Hoje é
Notícias

08/01
2017

Campanha da Fraternidade 2017

Agentes Promotores da CF-2017 reunidos para capacitação em Brodowski

Com o tema: Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida e o lema: Cultivar e guardar a criação (Gn 2,15), ao menos 100 agentes de pastoral das paróquias da Arquidiocese de Ribeirão Preto


Agentes Promotores da CF-2017 reunidos para capacitação em Brodowski

Acesse a Galeria de Fotos


Com o tema: Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida e o lema: Cultivar e guardar a criação (Gn 2,15), ao menos 100 agentes de pastoral das paróquias da Arquidiocese de Ribeirão Preto se reuniram no sábado, 7 de janeiro, no Auditório do Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto e dependências do Seminário Maria Imaculada, em Brodowski (SP), para a Capacitação para agentes promotores da Campanha da Fraternidade.

A Campanha da Fraternidade 2017 reflete o tema dos biomas brasileiros. Biomas são conjuntos de ecossistemas com características semelhantes dispostos em uma mesma região e que historicamente foram influenciados pelos mesmos processos de formação. No Brasil temos seis biomas: a Mata Atlântica, a Amazônia, o Cerrado, o Pantanal, a Caatinga e o Pampa.

A capacitação foi promovida pela Equipe de Campanhas da Arquidiocese e dinamizada com a exposição do tema a partir do método Ver, Julgar e Agir. Neste ano, a 54 Campanha da Fraternidade, traz como objetivo geral: Cuidar da criação, de modo esecial dos biomas brasileiros, dons de Deus, e promover relações fraternas com a vida e a cultura dos povos, luz do Evangelho.

Na abertura da capacitação, o coordenador da Equipe de Campanhas, padre André Luiz Massaro, acolheu, presidiu a oração e motivou os participantes a valorizarem os trabalhos paroquiais da campanha.

Os participantes tiveram contato com o conteúdo do texto-base que foi apresentado pelos integrantes da Equipe de Campanhas na respectiva ordem: Ver: Diácono Francisco Alves Ferreira Neto; Julgar: Diácono Valter Jaime Silveira; e Agir: Bruna Moreira.

A capacitação contou no período da manhã com a presença da doutora Cláudia Maria Lico Habib Tofano, Promotora de Justiça do Grupo de Atuação Especial de Defesa ao Meio Ambiente (GAEMA), que elogiou a iniciativa da Igreja na promoção de reflexões temáticas no âmbito da defesa do meio ambiente e esclareceu a atuação do Ministério Público na fiscalização de ações da defesa do meio ambiente. O GAEMA é um grupo de atuação especial na defesa do meio ambiente. uma promotoria de âmbito regional que atua em causas de maior repercussão nos 27 municípios da Bacia do Rio Pardo.

A Equipe de Campanhas agradece ao Seminário Maria Imaculada e ao Cearp pela colaboração em ceder o espaço para a capacitação.


Abertura da CF-2017 - Com a coletiva de imprensa, em 1 de março, quarta-feira de Cinzas, s 9 horas, na Residência do Arcebispo, a Equipe de Campanhas e o arcebispo dom Moacir Silva farão a abertura oficial da CF-2017 na Arquidiocese de Ribeirão Preto.


Camisetas da CF-2017 -  As paróquias interessadas em adquirir camisetas personalizadas da campanha podem fazer os pedidos das camisetas direto na empresa Fheliph Estamparia pelo telefone (16) 9.9193-5990.

Paróquias - Lembramos que os materiais da CF-2017 pedidos pelas paróquias e não retirados na capacitação e também os envelopes da Coleta da Solidariedade (Domingo de Ramos) estarão disponíveis para serem retirados na Cúria Metropolitana.


Materiais da CF-2017


VER - Capítulo 1 - Biomas Brasileiros

JULGAR - Capítulo 2

AGIR - Capítulo 3 - O agir na Campanha da Fraternidade

Portal Kairos - Subsídios para a CF-2017



Camisetas da CF-2017





CONTATO

Rua Tibiriçá nº 879 – Centro
CEP: 14010-090
Ribeirão Preto/SP


Atendimento

de 2ª a 6ª feira
Das 8h às 12h
Das 13h às 17h (16) 3610 8477

Copyright © 2019 - Arquidiocese de Ribeirão Preto - Desenvolvido por Com5