Hoje é
Notícias

03/01
2017

Cúria

Celebração de Natal da Cúria Metropolitana de Ribeirão Preto

Os colaboradores da Cúria Metropolitana de Ribeirão Preto e do Centro Arquidiocesano de Pastoral: padres, diáconos e leigos, reuniram-se dia 22 de dezembro


Celebração de Natal da Cúria Metropolitana de Ribeirão Preto

Acesse a Galeria de Fotos

Os colaboradores da Cúria Metropolitana de Ribeirão Preto e do Centro Arquidiocesano de Pastoral: padres, diáconos e leigos, reuniram-se dia 22 de dezembro, no Centro Arquidiocesano de Pastoral, para a Celebração de Natal da Cúria. O arcebispo dom Moacir Silva presidiu a celebração composta por três momentos: o primeiro, a reflexão apresentada pelo arcebispo a partir da mensagem do Papa Francisco: Comunicação e Misericórdia: um encontro fecundo e da Carta Apostólica Misericordia et misera; o segundo momento, a celebração guiada pela espiritualidade do Tempo do Natal; e o terceiro momento, o almoço de confraternização, que ocorreu na residência do arcebispo.      

Antes do início da celebração, o arcebispo dom Moacir Silva, proferiu a leitura e reflexão do texto: Mensagem do Arcebispo aos colaboradores da Cúria Metropolitana de Ribeirão Preto. O arcebispo, na mensagem, agradeceu os serviços da Cúria e enalteceu a importância da comunicação e da misericórdia, elementos essenciais para o desempenho de qualquer função. Chegando ao final de mais um ano de trabalho, renovamos a consciência de que formamos uma família; uma família que tem, entre tantas tarefas e funções, também a de ser o rosto da missão evangelizadora de nossa Arquidiocese; tudo passa por aqui. Não somos apenas burocratas, somos pessoas com uma missão muito especial dentro da grande missão de nossa Igreja particular. Muito obrigado pela colaboração de cada um de vocês, disse dom Moacir.

A reflexão da mensagem apresentada por Dom Moacir foi inspirada na mensagem do Papa Francisco para o 50 Dia Mundial das Comunicações Sociais que abordou o tema: Comunicação e Misericórdia: um encontro fecundo, que define o poder da comunicação como proximidade e aponta a escuta como fundamental para uma comunicação que suscite cuidado, respeito, atenção e acolhida ao próximo. O arcebispo ainda utilizou na mensagem a Carta Apostólica Misericordia et misera e salientou a relevância da cultura da misericórdia: uma cultura na qual ninguém olhe para o outro com indiferença, nem vire a cara quando vê o sofrimento dos irmão. E, terminou a mensagem desejando aos colaboradores da Cúria votos de Feliz e Santo Natal: Por fim, aproximando o Natal do Senhor, quero expressar os meus votos. Eu vos anuncio uma grande alegria [...]: hoje, na cidade de Davi, nasceu para vós o Salvador, que é o Cristo Senhor! (Lc 2, 10b-11a). Um Natal muito Santo e um Ano Novo repleto das bênçãos de Deus são os meus votos, expressou dom Moacir.

O momento celebrativo começou com o cântico Das alturas orvalhem os céus, e após o rito inicial, houve a acolhida da luz com a entronização do Círio Pascal. Em seguida a proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo são Lucas que recordou o acontecimento do nascimento de Jesus, e uma breve reflexão do arcebispo. Na continuidade fez-se a memória do sentido de Natal, a entronização da imagem do Menino Jesus, que passou de mão em mão até ser colocada na manjedoura pelo arcebispo. Com a oração diante do presépio, a bênção, a celebração foi encerrada com o cântico Noite Feliz e o abraço fraterno e desejo de um feliz e santo Natal entre os colaboradores da Cúria e do Centro de Pastoral.

Este momento de celebração e confraternização possibilitou aos colaboradores da Cúria e do Centro de Pastoral a vivência da espiritualidade do Tempo de Natal, além de ser um momento de encontro fraterno, como expressou o texto da recordação da vida: Como é bom estarmos aqui reunidos para esta celebração do Natal! Nos reunimos várias vezes ao ano, para celebrarmos tantos motivos alegres, nada mais justo nos reunirmos, hoje, para celebrar o nascimento daquele que nos dá a vida e dá novo sentido nossa vida! Por isso, unidos família de Deus do mundo inteiro agradecemos tão grande dom que é sermos e termos família e celebrar com fé e alegre esperança o Natal, quando Jesus Menino veio morar entre nós!


CONTATO

Rua Tibiriçá nº 879 – Centro
CEP: 14010-090
Ribeirão Preto/SP


Atendimento

de 2ª a 6ª feira
Das 8h às 12h
Das 13h às 17h (16) 3610 8477

Copyright © 2019 - Arquidiocese de Ribeirão Preto - Desenvolvido por Com5