arcebispo Dom Moacir Silva presidiu a concelebração eucarística, na Igreja São Benedito, Centro, em Ribeirão Preto (SP), concelebrada pelos padres Antônio lcio de Souza, Paulo Fernando Mello Cunha e Paulo Henrique Martins, professores do Curso de Teologia para Leigos da Arquidiocese de Ribeirão Preto, na formatura dos 21 alunos do terceiro ano do curso de teologia para leigos. O Curso de Teologia para Leigos têm duração de três anos e é realizado aos sábados no Centro Arquidiocesano de Pastoral.

Dom Moacir Silva na introdução da homilia saudou e parabenizou os formandos pela preocupação e investimento na formação. Hoje redemos graças a Deus, nosso Senhor, pela formação teológica que vocês concluem agora. Parabéns por investir nesta área da formação. Vocês foram enriquecidos com o saber teológico e podem enriquecer a outros, em suas comunidades, salientou o arcebispo.

Na sequência da homilia o arcebispo apontou a fé como elemento fundamental da reflexão teológica citando os ensinamentos do papa Francisco e do papa emérito Bento XVI, na Carta Encíclica Lumen Fidei. Neste momento, parece-me importante, olhar um ensinamento do Papa Francisco e de Bento XVI: Como luz que é, a fé convida-nos a penetrar nela, a explorar sempre mais o horizonte que ilumina, para conhecer melhor o que amamos. Deste desejo nasce a teologia cristã; assim, é claro que a teologia é impossível sem a fé e pertence ao próprio movimento da fé, que procura a compreensão mais profunda da auto-revelação de Deus, culminada no Mistério de Cristo. A primeira consequência é que, na teologia, não se verifica apenas um esforço da razão para perscrutar e conhecer, como nas ciências experimentais. Deus não pode ser reduzido a objeto; Ele é Sujeito que Se dá a conhecer e manifesta na relação pessoa a pessoa. A fé reta orienta a razão para se abrir luz que vem de Deus, a fim de que ela, guiada pelo amor verdade, possa conhecer Deus de forma mais profunda. Os grandes doutores e teólogos medievais declararam que a teologia, enquanto ciência da fé, é uma participação no conhecimento que Deus tem de Si mesmo. Por isso, a teologia não é apenas palavra sobre Deus, mas, antes de tudo, acolhimento e busca de uma compreensão mais profunda da palavra que Deus nos dirige: palavra que Deus pronuncia sobre Si mesmo, porque é um diálogo eterno de comunhão, no âmbito do qual é admitido o homem. Assim, é própria da teologia a humildade, que se deixa tocar por Deus, reconhece os seus limites face ao Mistério e se encoraja a explorar, com a disciplina própria da razão, as riquezas insondáveis deste Mistério (LF, 36), citou dom Moacir.

E, o arcebispo deu sequência a reflexão, referindo-se ainda a carta encíclica Lumen Fidei, e  destacando a importância da teologia enquanto luz e fonte de apoio para a vivência da fé em comunhão com o magistério. Além disso, a teologia partilha a forma eclesial da fé; a sua luz é a luz do sujeito crente que é a Igreja. Isto implica, por um lado, que a teologia esteja ao serviço da fé dos cristãos, vise humildemente preservar e aprofundar o crer de todos, sobretudo dos mais simples; e por outro, dado que vive da fé, a teologia não considera o magistério do Papa e dos Bispos em comunhão com ele como algo de extrínseco, um limite sua liberdade, mas, pelo contrário, como um dos seus momentos internos constitutivos, enquanto o magistério assegura o contato com a fonte originária, oferecendo assim a certeza de beber na Palavra de Cristo em toda a sua integridade (LF, 36), destacou dom Moacir.

Antes dos ritos finais, o arcebispo e os padres professores do Curso de Teologia para Leigos, fizeram a entrega do certificado, e depois da bênção, os formandos se dirigiram ao Salão Dom Alberto para a confraternização.


CONTATO

Rua Tibiriçá nº 879 – Centro
CEP: 14010-090
Ribeirão Preto/SP


Atendimento

de 2ª a 6ª feira
Das 8h às 12h
Das 13h às 17h (16) 3610 8477

Copyright © 2019 - Arquidiocese de Ribeirão Preto - Desenvolvido por Com5