Hoje é
Notícias

29/12
2016

Ano Nacional Mariano

Paróquias de Batatais unidas na abertura do Ano Nacional Mariano

Na Solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Maria, 8 de dezembro de 2016, ao menos 2 mil fiéis lotaram o Santuário Arquidiocesano Senhor Bom Jesus da Cana Verde


Paróquias de Batatais unidas na abertura do Ano Nacional Mariano

Na Solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Maria, 8 de dezembro de 2016, ao menos 2 mil fiéis lotaram o Santuário Arquidiocesano Senhor Bom Jesus da Cana Verde, em Batatais (SP), para participarem da abertura do Ano Nacional Mariano na cidade de Batatais. A abertura contou com a participação das cinco paróquias da cidade: Santuário Bom Jesus da Cana Verde, Imaculado Coração de Maria, Santa Rita de Cássia, São Sebastião e Nossa Senhora de Fátima e Santa Luzia. Considerando-se que na cidade temos uma paróquia dedicada a Nossa Senhora de Fátima acrescentou-se se a lembrança dos 100 anos das aparições em Fátima Portugal adjacente aos 300 anos de Aparecida.

A solenidade foi presidida pelo padre Ilson Vicente Olímpio e concelebrada pelos padres: Pedro Ricardo Bartolomeu, Ronaldo Alexandre Leone, Nelci Amandio de Souza, Reni Bresolin, Américo Romito, José Valentim de Carvalho, Luiz Francisco Marvulo Martin. Participaram os diáconos: Irmão Francisco, Paulo Moroti, Adriano Volpini e Carlos Francisco, além dos seminaristas: Vinícius Cestari, Rodrigo Barcelos, Bruno Lopes e João Marcos.

No início da solenidade, um grupo de cinquenta crianças da catequese, divididas em subgrupos representando os mistérios do rosário, entraram com rosas que foram depositadas aos pés da Virgem Maria.

Uma comissão foi criada para organizar todas as atividades durante o ano em especial as festas de Nossa Senhora de Fátima no dia 13 de maio, e Nossa Senhora Aparecida, no dia 12 de outubro de 2017. Maiores informações podem ser obtidas nas secretarias paroquiais ou com os membros da comissão pelo aplicativo WhatsApp (16) 9.9245-5947. 


O que motivou o Ano Mariano em Batatais - No contexto das Comemorações dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, no rio Paraíba do Sul, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) instituiu o Ano Nacional Mariano. O Ano Mariano em âmbito nacional começou em 12 de outubro de 2016, solenidade de Nossa Senhora Aparecida, e se encerrará no dia 11 de outubro de 2017. Em Batatais os padres tiveram a iniciativa de celebrar tão significativo evento em unidade.

O documento da CNBB a respeito do Ano Mariano exorta: Como no episódio da pesca milagrosa narrada pelos Evangelhos, também os nossos pescadores passaram pela experiência do insucesso. Mas, também eles, perseverando em seu trabalho, receberam um dom muito maior do que poderiam esperar: Deus ofereceu ao Brasil a sua própria Mãe. Tendo acolhido o sinal que Deus lhes tinha dado, os pescadores tornam-se missionários, partilhando com os vizinhos a graça recebida. Trata-se de uma lição sobre a missão da Igreja no mundo: O resultado do trabalho pastoral não se assenta na riqueza dos recursos, mas na criatividade do amor (Papa Francisco).
A celebração dos 300 anos é uma grande ação de graças. O Ano Mariano vai, certamente, fazer crescer ainda mais o fervor desta devoção e da alegria em fazer tudo o que Ele disser (cf. Jo 2,5).

Ainda durante o Ano Mariano será oferecido formação a respeito da devoção mariana com enfoque na Exortação apostólica Marialis Cultus (1974); a Constituição Dogmática Lumen Gentium (1964) e sobre os dogmas marianos.

Comissão do Ano Mariano de Batatais

Colaboração: Diácono Irmão Francisco









CONTATO

Rua Tibiriçá nº 879 – Centro
CEP: 14010-090
Ribeirão Preto/SP


Atendimento

de 2ª a 6ª feira
Das 8h às 12h
Das 13h às 17h (16) 3610 8477

Copyright © 2019 - Arquidiocese de Ribeirão Preto - Desenvolvido por Com5