Hoje é
Notícias

07/02
2017

CEARP

Missa na abertura do ano letivo do CEARP

No dia 6 de fevereiro, s 9 horas, na Capela do Seminário Maria Imaculada, em Brodowski (SP), o arcebispo metropolitano de Ribeirão Preto, dom Moacir Silva, presidiu a Eucaristia em Ação de Graças pelo Início das atividades acadêmicas do CEARP


Missa na abertura do ano letivo do CEARP

Acesse a Galeria de Fotos

No dia 6 de fevereiro, s 9 horas, na Capela do Seminário Maria Imaculada, em Brodowski (SP), o arcebispo metropolitano de Ribeirão Preto, dom Moacir Silva, presidiu a Eucaristia em Ação de Graças pelo Início das atividades acadêmicas do Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto (CEARP), e concelebrada por diversos padres responsáveis pela formação, e com a presença dos funcionários, professores e seminaristas. O CEARP é responsável pela formação (filosófica e teológica) dos futuros presbíteros da Arquidiocese de Ribeirão Preto, e também das dioceses de Jaboticabal, Franca, Ituiutaba (MG) e Congregação dos Filhos da Caridade Canossianos. Antes dos ritos iniciais, o arcebispo solicitou ao padre Samuel Matias, chanceler do arcebispado, proceder a leitura da ata de nomeação do Vice-Reitor do Seminário Maria Imaculada, padre Luis Fernando Carnielli Gataroso, nomeado em janeiro deste ano para o exercer o seu ministério na formação presbiteral.

Após a saudação inicial, a leitura da Recordação da Vida manifestou o desejo de crescimento na vida cristã, acadêmica e aprimoramento da formação sacerdotal. graça divina começar bem, graça maior é persistir na caminhada certa, mas graça das graças é não desistir nunca. Com esta exortação de Dom Helder Câmara desejamos abrir nosso ano letivo pedindo nesta Eucaristia as luzes do Espírito Santo que nos faz recordar todas as coisas. Assim trazemos ao altar o corpo docente de nossos institutos, nossa direção e funcionários. Na história da formação sacerdotal de nossa Arquidiocese: Seminário Maria Imaculada e Cearp compõem duas grandes colunas que formam homens para o Reino de Deus, dentre os quais muitos leigos, padres e bispos que por aqui passaram e os recordamos com alegria. Fazemos memória da nova Ratio Fundamental - O dom da vocação presbiteral, e do Sínodo dos Bispos que tratará da formação sacerdotal. Trazemos de um modo especial ao altar do Senhor os novos alunos e aqueles que concluirão a formação inicial e recordando os passos dados por cada um no ambiente acadêmico nos dispomos a caminhar em mais um ano letivo. 

Ao iniciar a homilia, o arcebispo dom Moacir, falou da responsabilidade dos formadores no processo da formação sacerdotal. Com a celebração da Missa votiva do Espírito Santo, abrimos o ano letivo de 2017 em nossos Institutos de Filosofia e Teologia. Escolhi esta missa porque estou convencido de que sem a ação do Espírito não há verdadeira formação presbiteral.  Na primeira leitura, vemos São Paulo insistindo na imagem do corpo, com seus vários membros e suas funções específicas em vista do bem do todo, do bem comum. Esta imagem ilumina nossa missão na formação presbiteral. Nós Bispos, formadores, professores, seminaristas e servidores do CEARP formamos o corpo da formação presbiteral inicial. Cada um de nós recebeu uma manifestação do Espírito para a vida saudável deste corpo, a formação presbiteral inicial. Quanta responsabilidade! Se isso, por um lado, nos pesa, por outro temos a certeza da ação do Espírito Santo em nós. Então, basta nossa abertura e docilidade diante da ação dele, disse o arcebispo.

Na sequência da homilia, dom Moacir, refletiu aspectos da formação presbiteral a partir do documento sobre a vocação presbiteral, publicado em 8 de dezembro de 2016, pela Congregação para o Clero, e intitulado: O dom da vocação presbiteral Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis. A nova Ratio chama a etapa dos estudos filosóficos também de etapa do discipulado. O discípulo é aquele que é chamado pelo Senhor para ficar com Ele, segui-lo e tornar-se missionário do Evangelho. A experiência e a dinâmica do discipulado exige pedagogicamente uma etapa específica, na qual se apliquem todas as energias possíveis para enraizar o seminarista no seguimento de Cristo, ouvindo a Sua Palavra, guardando-a no coração e colocando-a em prática. Este tempo especifico é caracterizado pela formação do discípulo de Jesus destinado a ser pastor. A etapa dos estudos teológicos é chamada também de etapa de configuração. Neste tempo a formação se concentra sobre o configurar do seminarista a Cristo, Pastor e Servo, para que unido a Ele, possa fazer da própria vida um dom de si aos outros, destacou dom Moacir.

Outro aspecto orientado por dom Moacir aos seminaristas inclui a abertura e docilidade a ação do Espírito, exigências para o discipulado e configuração a Jesus Cristo. As etapas de discipulado e de configuração só se realizam na abertura e docilidade a ação do Espírito Santo. Temos necessidade de que a promessa de Jesus no Evangelho se realize em todos nós, especialmente nos professores e alunos. Por isso, pedimos ao Pai, que o Espírito Santo ilumine nossas inteligências para conduzi-las plena verdade. Sabemos que a plena Verdade é uma pessoa: Jesus Cristo. O estudo da Filosofia e da Teologia também devem nos conduzir a um melhor conhecimento de Jesus Cristo, em vista do discipulado permanente e da configuração, enfatizou o arcebispo.

E, ao concluir a homilia, o arcebispo disse: Nossos Institutos e Casas de Formação estão a serviço desta formação sacerdotal. Por isso, hoje imploramos as luzes do Espírito Santo para que seminaristas, professores e formadores atinjam a finalidade da formação sacerdotal ao longo deste Ano Letivo, que hoje iniciamos. Amém!

Após a homilia, os professores do curso de teologia do CEARP e o padre Luís Fernando, vice-reitor do Seminário Maria Imaculada, fizeram o juramento de fidelidade e a profissão de fé. Com a Eucaristia iniciamos o ano letivo de 2017 no Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto, na expectativa de um ano fecundo e profícuo de estudos para professores e alunos.

Pastoral da Comunicação
Arquidiocese de Ribeirão Preto


CONTATO

Rua Tibiriçá nº 879 – Centro
CEP: 14010-090
Ribeirão Preto/SP


Atendimento

de 2ª a 6ª feira
Das 8h às 12h
Das 13h às 17h (16) 3610 8477

Copyright © 2019 - Arquidiocese de Ribeirão Preto - Desenvolvido por Com5